terça-feira, 17 de março de 2020

RTP - O ESSENCIAL - 17 DE MARÇO DE 2020

2:19
  • Você
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
17 Março, 2020
Partilhar Subscrever
Cristina Sambado
Jornalista
Cristina Sambado

Bem-vindo

Portugal com 448 casos positivos de Covid-19. Ontem, foi conhecida a primeira vítima mortal da pandemia do novo coronavírus no país. Hoje, soube-se que nasceu no hospital de São João um bebé filho de uma mãe infetada. Os casos positivos e o número de mortos não param de aumentar em todo o mundo. Portugal e Espanha estão com controlo fronteiriço nas fronteiras terrestes e os voos foram cancelados.


Covid-19. Números não param de aumentar


Covid-19. Números não param de aumentar

Em Portugal estão confirmados 448 casos positivos de Covid-19. Em todo o mundo os números ascendem a mais de 181 mil. A RTP continua a acompanhar ao minuto a situação. 

Fronteiras entre Portugal e Espanha com controlo fronteiriço


Fronteiras entre Portugal e Espanha com controlo fronteiriço

Desde as 23h00 de ontem que as todas as fronteiras entre Portugal e Espanha estão com controlo fronteiriço. Só estão autorizados a atravessar os cidadãos que estão a trabalhar do outro lado fronteiriço, que transportem mercadorias, ou se estiverem a regressar a casa. Nas fronteiras terrestres ao longo da manhã foram registadas grandes filas de trânsito nos nove postos fronteiriços entre os dois países ibéricos. Nos aeroportos portugueses há muitos passageiros espanhóis que estão com os voos suspensos e com grandes dificuldades em regressar a casa.

Nasceu o primeiro bebé de mãe infetada com Covid-19


Nasceu o primeiro bebé de mãe infetada com Covid-19

Esta madrugada nasceu, no Hospital de São João, no Porto, o primeiro bebé de uma grávida infetada com Covid-19. A parturiente está internada, há cerca de uma semana, com manifestações leves da doença. O recém-nascido não apresenta qualquer sintoma e foi dado como clinicamente saudável. A equipa médica está a realizar testes de despiste para afastar qualquer hipótese de infeção na criança.

O que é o estado de emergência?


O que é o estado de emergência?

Presidente da República vai reunir amanhã o Conselho de Estado para a “eventual decisão de decretar o estado de emergência”, um estado de exceção. Se for decretado por calamidade, será a primeira vez que acontece depois do 25 de Abril. O estado de emergência  “confere às autoridades competência para tomarem as providências necessárias e adequadas ao pronto restabelecimento da normalidade constitucional”, estabelece a Constituição Portuguesa no seu número 19. E pode ser declarado em casos de agressão efetiva ou iminente por forças estrangeiras, de grave ameaça ou perturbação da ordem constitucional democrática ou de calamidade pública”. No atual estado, aplicar-se-ia a calamidade pública.

Portugal com 1142 ventiladores


Portugal com 1142 ventiladores

primeiro-ministro afirma que Portugal não tem “nenhuma carência” de ventiladores e que conta atualmente com, “1142 equipamentos”. No entanto, ressalvou que “não estão todos disponíveis” para a pandemia de Covid-19 porque “há outras necessidades”. Costa acrescenta ainda que o Serviço Nacional de Saúde tem “dois milhões de máscaras de reserva estratégica” para responder às necessidades. 

Epidemia era inevitável


Epidemia era inevitável

Um infeciologista espanhol, que lidera uma investigação para travar a transmissão do novo coronavírus, considera que a epidemia de Covid-19 era inevitável. Oriol Mitjá acusa as autoridades espanholas de negligência por falharem as previsões epidemiológicas na gestão da crise. O médico conduz na Catalunha um estudo para interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus, usando um antiviral nos casos positivos e um outro antimicrobiano nas pessoas que contactaram com os infetados.

Redução drástica da poluição na China e em Itália


Redução drástica da poluição na China e em Itália

É um benefício não intencional e até inesperado provocado indiretamente pelo novo coronavírus em alguns dos países mais afetados. As imagens de satélite mostram uma forte redução nos níveis de poluição na China entre janeiro e fevereiro. O mesmo acontece na Europa, sobretudo no norte de Itália, desde que foi decretada a quarentena.

Covid-19. Vinte por cento dos infetados são médicos


Covid-19. Vinte por cento dos infetados são médicos

A Ordem dos Médicos avisa que a falta de equipamentos de proteção para os profissionais da área da Saúde está a ser “o calcanhar de Aquiles” no combate ao novo coronavírus. Miguel Guimarães, o bastonário, apela à necessidade de alargar a proteção a todos. “Todas as pessoas que estão no terreno, em todas as unidades de saúde, precisam de estar devidamente protegidas”. A Ordem afirma que entre os 331 infetados em Portugal, 65 são médicos, o que representa 20 por cento. 

Inspetores do SEF exigem equipamentos de proteção


Inspetores do SEF exigem equipamentos de proteção

Os representantes sindicais dos inspetores do SEF exigem que lhes sejam facultados equipamentos de proteção individual, de forma a protegerem-se nas ações que realizam todos os dias. O porta-voz do sindicato recordou que a situação poderá agravar-se com o crescente trabalho inerente ao fecho das fronteiras. 

Covid-19. Primeiros testes para vacina


Covid-19. Primeiros testes para vacina

mundo está ansioso pelo desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, os primeiros testes já estão a decorrer nos Estados Unidos. Na corrida estão pelo menos 35 empresas e instituições académicas e a maioria tem realizado testes em animais. Nos Estados Unidos vários voluntários estão a sujeitar-se aos testes em humanos. A investigação para uma vacina contra o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, prossegue a uma velocidade sem precedentes. 

Jorge Jesus com teste positivo


Jorge Jesus com teste positivo

Jorge Jesus confirmou que o teste realizado ao Covid-19 “deu positivo” e que vai ficar de quarentena, acrescentando que se sente “uma pessoa completamente normal, sem sintomas nenhuns”. O treinador do Flamengo, de 65 anos, deixou um agradecimento a todos e está confiante que “mais uma semana, tudo voltará ao normal”. Jesus vai repetir hoje o teste.



A NÃO PERDER
#festivaleuficoemcasa

#festivaleuficoemcasa

O mundo está a passar por mais um período muito conturbado. Todos os dias nos chegam notícias de mais casos e mais mortos devido à doença Covid-19. Uma forma de nos protegermos – e de proteger os que nos são mais próximos – é ficar em casa, em isolamento social. Eu estou a escrever este Essencial em teletrabalho. Sei que é complicado ficarmos tanto tempo em casa. Para nos ajudar a passar o tempo um grupo de 78 artistas portugueses juntou-se e vai realizar, “concertos” individuais a partir das suas casas. O #festivaleuficoemcasa, vai decorrer até 22 de março. Vão ser 40 horas de música que vamos puder ver e ouvir através das redes sociais. 










    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue