quarta-feira, 11 de março de 2020

RTP - O ESSENCIAL - 11 DE MARÇO DE 2020

3/2020 12:13
  • Você
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
11 Março, 2020
Partilhar Subscrever
Cristina Sambado
Jornalista
Cristina Sambado

Bem-vindo

As medidas de contenção e prevenção para o novo coronavírus vão ser hoje decididas pelo Conselho Nacional de Saúde Pública. O encerramento das escolas e a alteração do calendário escolar são algumas das medidas em cima da mesa. O número de casos em Portugal aumentou. A Linha SNS24, que nos últimos dias excedeu por várias vezes a sua capacidade, vai ser reforçada com mais meios humanos e técnicos.


Medidas de contenção e prevenção decididas hoje


Medidas de contenção e prevenção decididas hoje

Conselho Nacional de Saúde Pública reúne às 15h00 para decidir as medidas de contenção e de prevenção perante o novo coronavírus em Portugal. Em cima da mesa está o eventual encerramento das escolas e a alteração do calendário escolar. Outras das matérias em análise serão as visitas hospitalares e aos estabelecimentos prisionais e o funcionamento de vários organismos públicos. Em Portugal estão confirmados 48 casos de Covid-19. O novo coronavírus já afeta mais de uma centena de países. Por todo o mundo continuam a surgir novos casos. Para tentar combater a propagação são vários os eventos que estão a ser cancelados.  Pode acompanhar aqui a situação em Portugal e no mundo ao minuto.

Reforço para a Linha SNS24


Reforço para a Linha SNS24

Linha SNS24, que nos últimos dias excedeu por várias vezes a sua capacidade, vai ser reforçada com mais meios humanos e técnicosA garantia foi dada pela ministra da Saúde no Parlamento. Está também a ser pensada a criação de um outro call center fora de Lisboa e a possibilidade de a linha passar a ter psicólogos para apoiarem as pessoas. Francisco George, o ex-diretor-geral da Saúde, afirma que o país está no caminho certo no combate ao surto do novo coronavírus. O atual presidente da Cruz Vermelha acrescenta que é inevitável que o número de casos venha a aumentar no país.

Medidas que podem salvar vidas


Medidas que podem salvar vidas

Medidas de contenção e isolamento voluntário podem ajudar a conter o surto do novo coronavírus. A OMS e os especialistas de saúde pública temem que os hospitais não tenham capacidade de resposta. O Centro de Controlo de Prevenção de Doenças dos EUA criou um gráfico que explica o que está ser feito e a importância de se cumprir as indicações das autoridades.

Os motivos para não ter sido declarada pandemia


Por que é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não declarou a situação atual do novo coronavírus como pandemia? A pergunta tem sido constante nos últimos dias e de forma mais acentuada desde que o vírus se espalhou por todo o mundo. A explicação, em parte, pode estar no facto de a OMS estar a tentar que o foco dos vários países afetados esteja na contenção. A partir do momento em que a pandemia é declarada a contenção deixa de fazer tanto sentido uma vez que, nessa altura, os países passam a pensar mais para dentro de fronteiras do que para fora. O Alexandre Brito esteve a analisar a questão e explica-nos os motivos. 

Segundo curado do HIV


Segundo curado do HIV

Um homem do Reino Unido tornou-se o segunda pessoa curada do HIVAdam Castillejo está livre há dois anos. O homem foi submetido a um transplante de células estaminais utilizado para tratar casos de linfoma. O doador possuía uma mutação conhecida como CCR5-delta 32 que o tornava resistente ao vírus da Sida. Em 2011, Timothy Brown, o “paciente de Berlim” tornou-se a primeira pessoa curada do vírus da sida, três anos e meio depois de ter realizado um tratamento semelhante.

Homenagem singela


Homenagem singela

Japão recordou a catástrofe natural que assolou o país há nove anos e que desencadeou o desastre nuclear em Fukushima. Apesar das tradicionais cerimónias terem sido canceladas por causa do novo coronavírus, os japoneses não deixaram de homenagear as vítimas. Durante a singela homenagem, o primeiro-ministro nipónico expressou condolências às famílias e renovou a promessa de continuar a reconstruir as zonas mais afetadas e descontaminá-las da radioatividade.

Cofina desiste da TVI


Cofina desiste da TVI

Cofina comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários  que já não vai comprar a Media Capital, dona da TVI. A desistência foi determinada pelo falhanço na operação de aumento de capital e a deterioração das condições de mercado no quadro do surto de coronavírus. O grupo espanhol Prisa, dono da Media Capital, disse estar a “avaliar um novo cenário”, enquanto a negociação de ações está suspensa.

Presença militar no Afeganistão reduzida


Presença militar no Afeganistão reduzida

O ministro da Defesa não afasta a possibilidade de reduzir o contingente português no Afeganistão, no âmbito da redução das forças militares dos Estados Unidos e da NATO. O Conselho de Segurança da ONU já aprovou por unanimidade a resolução proposta por Washington que reconhece o acordo assinado a 29 de fevereiro. Neste momento estão 231 militares em Cabul.

Biden soma e segue


Biden soma e segue

Joe Biden continua lançado para a nomeação democrata como candidato à Casa BrancaNas primárias no Estado do Michigan, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos derrotou o rival Bernie Sanders. Esta vitória pode garantir uma vantagem no número de delegados e uma nomeação às presidenciais de novembro contra Donald Trump, o candidato republicano.

Rússia pode ter obstruído investigação do MH17


Rússia pode ter obstruído investigação do MH17

Os procuradores holandeses acusaram a Rússia de tentar obstruir a investigação sobre a queda do voo MH17 da Malaysian Airlines, com 298 pessoas a bordo, na Ucrânia, em 2014. Os procuradores denunciam a alegada tentativa de lançar uma “sombra negra” sobre o julgamento de quatro suspeitos do acidente. A Rússia nega qualquer envolvimento quer no ataque aéreo, quer na obstrução à investigação.



A NÃO PERDER
11 de Março de 1975

11 de Março de 1975

45 depois do contragolpe de 11 de Março de 1975, geralmente considerado o ponto culminante da Revolução dos Cravos, o jornalista António Louçã falou com três dos protagonistas. Há, no entanto, um episódio pouco conhecido do 11 de Março. Quatro golpistas que se refugiaram na Embaixada Alemã. A RTP encontro no arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão documentos que permitem, pela primeira vez, reconstruir o episódio do princípio até ao fim.










    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue