360º
Dulce Neto
editora executivaSexta-feira, 7 fevereiro 2020
editora executivaSexta-feira, 7 fevereiro 2020
Enquanto dormia…
… tornava-se pública uma auditoria do Tribunal de Contas a revelar que 60% das linhas de comboio em Portugal estão com problemas, abaixo do satisfatório, e 15% precisam de investimento urgente. Um alerta para o Governo que ontem teve o Orçamento de Estado aprovado na Assembleia da República com o ponto mais delicado, o do IVA da eletricidade, a acender os nervos na bancada socialista. Mas já vamos a essa novela. Prepare-se para um fim de semana político: o PSD vai consagrar Rui Rio no seu congresso. E nós vamos seguir tudo online e numa emissão especial da Rádio Observador. Hoje uma sondagem feita para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã diz que dois terços dos portugueses acreditam que ele chegará às próximas eleições como líder. Só 10% sonha com Passos.
Se o tempo o permitir, aproveite o fim de semana para visitar o novo parque ribeirinho de Lisboa, que abre hoje.
Os bastidores da guerra do IVA da luz. Como Rio lançou o pânico na bancada socialista e Costa marcou reunião de emergência
Com a abstenção do PCP, BE, PAN e Joacine, o Orçamento lá passou no Parlamento e vai ter de acomodar 40 milhões de euros de despesa estrutural depois das votações em que o PS ficou isolado na especialidade. Mas a proposta para baixar o IVA da luz para 6% ficou pelo caminho.
- O PSD acabou por se abster depois de ter dito que ia votar a favor e Joacine Katar Moreira votou contra — leia aqui no nosso liveblog como tudo aconteceu.
- A posição de Rui Rio assustou o Governo, Costa convocou reunião de emergência e o PS teve de negociar em quatro frentes para evitar a vitória do PSD, como escreve a jornalista Rita Tavares no texto onde nos conta os bastidores da guerra do Iva da luz.
- Será que o PSD se deixou eletrocutar com o IVA?, perguntam Paulo Ferreira e Miguel Cordeiro em Ainda Bem que Faz Essa Pergunta
- Agora Costa terá de levar uma proposta a Bruxelas. As negociações vão arrancar e há muitos cenários. A jornalista Ana Suspiro explica Como e quando pode ser a descida do IVA segundo a versão do Governo.
- E se luz não vai descer para já, a água pode ficar mais cara O PAN fez aprovar duplicação da taxa de gestão de resíduos.
Continua a subir o número de mortes provocadas pelo coronavírus
Na contabilidade das vítimas do coronavírus, as notícias mantém-se preocupantes. O número de mortos não desiste de aumentar, já vai em 636 e só ontem morreram 69 em Wuhan, o epicentro desta crise. Uma dessas mortes mereceu relevo: a do médico que primeiro alertou os colegas para o surto e que teve a polícia à porta. Nós continuamos a acompanhar aqui, ao minuto, tudo o que se passa. E fomos ver se muitas informações que circulam nas redes sociais são verdadeiras:
- Imagem mostra praça com centenas de mortos vítimas de coronavírus?
- Há uma grande epidemia no ano 20 de cada século?
- É a cobertura 5G que está a provocar as mortes associadas ao coronavírus?
- Coronavírus pode ser curado com uma tigela de água de alho?
- Sopa de morcego esteve na origem do coronavírus?
MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES
OS NOSSOS ESPECIAIS
A NOSSA OPINIÃO
Fará sentido dizer que há na Europa uma nova "luta de classes", entre elites internacionalizadas, que desprezam as nações, e plebes que se recusam a abandonar as suas tradições nacionais?
Soam sinais de alerta e há que escutá-los. Sinais de arrogância do poder político. Sinais de possível domesticação do Ministério Público. Sinais de manipulação da linguagem. Sinais de socratismo 2.0
Costa não poderá usar ameaças de demissão cada vez que o parlamento chocar com o seu governo minoritário porque a demissão de um primeiro-ministro só é uma ameaça enquanto ele permanecer popular.
O Brexit, que terá algumas consequências imprevisíveis e até danosas, não é uma questão de vida ou de morte. Nem tão pouco uma ruptura na história de amor e desamor da Grã-Bretanha com o Continente.
A falta de orientação estratégica dos rivais do SL Benfica e de liderança de Liga e Federação determinou o período da história de maior desequilíbrio desportivo e financeiro do futebol em Portugal.
NOTÍCIAS SURPREENDENTES
LIFESTYLE
Há um novo parque em Lisboa. Veja as fotos
São mais de 600 metros de frente de rio que vão poder ser percorridos. O novo parque terá ainda duas cafetarias e uma biblioteca que vão ocupar antigos contentores marítimos requalificados.
CIÊNCIA
Identificada galáxia primitiva gigantesca inativa
Astrónomos identificaram uma galáxia que produziu a maioria das suas estrelas quando o Universo tinha menos de mil milhões de anos. Tornou-se inativa 800 milhões de anos depois.
CIÊNCIA
Regressou a mulher que mais tempo passou no espaço
Christina Koch esteve durante quase um ano na Estação Espacial Internacional. É a mulher que mais tempo passou no espaço. E fica em segundo lugar no ranking dos astronautas.
SOCIEDADE
Morreu "Popeye", ex-líder dos sicários de Escobar
John Jairo Velásquez Vásquez era o último sobrevivente dos assassinos de Pablo Escobar. Morreu esta quinta-feira, preso, na sequência de um cancro no estômago.
TECNOLOGIA
15 anos depois, app do Google Maps muda
Há um novo logotipo e funcionalidades para celebrar os 15 anos de Google Maps. A app vai ter uma secção para poder contribuir com alterações nos mapas e novas informações sobre os transportes.
MUNDO
Super Bowl. Ativista cristão quer processar NFL
Um ativista cristão quer que a NFL lhe pague uma indemnização de cerca de 800 biliões de euros por danos morais. Em causa está o espetáculo de Shakira e J-Lo durante o intervalo da Super Bowl.
LIFESTYLE
Easy Flora. O vaso independente que dispensa regas
E se um vaso tivesse a capacidade de se auto-irrigar, mantendo as ervas aromáticas viçosas durante, pelo menos, sete dias? O engenho chama-se Easy Flora, é português e o segredo está na cerâmica.
LIFESTYLE
Ricardo Vila Nova e os mitos sobre o nosso cabelo
Mais do que estética, cuidar do cabelo é uma questão de saúde e Ricardo Vila Nova construiu um império a cuidar dos fios alheios. Ao Observador, falou sobre mitos, negócios e sobre um dom.
RÁDIO OBSERVADOR
Leia as últimas
em observador.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário