segunda-feira, 3 de setembro de 2018

SSENCIAL

 3 Setembro, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Incêndio destrói completamente o mais importante museu do Brasil. Pedro Sánchez admite referendo “ao autogoverno, não à autodeterminação” na Catalunha. Maioria dos 28 arguidos na Operação Marquês vai pedir a abertura da instrução do processo.


Arderam 200 anos de História do Brasil


Arderam 200 anos de História do Brasil

O património histórico do Brasil sofreu um abalo de magnitude incalculável com o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. “O arquivo histórico do museu, de 200 anos de história do país, foi totalmente destruído”, resume o vice-diretor do museu, o mais importante do país. Fundado em 1818 pelo rei D. João VI, o museu tinha um acervo riquíssimo com mais de 20 milhões de peças, grande parte delas recolhidas durante os períodos da Regência e Império, no século XIX. O incêndio devastador, cuja origem ainda não foi determinada, começou por volta da meia-noite de ontem, hora portuguesa, e não há registo de vítimas. O Presidente do Brasil fala numa “perda incalculável”.

Sánchez admite referendo "ao autogoverno, não à autodeterminação" na Catalunha


Sánchez admite referendo

O chefe do Governo de Espanha entende que “o problema político da Catalunha é ter um estatuto que não votou” e, por isso, mostra-se favorável a um referendo regional que o resolva. Em entrevista concedida à Cadena Ser, Pedro Sánchez concretiza esta tentativa diplomática de aproximação aos líderes catalães: “é um referendo ao autogoverno, não à autodeterminação“. Falta saber o que diz o atual presidente da Generalitat, Quim Torra, um independentista próximo do antigo líder, Carles Puigdemont.

Prazo para requerimento da instrução na Operação Marquês termina esta semana


Prazo para requerimento da instrução na Operação Marquês termina esta semana

A RTP sabe que a maioria dos 28 arguidos na Operação Marquês vai pedir a abertura da instrução do processo, que é um instrumento que permite aos advogados de defesa tentarem desmontar a tese de acusação e evitar o julgamento. No caso deste mega-processo, o prazo para o requerimento de abertura da instrução termina hoje – ou dentro dos próximos três dias, já com multa.

Hospitais vão receber mais para tratar a obesidade


Hospitais vão receber mais para tratar a obesidade

Os centros de tratamento cirúrgico da obesidade vão ter incentivos governamentais para aumentar a produtividade. A intenção do Ministério da Saúde é reduzir as listas de espera nesta área e, para isso, propõe o aumento da remuneração às equipas que estiverem dispostas a trabalhar mais horas. Segundo o Jornal de Notícias, a portaria que estabelece os novos incentivos é publicada hoje, mas a medida do Governo é vista com ceticismo pela Associação de Doentes Obesos e ex-Obesos.

ONU exige libertação de jornalistas condenados em Myanmar


ONU exige libertação de jornalistas condenados em Myanmar

A ONU exige a libertação dos dois jornalistas da Agência Reuters condenados na Birmânia a sete anos de prisão por “atentado ao segredo de Estado”, na sequência de uma investigação que realizavam sobre a limpeza étnica da minoria muçulmana Rohingya no país. Os jornalistas, que estiveram presos durante nove meses antes do julgamento, clamam inocência e falam de uma decisão judicial não isenta e atentatória da Democracia e da Liberdade de Imprensa. A condenação dos jornalistas motivou um coro de críticas por parte da comunidade internacional.

Polícia holandesa investiga desaparecimento de co-fundador da Wikileaks


Polícia holandesa investiga desaparecimento de co-fundador da Wikileaks

A Wikileaks assume-se preocupada com o “estranho desaparecimento”  de um dos seus fundadores. Arjen Kamphuis não dá notícias desde 20 de agosto, quando embarcou num comboio na Noruega, com destino à Holanda, país natal. A policia está em campo, mas assume não ter ideia do paradeiro de Kamphuis, um conhecido perito em ciber-segurança associado a Julian Assange.

O tempo está a mudar


O tempo está a mudar

A partir desta segunda-feira, as temperaturas máximas vão baixar gradualmente entre 7 e 10 graus centigrados nas regiões do litoral Norte e Centro, informa o Instituto do Mar e da Atmosfera, prevendo que a meio da semana esse valores não ultrapassem os 28 graus em todo o território. As temperaturas mínimas vão variar entre os 12 e os 15 graus, com exceção do Algarve, que estará entre os 18 e os 20 graus. Outro sinal de que o tempo está a mudar é o aviso de possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas em nove distritos do Norte e Centro do país.



A NÃO PERDER
Arte cinética

Arte cinética

As barreiras entre a Engenharia e a Arte só existem dentro das nossas cabeças, diz o holandês Theo Jansen. E eu concordo. Ele é o criador destas fabulosas esculturas ambulantes, em que subjaz  algo alienígena que remete para fora deste mundo.









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue