terça-feira, 18 de setembro de 2018

EXPRESSO

1275
14 SET 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
Jornalista
 
Sondagem: PSD aguenta desgaste. Arménio vai regressar à Carris como operário chefe. E o regresso, sereno, do árbitro Carlos Ramos aos courts
Boa tarde.
O Expresso Diário publica esta sexta-feira uma sondagem que mostra PS e PSD se mantêm na mesma: nem os sociais-democratas descem nem os socialistas sobem. Nem Rui Rio aparece desgastado com as polémicas de verão, nem António Costa descola em direção à maioria absoluta. Os resultados do estudo da Eurosondagem Expresso/SIC registam que não há variações assinaláveis nas intenções de voto em relação ao inquérito realizado há dois meses (PS com uma subida de um ponto percentual e PSD a cair 0,7%). Estes e outros dados sobre a atualidade podem ser lidos na edição impressa deste sábado.
Em entrevista ao Expresso, Arménio Carlosfala do seu futuro quando dentro de pouco mais de um ano terminar o seu segundo e último mandato à frente da CGTP. Nesse início de 2020, o secretário-geral da maior central sindical do país estará de volta para a Carris, empresa onde há mais de 30 anos foi chefe operário eletricista: “Quando chegar a altura, apresento-me ao serviço”. Com a mesma categoria profissional. Pode ler a entrevista na íntegra na edição deste sábado do semanário.
A banda rock irlandesa U2, que atua este domingo e esta segunda-feira em Lisboa, é conhecida pelo seu ativismo. O vocalista, Bono, de que publicamos uma entrevista na revista E que está este sábado nas bancas, faz todas as noites discursos políticos entre as canções. O professor de História Alan McPherson, autor de um livro sobre o grupo, explica como os U2 aumentam a consciência das suas causas favoritas – fazendo até lóbi junto de deputados – e angariam dinheiro para elas.
árbitro de ténis português Carlos Ramos voltou a sentar-se na cadeira mais alta de um court de ténis, depois da polémica em que se viu envolvido com as acusações de Serena Williams. Aconteceu esta tarde em Zadar, na Croácia, onde dirigiu o segundo encontro de singulares da meia-final da Taça Davis que opõe a Croácia aos Estados Unidos. Apesar de uma longa e laureada carreira internacional, Ramos nunca iniciou um encontro sabendo que as atenções estariam mais centradas sobre si do que propriamente nos jogadores. Mas esteve sereno como sempre e depressa as atenções se viraram para a competição.
A administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte quer transformar o Hospital de Santa Maria no “mais verde” de Portugal e, assim, entrar para a lista dos 45 “Green Hospitals” certificados a nível mundial. Para lá chegar tem 10 objetivos para cumprir nos próximos três anos e um investimento inicial de 15 milhões de euros, quase todos garantidos com fundos comunitários. Porém, o projeto ainda aguarda que o Ministério das Finanças dê “ok” aos 5% de comparticipação nacional para avançar.
Foi uma das notícias da semana que passou: a morte de uma professora de 59 anos, no Montijo, supostamente assassinada e queimada pela filha adotiva, de 23 anos, com o apoio do marido desta, de 27. Quem são as pessoas que matam e têm o sangue frio de tentar mostrar que nada se passa? São doentes mentais? São psicopatas? Todos os homicidas são psicopatas? O psicólogo clínico e forense Mauro Paulino dá as explicações (im)possíveis
Destaque ainda para duas crónicas: o bastonário das Ordem dos Médicos faz um alerta e lança um apelo ao primeiro-ministro em defesa da manutenção do Serviço Nacional de Saúde; e em tempo de regresso às aulas o neuropediatra Nuno Lobo Antunes recorda as mudanças sociais das últimas décadas e pergunta se o tempo da educação, a velocidade com que se mudam prioridades e programas, reflete as alterações na forma de viver e pensar das comunidades.
Nas colunas de OpiniãoBernardo Ferrãoescreve sobre o novo significado das letras PSD, Daniel Oliveira aborda a aprovação pelo Parlamento Europeu do relatório sobre as violações ao Estado de Direito na Hungria, e Henrique Raposo diz que é Lisboa, e não o país, que vive acima das suas possibilidades.
Boas leituras e bom fim de semana.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SONDAGEM
PSD aguenta desgaste
LÍDERES ESTÁVEIS Debaixo de fogo no partido, Rui Rio não cai entre os inquiridos. O PS desce ligeiramente e o BE não é afetado pelo “caso Robles”
MÚSICA Como Bono e os U2 lutam para “não deixar que os sacanas nos deitem abaixo”
Uma banda global para um ativismo global. A política das expectativas elevadas passa no domingo e na segunda-feira por Lisboa
SINDICALISMO
Arménio Carlos vai voltar à Carris como operário chefe
REGRESSO No início de 2020, o secretário-geral da CGTP termina o segundo e último mandato à frente da maior central sindical do país. E volta para a empresa onde, há mais de 30 anos, foi operário chefe eletricista
CRIME Como funciona a cabeça de um(a) matricida
CRIME Como funciona a cabeça de um(a) matricida
Bernardo Ferrão
PSD: Partido Sem Direção?
 
Daniel Oliveira
O canto do cisne da Europa democrática
 
Henrique Raposo
É Lisboa, não o país, que vive acima das suas possibilidades
 
PLÁGIO
Como qualquer “mercado negro”, a fraude académica “há de existir sempre”
HOSPITAIS
Santa Maria quer ser um dos hospitais mais verdes do mundo, mas projeto esbarra nas Finanças
TAÇA DAVIS
Ténis. Carlos Ramos, o árbitro sereno que voltou à cadeira
BRASIL
“A cada dia sem respostas, Marielle morre novamente”. E não há respostas há seis meses
CRÓNICA
Serviço Nacional de Saúde. Um grito de alerta do bastonário dos médicos

URBANISMO
Lisboetas vão discutir novo Adamastor

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue