quinta-feira, 27 de setembro de 2018

EXPRESSO DIÁRIO

1283
24 SET 2018
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Diretor-Executivo
 
Filomeno dos Santos detido em Angola. Serralves. E Infarmed
Boa tarde,
nesta segunda-feira de verão... perdão, de outono, mas bem quente, a situação político judicial em Angola volta a ser destaque. E uma vez mais com as mudanças a fazerem-se sentir. É o caso desta notícia, impensável até há bem pouco tempo, quando o protagonista tem Eduardo dos Santos no nome.

José Filomeno dos Santos detido preventivamente 
Filomeno dos Santos, filho do antigo presidente de Angola José Eduardo dos Santos, foi alvo de uma medida de prisão preventiva esta segunda-feira. A detenção surge na sequência das acusações de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla, peculato e branqueamento de capitais formuladas pelo Ministério Público e conhecidas na passada sexta-feira.

Serralves também volta a ser notícia. E novamente não é pelas melhores razões. Ainda as réplicas da demissão do diretor artístico por divergências quanto à exposição retrospectiva de Maplethorpe.

Ex-diretor de Serralves critica censura a Mapplethorpe e alerta para perda de credibilidade
A comunidade artística internacional está muito preocupada com o que se passa em Serralves. Ao telefone desde São Paulo, João Fernandes, um homem que esteve dentro da casa desde a sua fundação, alerta a administração, a sociedade civil e política para a “quebra da confiança necessária entre a administração e a direção da instituição” e acredita que só restabelecendo essa confiança Serralves poderá “manter o seu estatuto a nível mundial como uma casa da cultura e da arte contemporâneas”.

Caso Infarmed: “O Governo foi sabotado por interesses corporativos”
Ricardo Valente avisa que a cambalhota do Infarmed ficará na história como uma anedota política. Vereador do pelouro da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, e membro da candidatura da cidade à Agência Europeia do Medicamento, não tem dúvidas de que o Estado foi desrespeitado pelas suas próprias instituições, numa má decisão para o Porto, o Norte e o país

Há 40 anos os táxis pararam 55 dias. E agora, quantos serão?
Os taxistas foram recebidos esta tarde pelo gabinete do primeiro-ministro – não por António Costa – mas saíram sem respostas. “Uma manobra diversão e uma falta de respeito”, acusam. E recordaram uma história de uma luta vencida pelos motoristas

Sócios da Mota-Engil investigados na Argentina por suspeitas de corrupção
Lava Jato argentino entra na segunda fase. Quarenta empresas estão sob investigação judicial, implicadas por um dos participantes no esquema. Da lista constam as construtoras que se aliaram à Mota-Engil no consórcio que venceu uma empreitada rodoviária

Destaco ainda o texto de João Vieira Pereira, que além de ser meu colega de redação é louco por golf. E escreve hoje sobre Tiger Woods, claro está.

Boas leituras
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Ex-diretor de Serralves: “É ao público que cabe avaliar se quer ou se deve ver ou não imagens com mais teor sexual explícito”
João Fernandes critica censura a Mapplethorpe e alerta para perda de credibilidade. “Tudo isto é muito preocupante”
ANGOLA
José Filomeno dos Santos detido preventivamente
Factos de que é imputado o filho do ex-presidente de Angola abrangem período de seis anos. Está acusado de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla, peculato e branqueamento de capitais
RICARDO VALENTE, VEREADOR DA CÂMARA DO PORTO Caso Infarmed: “O Governo foi sabotado por interesses corporativos”
RICARDO VALENTE, VEREADOR DA CÂMARA DO PORTOCaso Infarmed: “O Governo foi sabotado por interesses corporativos”
Martim Silva
Infarmed rima com trapalhada
 
Daniel Oliveira
Tenha a decência de assumir com transparência a acusação que faz
 
Henrique Raposo
A ditadura intelectual da esquerda
 
FÓRUM ECONÓMICO MUNDIAL
Há um saldo positivo de 58 milhões de empregos entre os que são criados e destruídos pelos robôs
JOÃO VIEIRA PEREIRA ESCREVE SOBRE TIGER WOODS
Um dos regressos mais impressionantes de sempre
EUROPA
O português ao lado de Viktor Orbán acusa PPE de “hipocrisia”
CONSTRUÇÃO
Sócios da Mota-Engil investigados na Argentina por suspeitas de corrupção
PROTESTO
Há 40 anos os táxis pararam 55 dias. E agora, quantos serão?

IMPÉRIO DOS SENTADOS
Presidentes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue