segunda-feira, 2 de julho de 2018

EXPRESSO

1211
30 JUN 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
 
As Escolhas do Editor
Hoje é dia de “bola” portuguesa no Mundial de futebol. Às 19h, o país estará com os olhos postos na televisão e ouvidos atentos nas rádios a seguir as peripécias de um inabitual Portugal-Uruguai. Antes só houve dois confrontos entre as duas seleções, ambos há mais de 40 anos: o primeiro a 26 de junho de 1966, no Estádio Nacional, em Lisboa, de preparação dos ‘Magriços’ para o Mundial de Inglaterra, que ganhámos por 3-0; e o segundo seis anos mais tarde, a 2 de julho de 1972, para a MiniCopa no Rio de Janeiro, que terminou com um empate a 1-1.
Depois de uma vitória e de um empate, espera-se (e deseja-se) que ao terceiro confronto a sorte não nos seja madrasta e reserve a Fernando Santos e os seus rapazes o outro resultado possível para compor o ramalhete. Em jeito de antecipação, o Expresso foi falar com Toni, que há 46 anos defrontou o Uruguai no jogo da MiniCopa. O antigo treinador do Benfica refere que “da mesma forma que do outro lado não vão tentar apenas ‘eliminar’ o Cristiano Ronaldo”, a seleção portuguesa não pode “cair na tentação de só anular Cavani e Suárez”.
É por este tema que iniciamos a nossa habitual escolha de alguns dos textos publicados esta semana no Expresso Diário.
Toni: “Acredito que em Moscovo um dos finalistas irá falar português”
Toni interpreta a visita do neto de Fernando Santos a Sochi, palco do jogo da seleção, como uma mensagem aos jogadores e “a todos nós”. E diz que é uma forma diferente de o seleccionador repetir, como no Euro 2016, que só regressa depois de 15 de julho. Refere ainda que se para a seleção nacional chegar à final for preciso tocar bombos em vez de violinos, então que assim seja. Sempre em prol do resultado.
Panama Papers: fuga de informação revela mais segredos financeiros de Lionel Messi, da família Cartier e do Presidente da Argentina
A análise de um novo lote de ficheiros da operadora de offshores Mossack Fonseca permite lançar uma nova luz sobre os esquemas financeiros de uma série de figuras da elite mundial, que foram alvo da primeira leva da investigação ou sobre outros nomes influentes ou com ligações políticas cuja associação à operadora de offshores ainda não era conhecida.
Vasco Pulido Valente, o homem que diz frases como “Ninguém que é subordinado é agradecido” e “A História não ensina nada a ninguém”
Considerado o cronista político essencial das últimas décadas em Portugal, Vasco Pulido Valente lançou na quinta-feira um novo livro, “O Fundo da Gaveta”, que foi apresentado por Paulo Portas. Uma obra que reúne dois fragmentos – o termo é do autor – destinados a uma História do período liberal que nunca chegaria a existir e onde não faltam paralelos com a atualidade. Leia a entrevista com o antigo cronista do Expresso.
Eurodeputado português a bordo de mais um navio com migrantes
O eurodeputado João Pimenta Lopes esteve a bordo do navio Lifeline, com 230 migrantes resgatados no Mediterrâneo, dias antes de a embarcação ter acabado por ser autorizada a atracar em Malta. A recusa de vários países em acolher os migrantes, obrigando os navios que os recolhem a permanecer em alto-mar, com todos os perigos daí inerentes, mereceram o testemunho crítico do eurodeputado do PCP, que entende terem estas pessoas a mesma legitimidade para tentar procurar abrigo na Europa que os portugueses que fugiram à crise nos últimos anos ou ao fascismo no século passado.
Atchim, atchim, atchim, atchim
A diminuição das infeções na primeira infância e as melhores condições sanitárias estão a provocar-nos menos alergias, certo? Não, errado. Saiba porquê em mais uma peça da rubrica 2:59, jornalismo de dados para explicar o mundo.
Escolha de Trump para juiz do Supremo Tribunal vai acender rastilho de “desequilíbrio” e “conflito” na sociedade
O juiz Anthony Kennedy, nomeado por Ronald Reagan há três décadas, está de saída do Supremo Tribunal dos EUA. Com o juiz de 81 anos sairá também aquilo a que se convencionou chamar o ‘swing vote’. O Presidente Donald Trump deverá nomear um substituto em breve, mais conservador, o que poderá abrir uma brecha “perigosa” entre o sentimento da sociedade e a composição do Supremo. Já se fala em retrocesso da legislação sobre o aborto e ao nível dos direitos da comunidade LGBT.
Portugal teve 4.º pior crescimento do PIB por habitante da UE desde 1997
A economia portuguesa teve o quarto pior crescimento por habitante em idade de trabalhar entre 1998 e 2017. Pior só Itália, Chipre e Grécia. E este indicador já corrige até as diferenças de nível de preços entre países com base na chamada paridade dos poderes de compra. Os números são do Banco Central Europeu e vêm confirmar a ideia de quase estagnação da economia nacional desde a entrada na moeda única em 1999.
Eletricidade em Portugal custa mais 40% do que na Alemanha
Os preços grossistas da eletricidade no mercado ibérico não param de aumentar desde o início do ano e as projeções para o 2.º semestre apontam para uma provável subida da fatura das empresas e famílias. Os contratos para a compra e venda de eletricidade no mercado português no 3.º trimestre estão a ser negociados a 63 euros por megawatt hora, um valor que está 40% acima dos 45 euros do preço pago pelos alemães, e 35% acima dos contratos em França. E nos últimos três meses do ano os valores são similares.
D. António Marto, o cardeal que quer fazer avançar a reforma da Igreja
O bispo de Leiria-Fátima é, desde quinta-feira, cardeal da Igreja. O Papa Francisco escolheu-o, assim como a mais 58 cardeais, que estão a mudar o perfil da cúpula católica. Há uma revolução silenciosa em marcha. O próximo Conclave que for chamado a escolher o sucessor do Papa argentino já conta com quase metade dos eleitores por ele escolhidos. E D. António Marto quer, tal como Francisco, “uma Igreja mais evangélica, menos burocrática”, “mais próxima das pessoas, mais acolhedora.
Boas leituras, bom fim de semana e... bom jogo.
Boas leituras e bom fim de semana.
LER O EXPRESSO DIÁRIO
MUNDIAL 2018 Toni: “Acredito que em Moscovo um dos finalistas irá falar português”
TEXTO Isabel Paulo
PANAMA PAPERS Nova fuga de informação revela mais segredos financeiros de Lionel Messi, da família Cartier e do Presidente da Argentina
TEXTO Will Fitzgibbon E Ryan Chittum, DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE INVESTIGAÇÃO (ICIJ)
ENTREVISTA Vasco Pulido Valente, o homem que diz frases como “Ninguém que é subordinado é agradecido” e “A História não ensina nada a ninguém”
ENTREVISTA Luís M. Faria FOTOS Nuno Botelho
MEDITERRÂNEO Situação pode tornar-se “dramática”, alerta eurodeputado português a bordo de mais um navio com migrantes
TEXTO Susana Frexes, CORRESPONDENTE EM BRUXELAS
2:59 PARA EXPLICAR O MUNDO Atchim, atchim, atchim, atchim
GUIÃO Carolina Reis
ESTADOS UNIDOS Supremo Tribunal. Escolha de Trump vai acender rastilho de “desequilíbrio” e “conflito” na sociedade
TEXTO Hélder Gomes
ECONOMIA Portugal teve 4.º pior crescimento do PIB por habitante da UE desde 1997
TEXTO João Silvestre
ENERGIA Eletricidade em Portugal custa mais 40% que na Alemanha
TEXTO Miguel Prado

D. ANTÓNIO MARTO O cardeal quer fazer avançar a reforma da Igreja
Texto Rosa Pedroso Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue