sábado, 14 de julho de 2018

EXPRESSO DIÁRIO

1222
13 JUL 2018
Rui Tentúgal
POR RUI TENTÚGAL
Jornalista
 
Coppola e a ‘geringonça’
Comecei a leitura do Expresso Diário de hoje por aquilo que é gravemente importante — a política: o inquérito Expresso/SIC da Eurosondagem coloca o PS a três pontos da maioria absoluta. (?????) O Vítor Matos, no nosso texto de capa, apaga os pontos de interrogação; depois a Mariana Lima Cunha conta como foi o debate do estado da nação: esquerda e direita analisaram de formas diferentes o momento político que se vive e cada um puxou os louros e empurrou culpas como pôde; e, por fim, o Miguel Santos Carrapatoso e a Rosa Pedroso Lima revelam que há mais um foco de tensão na ‘geringonça’ e logo onde menos se esperava. Tudo porque a CIP criticou a proposta do Governo sobre alterações da lei laboral que o Parlamento vota na próxima quarta-feira.
Até que os assuntos ‘geringôncicos’ me levaram à crónica de Daniel Oliveira, onde este critica um vídeo que o PCP fez sobre as contradições do Governo. “Não está certíssimo é ter, a abrir esse vídeo, uma imagem do ‘Padrinho’ (tendo em baixo as imagens de António Costa, António Saraiva, Assunção Cristas e Rui Rio) e a acompanhar a música do filme sobre os Corleone”.
E entra na história o maior realizador americano de todos os tempos — Francis Ford Coppola.
Está tudo ligado — Ricardo Marques escreve a António, Jerónimo, Catarina, a “Equipa de ciclismo Geringonça-CCJ”. “Isto está a correr mal, do tipo mãos fora do guiador, pés no ar e sangue no joelho e dores no corpo todo, ou tudo vai bem, e a estrada é que é difícil? É como se a bicicleta não tivesse travões. Nem nas descidas abrandam. E o da frente assusta-se, claro, mais ainda porque começou a reparar que a bicicleta nova já não está assim tão nova. Os pneus estão remendados, o selim está gasto e até a corrente e os cabos já têm alguma ferrugem.” Faz logo lembrar ‘Broken Bicycles’, uma das canções de Tom Waits para “One From the Heart”, de Coppola: “Broken bicycles, old busted chains/ With busted handle bars out in the rain”.
Logo hoje que a Vera Lúcia Arreigoso nos leva a dar um mergulho nas unidades públicas de medicina subaquática e hiperbárica. Qual é a mais famosa câmara hiperbárica de todos os tempos? A que Michael Jackson comprou nos anos 80, porque lhe disseram que dormindo lá dentro prolongava a vida até aos 150 anos, e que acabou por usar para promover, em ambiente de ficção científica, o filme “Captain EO”, realizado por Francis Ford Coppola, que protagonizava no papel de um ‘space commander’. Uma das canções do filme é ‘We Are Here To Change the World’, que podia sonorizar as voltas de Trump pela Europa.
Logo hoje que a Margarida Mota nos conta as fantásticas histórias políticas que se desenrolam dentro e ao redor do Mundial ou que a Cristina Peres se debruça sobre a reunião dos ministros do Interior da União Europeia em Innsbruck, a capital do Tirol austríaco. Todas as histórias que metem Áustria ou Sérvia e Ucrânia, no caso do Mundial, lembram imediatamente um certo conde com castelo nos Cárpatos que Coppola filmou.
Logo hoje que António Caeiro conta como Liu Xia, viúva do Nobel Liu Xiaobo, foi autorizada a sair da China. Uma vez escreveu uma carta às autoridades: “Tenho estado sob prisão domiciliária e perdi todas as minhas liberdades pessoais desde outubro de 2010. Ninguém me explicou as razões da minha detenção.” Um caso de “lost in translation”, diria Sofia.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SONDAGEM
PS a três pontos da maioria absoluta
PS sobe um ponto percentual e fica à beira da maioria absoluta. PSD continua a deslizar enquanto o CDS cresce
ESTADO DA NAÇÃO As cinco perguntas difíceis que Costa contornou
ESTADO DA NAÇÃO As cinco perguntas difíceis que Costa contornou
Mergulho em seco: as unidades públicas de medicina subaquática e hiperbárica
Mergulho em seco: as unidades públicas de medicina subaquática e hiperbárica
Bernando Ferrão
O lado Miss Universo de Catarina Martins
 
Daniel Oliveira
O PCP apoia mafiosos que são iguais à direita?
 
Henrique Raposo
O rebolar de Robert Enke (não de Neymar)
 
LEIS LABORAIS
Patrões acusam Governo de distorcer acordo de Concertação
EDUCAÇÃO
Por que motivo o exame nacional de História foi uma “surpresa muito desagradável”
PERFIL
Liu Xia, um pássaro finalmente livre
POLÍTICA
Ideologia à parte, nem o “eixo” anti-imigração europeu sabe como chegar à prática
RÚSSIA 2018
A águia bicéfala, a seleção descalça e o faraó tchetcheno: o que o Mundial nos ensinou sobre política

HASHTAG
#sexismo. ‘Hot or not’: o novo jogo da FIFA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA EUROPEU DA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA - 9 DE MAIO DE 2024

  Prevenção Rodoviária Portuguesa Adicionar línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue