O primeiro-ministro assinou e elogiou o acordo de Concertação Social que levantou dúvidas à bancada socialista. Na cerimónia oficial de assinatura, esta tarde, onde comparecerem os representantes das confederações patronais, da UGT e os membros do Governo, António Costa disse que “a existência de um acordo é, por si só, um bom sinal”. E sublinhou que as alterações à legislação laboral são para levar para a frente, em jeito de recado para o interior do PS – alguns deputados dizem que este acordo esvazia o parlamento das suas competências legislativas – e também para os parceiros da geringonça.
Altice/TVI: PCP exalta “fracasso do assalto” à Media Capital, CDS a vitória do mercado
Dos partidos políticos à classe empresarial, o fracasso do negócio entre a Altice e a Prisa foi esta segunda-feira bem-recebido. Se para os comunistas se impediu a construção de um perigoso conglomerado, já o CDS avalia este resultado como um sinal de que o mercado está a funcionar. Entre patrões de telecomunicações é o pluralismo, a diversidade de opinião e a concorrência que saem a ganhar. O grupo francês poderá agora virar-se para outros grupos de media em Portugal.
Diretores de escolas escrevem ao Ministério a dizer que não podem cumprir orientações da tutela
Parecer jurídico pedido por 13 agrupamentos de escolas de Almada considera que uma das recomendações destinada a minimizar o impacto da greve às reuniões de avaliação é ilegal. Esta segunda-feira, no primeiro dia de paralisação dos professores, e de acordo com um balanço feito a meio da tarde, realizaram-se menos de 10% das reuniões para atribuição das notas dos alunos.
Governo alemão pode cair devido à lei da imigração
A CDU e CSU, partidos irmãos da coligação alemã com o SPD, medem forças para ver quem ganha na alteração da lei das migrações. Se o ministro do Interior impuser unilateralmente o controlo das fronteiras, Merkel poderá impedi-lo usando o poder constitucional que lhe assiste como chanceler. Muito provavelmente, Seehofer demitir-se-á, provocando a rutura do Governo e... novas eleições.
Escândado Dieselgate: CEO da Audi sofre punição severa
Três anos depois do escândalo Dieselgate abalar a indústria automóvel mundial, aperta-se o cerco da justiça aos protagonistas do grupo Volkswagen. Esta manhã, bem cedinho, a polícia deteve Rupert Stadler, presidente executivo da Audi, uma marca do universo VW, por suspeita de fraude e falsas declarações no caso da manipulação das emissões poluentes. Mas a sua detenção foi uma surpresa, tendo em conta que o escândalo rebentara na Volkswagen sem que os gestores entretanto despedidos tenham sido detidos.
Carolina Michaelis, uma alemã apaixonada por Portugal
Nasceu na Alemanha mas tornou-se portuguesa ao ponto de ficar recordada na toponímia de Lisboa e numa escola secundária no Porto. Falamos de Carolina Michaelis, a menina precoce que chegou a filóloga consagrada, primeira mulher a ensinar numa universidade portuguesa e uma das duas primeiras a entrar na Academia de Ciências – e protagonista da biografia desta segunda-feira na rubrica Vidas (Quase) Esquecidas.
Dicas de Poupança: duas perguntas que o podem fazer poupar centenas de euros
Se precisar de um crédito num banco, seja ele qual for, e insistirem consigo que tem mesmo de fazer um seguro de vida, insista também que o pode fazer na seguradora que você quiser e não na que eles querem. E mesmo nesta hipótese há alternativas.
Boas leituras.
Sem comentários:
Enviar um comentário