segunda-feira, 7 de maio de 2018

EXPRESSO

1166
05 MAI 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

O caso Manuel Pinho” agitou durante toda esta semana a política nacional, sendo mais do que certa a criação de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a atuação de Pinho enquanto ministro da Economia e as suas relações com o BES e Ricardo Salgado. No Expresso Diário de segunda-feira, a Rosa Pedroso Lima, o Filipe Santos Costa e a Mariana Lima Cunha diziam o que está em causa e o que se perspectiva sobre os trabalhos dessa comissão. É por este tema que inicio as sugestões de (re)leituras deste fim de semana.

(Sobre Pinho, Sócrates e PS poderá reler também as crónicas do Henrique Raposo de segunda-feira, AQUI, e de quarta-feira, AQUI. E, já agora, revisite a entrevista de vida que publicámos em 2010 e que reproduzimos esta quinta-feira nos Arquivos Expresso. Está AQUI.

Uma das mudanças da lei do arrendamento é a possibilidade de pessoas com mais de 65 anos que morem há mais de 25 na mesma casa poderem usufruir de um contrato vitalício de arrendamento. No entanto… só ficará abrangido que já tiver essa idade quando a lei entrar em vigor. Disse-o a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, na entrevista que deu à Joana Pereira Bastos e à Ana Baptista. Demos esta notícia no Expresso Diário de 5ª feira, a entrevista na íntegra está na edição deste sábado do semanário.

(Sobre problemas com arrendamentos, espreite já agora ESTE)

Esta terça-feira foi festejado mais um Dia do Trabalhador. Na edição da véspera publicámos um artigo da Sónia M. Lourenço que respondia a uma pergunta: ainda vale a pena ser sindicalizado?
(A propósito do 1º de Maio, de trabalhadores e do mundo do trabalho, pode reler AQUI a história da primeira comemoração do 1º de Maio em Portugal, contada pena Anabela Natário; o que há de comum nos discursos do 1º de Maio deste ano dos líderes das duas centrais sindicais, que a Rosa Pedroso Lima analisou AQUI, e o que disse o Henrique Monteiro no seu espaço de opinião das quartas-feiras, que pode reler AQUI)

Outro assunto político da semana foi a questão dos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos, cuja lista o líder da oposição exigiu que fosse divulgada. O banco não a revela, mas há outra lista, mais antiga, onde estarão muitos dos nomes de quem não pagou créditos em dívida, como apontava o Pedro Santos Guerreiro no Expresso Diário de quarta-feira.

Um dos momentos marcantes da revolta do Maio de 68 aconteceu no dia 3 desse mês. Na edição de quinta-feira, dia 3, publicámos uma cronologia do Rui Cardoso que, através dessa e de mais outras 67 datas, ajuda a perceber o que se passou então em França e não só.

Outra (re)leitura que sugiro é um texto especial sobre futebol, no qual o escritor Bruno Vieira Amaral fala do homem que fez “com que as proezas de Messi e Ronaldo parecessem arcaicas”.

Para terminar as sugestões de (re)leituras de trabalhos que publicámos ao longo da semana no Expresso Diário sugiro o artigo de jornalismo de dados da série 2:59 Para Explicar o Mundodesta quarta-feira, sobre violência doméstica, com guião e apresentação da Carolina Reis.

Boas (re)leituras e um excelente fim de semana, sem violência (doméstica ou não), com proezas (mesmo que arcaicas)
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Saco azul do GESComissão de inquérito a Pinho arrasta ex-ministros do PSD e do PS
TEXTO Rosa Pedroso Lima, Filipe Santos Costa, Mariana Lima Cunha E Lusa
ArrendamentoContratos vitalícios só abrangem quem já tiver 65 anos quando a lei entrar em vigor
TEXTO Joana Pereira Bastos E Ana Baptista
TrabalhoAinda vale a pena ser sindicalizado?
TEXTO Sónia M. Lourenço
BancaQuer conhecer os 50 maiores devedores da Caixa? Comece por aqui
TEXTO Pedro Santos Guerreiro
HistóriaO 3 de maio e outras 67 datas para entender o Maio de 68
TEXTO Rui Cardoso
PerfilEm defesa de um futebol politeísta
POR Bruno Vieira Amaral
2:59 Para Explicar o MundoOs homens continuam a matar mulheres
GUIÃO Carolina Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue