quarta-feira, 18 de abril de 2018

EXPRESSO


José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Investimento público em 2017: mais, mas menos. Um psiquiatra fala sobre a nova extensão do corpo. A economia mundial em 5 gráficos
Boa tarde,

investimento público em 2017 aumentou 25% relativamente a 2016, mas mesmo assim foi pouco mais de metade do ano da chegada da troika, em 2011, e ainda ficou 8% abaixo do registado no auge da crise, em 2013. Estes são alguns dos dados do relatório do Conselho das Finanças Públicas divulgado esta terça-feira e que a Sónia M. Lourenço esteve a analisar.

psiquiatra Daniel Sampaio escreveu para os pais um livro sobre a nova extensão do corpo dos filhos – o telemóvel. Em entrevista à Luciana Leiderfarb, diz que, numa era em que a “conversa tradicional” à mesa ou no sofá simplesmente “não resulta”, o telemóvel pode ser uma janela de comunicação entre pais e filhos. Mas há muitas coisas que não se podem fazer e algumas regras que devem ser respeitadas.

Os nutricionistas estão agastados com o Governo, desafiam Centeno e vão fazer a volta a Portugal. A Mafalda Ganhão falou com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, que lhe falou das queixas dos profissionais do sector.

Nesta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa está a cumprir o segundo dia da sua visita oficial a Espanha. A Mariana Lima Cunha, nossa enviada na viagem presidencial, conta como foi: foi o dia em que Marcelo falou para uma “minoria privilegiada” com uma “responsabilidade enorme” e em que até ouviu deputados a cantarem, no Parlamento, “Grândola Vila Morena”.

Porque é que adeptos de futebol de equipas ocidentais iriam transformar-se em alvos na Rússia assim que saírem do avião? Foi o que um dos especialistas ouvidos pela Helena Bento lhe explicou.

Sporting e FC Porto decidem esta quarta-feira, a partir das 20h30 em Alvalade, um dos lugares na final da Taça de Portugal. A Isabel Paulo falou com Jorge Silvério, especialista em Psicologia do Desporto, que explica de onde vem o segredo de Conceição e o lugar que Bruno de Carvalho deve ocupar no dia do jogo.

Fundo Monetário Internacional divulgou esta terça-feira as suas previsões da primavera sobre o crescimento da economia mundial. O João Silvestre e o Jorge Nascimento Rodrigues explicam o que há a saber em 5 gráficos – e respetivos textos de enquadramento.

Em Moçambique foram raptados jornalistas – e um deles não poderá andar durante meio ano. A Ana França tenta explicar nesta edição o que está a passar-se – ou não, dado que ainda não houve detenções.

Na opinião, o Ricardo Costa pergunta “Que é feito da reestruturação da dívida?”, Francisco Louçã discorre sobre “Tambores de ódio” e o Henrique Raposo diz que é preciso perceber bem “O Leviatã da Caixa”.

Para terminar, fique a saber que a Fórmula 1 passa a acelerar na televisão por internet. O meu camarada da SIC Luís Proença conta em que moldes.

Boas leituras e um bom resto de dia, não muito acelerado
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
ECONOMIA
Investimento público em 2017 foi pouco mais de metade do ano da chegada da troika
Apesar da recuperação face a 2016, o investimento público no ano passado ainda ficou 8% abaixo do registado no auge da crise, em 2013. E mais de dois terços do aumento de 2017 são da responsabilidade das autarquias e Regiões Autónomas
“O telemóvel faz parte do corpo, e mais precisamente do cérebro, dos adolescentes de hoje”
DANIEL SAMPAIO O psiquiatra escreveu para os pais um livro sobre a nova extensão do corpo dos filhos – o telemóvel. Numa era em que a “conversa tradicional” à mesa “não resulta”, defende que o telemóvel pode ser uma janela de comunicação entre pais e filhos. Mas há muitas coisas que não se podem fazer e algumas regras a respeitar
Os nutricionistas estão chateados com o Governo, desafiam Centeno e vão fazer a volta a Portugal
Os nutricionistas estão chateados com o Governo, desafiam Centeno e vão fazer a volta a Portugal
Ricardo Costa
Que é feito da reestruturação da dívida?
 
Francisco Louçã
Tambores de ódio
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
RETALIAÇÕES
O Mundial da Rússia pode mesmo ser um problema depois do ataque à Síria?
VISITA DE ESTADO-DIA II
O dia em que Marcelo falou para uma “minoria privilegiada” com uma “responsabilidade enorme”
SPORTING-FC PORTO
Uma lição sobre Bruno de Carvalho e Sérgio Conceição
PROJEÇÕES DE PRIMAVERA
A economia mundial segundo o FMI em 5 gráficos
STREAMING
A Fórmula 1 aderiu ao futuro
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Jornalistas raptados (um não vai poder andar meio ano) e uma questão para a polícia moçambicana: “Seria fácil investigar, não?”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue