domingo, 25 de março de 2018

O Rio de Cinco Cores

O rio Cano Cristales, ou o "rio das cinco cores", como os nativos o chamam, inicia o seu curso ao pé da cadeia de montanhas de Micarna, na Colômbia. Ele segue em direção leste, onde encontra-se com o rio Guivero. Um viajante que acompanhe o fluxo do Cano Cristales poderá encontrar cinco diferentes cores nas suas águas: amarelo, azul, verde, preto e vermelho.
 
O motivo desta "Fiesta de Colores" é, na verdade, biológico, e é o resultado do material produzido pelos vários tipos de algas que habitam o rio. A tonalidade das cores depende da época do ano e da velocidade da corrente.
 
O rio, que parece um caminho para o paraíso, é uma verdadeira maravilha ecológica, e, enquanto na maior parte do tempo ele se esconde sob tons de verde esmaecido ou azuis pálidos, todos os anos, por um breve período, ele explode num arco-íris de cores brilhantes.
Durante a estação de chuvas na Colômbia, a água corre muito rápido para ficar colorida, e durante o verão, não há volume de água suficiente. Porém, por um breve período de poucos meses entre essas duas estações, existem muitas espécies de colônias de algas que, por milênios, têm contribuído para com o nome deste rio singular. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue