quinta-feira, 29 de março de 2018

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...O Novo Banco teve prejuízos recorde de 1.400 milhões em 2017. Tudo por causa do registo de dois mil milhões em imparidades. O Fundo de Resolução vai agora meter no banco quase 800 milhões de euros. E, para que isso aconteça, o Estado vai ter que emprestar até 450 milhões ao Fundo de Resolução.

Esta necessidade de mais dinheiro no Novo Banco não é uma surpresa. Mas porquê só agora? Porque é que os prejuízos são tão elevados? Quem paga? Este esforço financeiro na banca vai ter impacto nas contas do Estado? E daqui para a frente, o que vai acontecer no Novo Banco? As respostas são dadas pela Ana Suspiro e pelo Edgar Caetano.

As contas da Associação Mutualista Montepio foram ontem à noite aprovadas por larga maioria. O presidente Tomás Correia admitiu que há "sempre vozes discordantes".

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul anunciaram de madrugada um encontro histórico para 27 de abril. Será a primeira vez em mais de uma década que se juntam, numa zona fronteiriça, para negociarem a desnuclearização da península.

Há pelo menos 68 mortos num incêndio numa prisão na Venezuela. Tudo começou com um motim e ainda não se conhece toda a informação.


Mais informação importante
A Proteção Civil fechou instalações onde estão os helicópteros Kamov, usados no combate aos fogos, e expulsou equipas russas. Não, não foi retaliação pela tentativa de homicídio de um ex-espião russo em Inglaterra. Simplesmente, foi detectada movimentação de material sem ter sido identificado e sem autorização.

Os incêndios voltaram ontem ao parlamento, com o debate sobre o relatório da Comissão Técnica Independente. O governo aproveitou para anunciar a compra de carros de combate ao fogo, o reforço de equipas de bombeiros e muitos milhões em apoios aos agricultores afetados. E a oposição criticou as falhas do governo e o silêncio sobre a ausência de meios aéreos.

Mais: o Governo voltou a não conseguir contratar meios aéreos para os fogos. Só tem 12 dos 40 que estavam planeados, noticia a TSF.

Fora do parlamento, o ministro do Planeamento disse que mais de 90% das casas afetadas nos incêndios de Pedrógão estão em obra ou concluídas.

"São Bento, we have a problem". Será que o Homem conseguiu chegar à lua, mas não consegue levar a "geringonça" ao fim da legislatura? Jerónimo de Sousa disse ontem em entrevista à RTP que, se o Orçamento “acentuar traços da política de direita, temos um problema” e o PCP pode não o aprovar. Será só retórica?

Ainda se encontram em funções três administradores do grupo de colégios GPS envolvidos num caso que envolve corrupção, peculato, falsificação de documento, burla qualificada e abuso de confiança onde já houve acusação do Ministério Público. Um deles é o administrador a quem foram apreendidos 60 carros.

O governo vai comprar à pressa pulseiras eletrónicas em falta. Sem concurso público. Vai custar 1,1 milhões de euros sem IVA. A notícia é do Público.

O Presidente da República voltou a falar, indirectamente, sobre o caso da não-expulsão dos diplomatas russos. E assegurou que Portugal quer ser fiel à UE e à NATO com “inteligência e lucidez”.

Os britânicos - que, segundo se depreende das palavras de Marcelo, não são inteligentes nem lúcidos, ao contrário de nós - revelaram que Sergei Skripal pode ter sido envenenado à porta de casa. Foi aí que os investigadores britânicos encontraram uma grande concentração do composto químico usado para o tentar matar.

Já sabemos como é que os jornais portugueses noticiaram o encontro entre Kim Jong-un e Xi Jinping. Mas, e os media norte-coreanos e chineses fizeram o quê? Veja como funciona a imprensa em regimes autoritários.

Dos Estados Unidos, três notícias:

Os nossos Especiais

E se assaltassem a “Casa de Papel” portuguesa? Onde se fabrica o dinheiro em Portugal? Como está protegido o local? E como seria negociada a libertação de reféns, caso alguém imitasse o assalto da série de ficção espanhola que passa na Netflix? A Carolina Branco e a Sónia Simões falaram com toda a gente para conseguir os detalhes.

Afinal, Portugal tem médicos a mais ou a menos? Em mais um Ensaio do Observador, Mário Amorim Lopes explica que ninguém sabe ao certo.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Um elogio a António Costa e Mário Centeno": "Muitos ministros das Finanças tentaram dominar o “monstro”, apenas um parece estar a conseguir. Centeno está de parabéns. E Costa também. Esperemos que as tentações eleitoralistas não estraguem tudo."

Filomena Martins escreve "Pagar melhor para expulsar quem nada vale": "Podemos ter dois ou três políticos razoáveis, meia-dúzia de políticos astutos, duas mãos cheias de políticos a tentar a sua sorte. Mas a maioria, a grande grande maioria, são políticos oportunistas."


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Ready Player One: Jogador 1”, de Steven Spielberg, um filme de ficção científica adaptado do livro de Ernest Cline e passado num imenso mundo virtual. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Custódia Partilhada” é um drama francês sobre uma família despedaçada; e “Peter Rabbit” é uma animação digital que adapta as histórias infantis de Beatrix Potter.

Estivemos nos ensaios da banda portuguesa Medeiros/Lucas, que apresenta o seu terceiro álbum esta quinta-feira. Antes, durante um jantar de frango assado, conversámos sobre o disco.

No Collectors Marvila, em Lisboa, encontramos de tudo:macramé, teatro, móveis antigos, montras da Hermès, arte, fotografia, design e (acreditem) animais embalsamados. O Mauro Gonçalves esteve lá.

O presidente executivo da Huawei garante: “Não vendemos informação a terceiros”. Na apresentação dos novos  smartphones, Richard Yu falou sobre a exclusão da marca dos EUA e explicou porque é que os topo de gama não têm entrada para auriculares.

A chuva e o vento voltam a Portugal hoje. Mas tudo indica que o domingo de Páscoa não vai ser atormentado pela tempestade Irene: é só mesmo mau tempo, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Pegue então no guarda-chuva e boa Páscoa. Já sabe que vamos estar sempre aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Pa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue