Conheça os 10 Trens Mais Rápidos do Mundo
10. TSHR 700T
Este trem faz o percurso entre as cidades de Taipei e Kaohsiung, em Taiwan. Percorre esta distância entre 4 horas e 1,5 hora, a uma velocidade de até 300 km/h. O investimento inicial para produzir os primeiros 30 trens dessa linha custou aproximadamente 3,4 bilhões de dólares.
Os trens deste importante trecho da Itália passaram por uma grande reforma e seus trens foram repostos por unidades mais modernas que atingem 300 quilômetros por hora. São equipados por modernos climatizadores e um avançado sistema de silenciamento, assim como assentos ergonômicos que proporcionam grande conforto aos passageiros.
Foram necessários nada menos que oito anos para criar o TVG Duplex. Possui 512 assentos divididos em dois andares. É feito de alumínio leve, e é utilizado em linhas que saem de Paris para outras cidades da França, como Lyon e Bordeaux, a uma velocidade de 300 quilômetros por hora.
7. Alstom Euroduplex
Este trem ainda é recente: começou a rodar em 2011 e é o único de sua série com cabine dupla que consegue atingir a impressionante velocidade de 320 quilômetros por hora e transportar até 1.020 passageiros. Podem ser encontrados em linhas de trem de países como Alemanha, França, Suíça e Luxemburgo.
6. 320E5 Series Shinkansen Kayabusa
O trem mais rápido do Japão foi inagurado em 2011 e chega a até 320 quilômetros por hora. A grande curiosidade é o seu grande "nariz" na ponta, criado especificamente para reduzir ruídos, principalmente ao cruzar túneis.
5. Talgo (T350)
Apelidado de "O Pato" por causa do formato na fronte, este trem viaja de Barcelona ou Madri para Valladolid, na Espanha, a uma velocidade de 350 quilômetros por hora.
4. Siemens Velaro E/AVS 103
O quarto trem mais rápido do mundo faz o trajeto de Madri para Barcelona, de 621 quilômetros. É o mais rápido da Espanha, atingindo 350 quilômetros por hora, sendo que já atingiu 403 quilômetros!
3. AVG Italo
O trem mais moderno da Europa começou a rodar em 2012, na Itália, e faz o trajeto Nápoles-Roma-Florença-Milão-Bolonha. Além da velocidade de 360 quilômetros por hora, tem assentos muito confortáveis, baixa manutenção, eficiente sistema de energia e ótimas cabines que proporcionam uma viagem tranquila e silenciosa.
Também pode lhe interessar:
2. Harmony CRH 380E
Se um dia tiver a oportunidade de visitar a China, faça uma viagem neste trem, especialmente no percurso entre Xangai e Pequim. Foram necessários quatro anos e meio para criar esta máquina de velocidade, ao custo de nada menos que 17 bilhões de dólares. Antes dele, esse percurso de mil quilômetros era percorrido em 10 horas, e o Harmony leva apenas três horas, pois atinge a super velocidade de 380 quilômetros por hora.
1. Transrapid de Xangai
O percurso entre a cidade de Xangai até o aeroporto da cidade leva apenas 7 minutos e 20 segundos, graças ao espetacular Maglev. O mais impressionante é que este trem usa ímãs para levitar sobre os trilhos, o que reduz a fricção e aumenta a velocidade, que chega a 430 quilômetros por hora, sendo então o trem mais rápido do mundo!
Bônus: Hyperloop
Em 2013, Elon Musk, CEO da Tesla Motors iniciou os planos de revolucionar o transporte ferroviário com o Hyperloop. Formado por cápsulas pressurizadas, ele vai rodar em um sistema a vácuo, transportando materiais de cargo e passageiros a uma surpreendente velocidade que pretende atingir entre 962 e 1.220 quilômetros por hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário