quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

OR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
“Cultivar” órgãos humanos em animais. Exigências, em Bloco. A história de um bebé que morreu. Balanço negro da Cáritas sobre os jovens
Boa tarde,

Investigadores de uma universidade norte-americana anunciaram há dias uma façanha, que poderá permitir, mais ou menos em breve, “cultivar” órgãos humanos em animais, para depois os transplantar em pessoas, ultrapassando assim a escassez de dádivas nos transplantes. Avanço científico é, mas… A coordenadora da transplantação em Portugal, Ana França, critica a ideia, por levantar sérios problemas éticos, além de legais. A Paula Freitas Pinto conta neste Expresso Diário em que consistiu a investigação americana, o que está em causa, o balanço dos transplantes em Portugal (o quarto país do mundo) e o que diz quem é contra e quem é a favor.

As jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda terminaram esta terça-feira, em Leiria, e o Adriano Nobre esteve lá a acompanhá-las. “Não há bloco central, sobram dois blocos: o de esquerda e o de exigências”, diz ele no título do artigo, no qual conta como as jornadas serviram para os bloquistas abrirem o caderno de encargos do que falta cumprir nos acordos que o Governo já assumiu.

Noutro artigo principal desta edição, a Marta Gonçalves fala de mortalidade infantil contando a história de Francisco, de 1kg, que morreu para que Margarida, com 800 gramas, fosse “mais forte”. E é também a história de uma mãe que não culpa ninguém.

Cáritas, associação da Igreja Católica, publicou um relatório sobre as dificuldades dos jovens. A Isabel Leiria esteve a lê-lo – e fala de um balanço negro: entre os mais novos que trabalham há dois grandes problemas: aumenta a “pobreza no trabalho” (que se explica o que é) e no que diz respeito a conseguir habitação, a situação está “incontrolável”.

Amanhã, quarta-feira, Fernando Negrão terá a primeira prova de fogo frente a António Costa. A Mariana Lima Cunha diz quais serão os temas mais quentes e o que devemos esperar.

Além da “antecipação” do debate parlamentar, a Mariana Lima Cunha escreve também sobre uma canção que se tornou um grito de guerra, no segundo dos cinco textos que publicamos esta semana sobre os filmes nomeados para os óscares pela melhor canção original.

A concluir os temas principais do Expresso Diário de terça-feira está uma entrevista da Carla Tomás ao investigador Paulo Fernandes, sobre as polémicas medidas de limpeza das matas. O especialista (que integra a equipa de peritos da Comissão Técnica Independente que elaborou o relatório sobre os incêndios de Pedrógão e está a trabalhar no dos incêndios de outubro) explica porque é que “são meros paliativos” face a “tempestades de fogo”.

Na opinião, o Ricardo Costa dá as suas respostas às duas perguntas que faz: “Os outros partidos vão ficar fora dos acordos PS-PSD? A sério?”, o Daniel Oliveira escreve sobre “Os sonsos do compromisso”, o Henrique Raposo elabora sobre “A reação da apropriação“, e Francisco Louçã analisa “A política do dramalhão, ou como Rio perde tempo”.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem dramalhões e com muito cuidado com quimeras
LER O EXPRESSO DIÁRIO
CIÊNCIA
Coordenadora da transplantação em Portugal critica ‘cultivo’ de órgãos humanos em animais
Ana França considera que o recurso a órgãos criados em animais a partir de células estaminais humanas para ultrapassar a escassez de dádivas nos transplantes levanta problemas éticos, além de legais
Não há bloco central, sobram dois blocos: o de esquerda e o de exigências
Jornadas parlamentares do BE serviram para os bloquistas fecharem a porta a diálogos com o PSD e abrirem o caderno de encargos do que falta cumprir nos acordos que o Governo já assumiu. Há calendários bem claros para que se “cumpra a palavra dada”. Caso contrário, fica o alerta: pode ser preciso “mobilizar as maiorias sociais” na rua
MORTALIDADE INFANTILFrancisco, 1kg, morreu para que Margarida, 800 gramas, fosse “mais forte”: a história de uma mãe que não culpa ninguém
MORTALIDADE INFANTILFrancisco, 1kg, morreu para que Margarida, 800 gramas, fosse “mais forte”: a história de uma mãe que não culpa ninguém
Ricardo Costa
Os outros partidos vão ficar fora dos acordos PS-PSD? A sério?
 
Francisco Louçã
A política do dramalhão, ou como Rio perde tempo
 
Daniel Oliveira
Os sonsos do compromisso
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
PARLAMENTO
A primeira prova de fogo de Fernando Negrão frente a António Costa
RELATÓRIO
Balanço negro da Caritas sobre os jovens: aumenta “pobreza no trabalho” e habitação está “incontrolável”
ÓSCARES 2018 | UM TEXTO POR DIA
Não há canções que me façam querer levantar-me e mudar o mundo
PAULO FERNANDES, INVESTIGADOR
Medidas sobre limpeza das matas “são meros paliativos” face a “tempestades de fogo”
GUERRA
Mulheres sírias forçadas a trocar sexo por ajuda humanitária

ECRÃ MEU
Portugal é o mais caro de 14 países europeus no acesso a televisão por internet

Ilusão de ótica: essas duas fotos são idênticas

Link to HypeScience

Posted: 27 Feb 2018 03:49 PM PST
Embora se tratem de duas imagens idênticas lado a lado, nosso cérebro insiste em enxergá-las como ligeiramente diferentes
 
Posted: 27 Feb 2018 02:52 PM PST
Pesquisadores testaram as condições da lua Enceladus, de Saturno, em laboratório e disseram que ela pode abrigar microrganismos unicelulares conhecidos como arqueias
 
Posted: 27 Feb 2018 01:40 PM PST
O biohacker Ben Greenfield decidiu injetar células-tronco em seu pênis em um procedimento arriscado e ainda não aprovado, para ver se ele aumentava
 
Posted: 27 Feb 2018 12:28 PM PST
O físico teórico Michio Kaku diz acreditar que alienígenas entrarão em contato conosco em breve - ele só não sabe se seremos capazes de responder
 
Posted: 27 Feb 2018 12:05 PM PST
Elas agem como paramédicas em momentos de crise, fazendo triagem e tratando os ferimentos das companheiras feridas
 
Posted: 26 Feb 2018 05:22 PM PST
Você tem relacionamentos problemáticos, ou simplesmente não consegue encontrar alguém legal? A culpa pode ser de alguns truques que o universo usa para atrapalhar nossa vida romântica
 

Conheça os 10 Trens Mais Rápidos do Mundo

A invenção do trem coincidiu com o forte aceleramento e crescimento industrial de grandes nações como Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos, e sua importância é imensa. Antes da sua chegada, as viagens duravam semanas e até meses e, com o surgimento do trem, esse tempo foi reduzido a horas e no máximo alguns poucos dias. Foi uma revolução no transporte em todo o mundo. Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia trouxe o avião, mas até o hoje o trem tem uma enorme importância, transportando milhões de pessoas o ano todo, além de seu uso na economia no transporte de carga. Veja agora quais são os 10 trens mais velozes do mundo.
 
10. TSHR 700T
Este trem faz o percurso entre as cidades de Taipei e Kaohsiung, em Taiwan. Percorre esta distância entre 4 horas e 1,5 hora, a uma velocidade de até 300 km/h. O investimento inicial para produzir os primeiros 30 trens dessa linha custou aproximadamente 3,4 bilhões de dólares.
 
9. ETR Frecciarossaos trens mais rápidos e velozes do mundo
Os trens deste importante trecho da Itália passaram por uma grande reforma e seus trens foram repostos por unidades mais modernas que atingem 300 quilômetros por hora. São equipados por modernos climatizadores e um avançado sistema de silenciamento, assim como assentos ergonômicos que proporcionam grande conforto aos passageiros.
 
8. TGV Duplexos trens mais rápidos e velozes do mundo
Foram necessários nada menos que oito anos para criar o TVG Duplex. Possui 512 assentos divididos em dois andares. É feito de alumínio leve, e é utilizado em linhas que saem de Paris para outras cidades da França, como Lyon e Bordeaux, a uma velocidade de 300 quilômetros por hora.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
 
7. Alstom Euroduplexos trens mais rápidos e velozes do mundo
Este trem ainda é recente: começou a rodar em 2011 e é o único de sua série com cabine dupla que consegue atingir a impressionante velocidade de 320 quilômetros por hora e transportar até 1.020 passageiros. Podem ser encontrados em linhas de trem de países como Alemanha, França, Suíça e Luxemburgo.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
 
6. 320E5 Series Shinkansen Kayabusaos trens mais rápidos e velozes do mundo
O trem mais rápido do Japão foi inagurado em 2011 e chega a até 320 quilômetros por hora. A grande curiosidade é o seu grande "nariz" na ponta, criado especificamente para reduzir ruídos, principalmente ao cruzar túneis.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
 
5. Talgo (T350)os trens mais rápidos e velozes do mundo
Apelidado de "O Pato" por causa do formato na fronte, este trem viaja de Barcelona ou Madri para Valladolid, na Espanha, a uma velocidade de 350 quilômetros por hora.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
 
4. Siemens Velaro E/AVS 103os trens mais rápidos e velozes do mundo
O quarto trem mais rápido do mundo faz o trajeto de Madri para Barcelona, de 621 quilômetros. É o mais rápido da Espanha, atingindo 350 quilômetros por hora, sendo que já atingiu 403 quilômetros!
os trens mais rápidos e velozes do mundo
 
3. AVG Italoos trens mais rápidos e velozes do mundo
O trem mais moderno da Europa começou a rodar em 2012, na Itália, e faz o trajeto Nápoles-Roma-Florença-Milão-Bolonha. Além da velocidade de 360 quilômetros por hora, tem assentos muito confortáveis, baixa manutenção, eficiente sistema de energia e ótimas cabines que proporcionam uma viagem tranquila e silenciosa.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
2. Harmony CRH 380Eos trens mais rápidos e velozes do mundo
Se um dia tiver a oportunidade de visitar a China, faça uma viagem neste trem, especialmente no percurso entre Xangai e Pequim. Foram necessários quatro anos e meio para criar esta máquina de velocidade, ao custo de nada menos que 17 bilhões de dólares. Antes dele, esse percurso de mil quilômetros era percorrido em 10 horas, e o Harmony leva apenas três horas, pois atinge a super velocidade de 380 quilômetros por hora.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
 
1. Transrapid de Xangaios trens mais rápidos e velozes do mundo
O percurso entre a cidade de Xangai até o aeroporto da cidade leva apenas 7 minutos e 20 segundos, graças ao espetacular Maglev. O mais impressionante é que este trem usa ímãs para levitar sobre os trilhos, o que reduz a fricção e aumenta a velocidade, que chega a 430 quilômetros por hora, sendo então o trem mais rápido do mundo!
os trens mais rápidos e velozes do mundo
Bônus: Hyperloopos trens mais rápidos e velozes do mundo
Em 2013, Elon Musk, CEO da Tesla Motors iniciou os planos de revolucionar o transporte ferroviário com o Hyperloop. Formado por cápsulas pressurizadas, ele vai rodar em um sistema a vácuo, transportando materiais de cargo e passageiros a uma surpreendente velocidade que pretende atingir entre 962 e 1.220 quilômetros por hora.
os trens mais rápidos e velozes do mundo
Fonte: Celso S.

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue