domingo, 17 de setembro de 2017

OBSERVADOR

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... uma explosão no Metro de Londres causou vários feridos. Sabe-se que terá sido um objecto que explodiu numa carruagem e pouco mais. Vamos seguir tudo o que passa na capital britânica e que está a causar o pânico.

Desta manhã nota ainda para mais um ataque a um militar no centro de Paris.

A Coreia do Norte lançou um novo míssil ignorando a pressão internacional e as sanções da ONU. Foi o mais longo dos seus testes: sobrevoou todo o Japão, obrigando o japonês a mandar a população abrigar-se, e caiu no Pacífico. O regime norte-coreano confirmou também que testou a bomba H a 3 de setembro. A tensão está ao máximo.

Michel Temer foi novamente constituído arguido, agora por organização criminosa e obstrução à Justiça. O presidente brasileiro é suspeito de um esquema de corrupção envolvendo membros da Câmara dos Deputados.

Nos jornais, destaque para as progressões na carreira, outro dos temas que vai marcar as discussões sobre o Orçamento: segundo o Público, mais de 23 mil funcionários públicos sem avaliação vão ficar de fora. Já no JN está a história preocupante de que os criminosos da chamada 'mafia de Braga' tinham planos para eliminar jornalistas. Nota positiva apenas no Jornal de Negócios, que revela que o sr. sapatos, Christian Louboutin, vai construir um hotel de charme em Melides.

De ontem à noite ficou o anúncio mais uma greve dos enfermeiros. Sem acordo sobre as suas reivindicações depois da segunda longa reunião com o ministro da Saúde, o único sindicato que não tinha aderido à greve desta semana saiu do ministério a anunciar uma paralisação para 3, 4, e 5 de outubro.

E o debate autárquico na RTP1 entre os 12 (sim, doze!, como manda a CNE) candidatos a Lisboa. Houve (claro!) vários momentos caricatos e menos tempo para discutir as propostas principais. Ainda se falou de turismo, transportes e habitação, mas com constantes ataques a Medina por causa do caso do 'Duplex' (ao mesmo tempo que, em entrevista à CMTV, Passos Coelho garantia que o PSD não ia fazer política com a polémica).





Outra informação importante
Já são três Lacerda Machado a trabalhar no Estado. Diogo Lacerda Machado foi consultor de António Costa (de quem é o melhor amigo) primeiro e é agora administrador não executivo da TAP. Há dois anos, o seu filho Francisco foi para os Negócios Estrangeiros. Agora, foi a vez do mais novo, João Maria, ser contratado pela idD, uma empresa na área da Defesa. A notícia é do Pedro Rainho.
Já não havia quaisquer condições para a situação se manter: depois de três polémicas em nove diaso Comandante Nacional da Proteção Civil pediu ontem a demissão pressionado por mais um inquérito do Governo, agora sobre a licenciatura feita por equivalências. Rui Esteves foi substituído pelo atual Segundo Comandante Operacional Nacional, o Tenente Coronel Albino Tavares. Entretanto, a Comissão Técnica Independente de análise aos incêndios ganhou mais um mês para terminar o relatório sobre os grandes fogos na região Centro. Com o ok do presidente da Assembleia da República.

Depois de recomendar a retirada de livros para meninos e meninas, o Governo decidiu proibir espetáculos desportivos em dias de eleições. Mas esta anunciada proibição levanta três grandes dúvidas: a medida é constitucional, basta mesmo mudar o regime jurídico das federações e contribui ou não para uma menor abstenção? Com as opiniões divididas, a Liga decidiu ser salomónica e alterou a hora do jogo mais polémico: o Sporting-FC Porto vai jogar-se às 19h15 (em vez das 18h00), já depois das urnas das autárquicas terem fechado.

Mais uma nota para o futebol, porque ontem houve Liga EuropaO Sp. Braga foi à Alemanha vencer o Hoffenheim, enquanto o V. Guimarães empatou em casa com o Salzburgo. Nesta primeira jornada da fase de grupos, destaque ainda para o hat-trick de André Silva na vitória do Milan em Viena.

Os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo foram o Cultura para Todos e a candidatura da Tauromaquia a Património Cultural de Portugal. O primeiro prevê o acesso gratuito a museus e espaços culturais durante um ano a jovens de 18 anos; o segundo pode gerar uma enorme polémica. Entre as verbas para estas duas 'causas', o ministro revelou que a Cultura vai receber mais dinheiro do Orçamento.

Para que não haja dúvidas, Jean-Claude Juncker já avisou a Catalunhase houver independência, os catalães saem imediatamente da UE. E mais: podem não reentrar, uma vez que precisam da aprovação de todos os estados membros, entre eles a Espanha. Mas os separatistas não desistem e já lançaram a campanha pelo "sim".

Nos EUA, depois da cedência em relação aos dreamers, Donald Trump apressou-se a vincar que manter os jovens imigrantes sem papéis não vai alterar a necessidade de construir o Muro do México. O presidente americano voltou ainda a repetir que a culpa da violência de Charlottesville foi tanto dos supremacias brancos como da extrema esquerda, mas promulgou uma resolução de condenação aos neo-nazis. Da América vem ainda uma outra notícia: há animais estranhos a dar à costa após a passagem dos furacões.

A Al Qaeda tem um novo líder: depois de muitos anos ter sido dado como morto, Hamza Bin Laden, 15º filho de Osama Bin Laden, regressou para cumprir o legado do pai e vingar-se de quem matou o seu maior ídolo.





Os nossos especiaisRicardo Robles sentou-se no lugar do pendura do Carpool Autárquicas do Observador. O candidato do Bloco de Esquerda a Lisboa disse ao Vítor Matos que "há favorecimento de alguns grupos económicos" na capital, acusando Fernando Medina e o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, de favorecerem grupos como o antigo BES e os Mello. Pode ouvir também o best of da entrevista.

A guerra das estátuas nos EUA ou como usar a História para fins políticos foi o tema do Conversas à Quinta entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.



A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve sobre o discurso de Juncker: "A Europa não vai mudar com Juncker: já mudou, e profundamente. Para os portugueses, a mensagem é clara: uma Europa sem Portugal é perfeitamente imaginável".
  • Diana Soller escreve sobre o mesmo tema: "Gostaria, principalmente, que Juncker tiveste posto o dedo na ferida e tivesse perguntado se o modelo de integração está esgotado e tem de ser repensado em novos moldes".
  • José Milhazes escreve sobre a Rússia: "Os fanáticos ortodoxos russos começaram a incendiar carros e a fazer manifestações contra a apresentação do filme "Matilda" nos cinemas. Putin criou um ambiente de cada vez maior obscurantismo".




Notícias surpreendentesLetizia, a rainha plebeia da Europa, faz hoje 45 anos. Os momentos mais marcantes da ex-jornalista que agora se senta ao lado de Felipe no trono de Espanha estão nesta fotogaleria.

Nada melhor que o humor. Foi o que a Pedras Salgadas usou com a Applealterando o vídeo de apresentação do novo iPhone X e dando mais um cunho português ao topo de gama dos telemóveis da marca da maçã.

Chegado o o fim de semana, tem dez filmes a não perder no Queer Lisboa e muito para ver e ouvir no festival do fado que vai invadir Alfama. Pode ainda ler os romances que Fernando Pessoa não acabou, preparar uma receita saudável nas taças da moda ou então juntar os amigos num dos 20 restaurantes de Lisboa onde os jantares de grupo são bem vindos.

Daqui a pouco, a partir das 11h00, a sonda Cassini mergulha para sempre nos anéis de Saturno. Ficam as últimas fotos antes de morrer num fim apoteótico: chamam-lhes o "Beijo do Adeus".


Daqui a pouco acompanharemos a morte da Cassini, bem como toda a restante informação do dia que incluiu um relatório do FMI sobre Portugal e mais uma avaliação ao rating, agora da Standard & Poor's. É só passar pelo Observador e ficará a par de tudo

Boa sexta feira e bom fim de semana

a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png 
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue