sábado, 4 de novembro de 2017

EXPRESSO

04 NOV 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Bom dia,

Começo as sugestões de (re)leitura de alguns dos principais temas que fomos publicando ao longo da semana no Expresso Diário por um artigo sobre as desigualdades entre homens e mulheres. Por muito que se diga que as desigualdades se esbatem, há dados incontornáveis. Como este: tanto os homens como as mulheres estão a ganhar mais, mas a diferença salarial continua exatamente igual. Este é um dos dados do relatório apresentado esta quinta-feira pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, que a Mafalda Ganhão esteve a analisar.

Na semana em que as discussões - e a aprovação - do Orçamento do Estado para 2018 entraram na reta final, outro artigo a revisitar é o da série 2:59 Para Explicar o Mundo sobre o assunto. Nele, o João Vieira Pereira e a Joana Nunes Mateus mostram como apesar de Portugal ter um défice baixo (em relação a outros…), será dos países que menos vão conseguir reduzir a dívida.

Um terceiro tema que vale a pena (re)ler é o que publicámos na edição de terça-feira sobre as “engenharias financeiras” das grandes empresas. No caso, o Miguel Prado conta como a operadora de telecomunicações NOS usou o Luxemburgo para faturar €58 milhões a si própria. Isto porque tem desde 2014 uma empresa naquele país para gerir “royalties” do uso da marca NOS... pela própria NOS.

Começou finalmente a chover, mas como têm alertado especialistas, seriam precisos dois meses seguidos de chuva para minorar os problemas da seca. Muito provavelmente, em breve seremos obrigados aracionar água e, por isso, a Marta Gonçalves fez um guia sobre o que cada um de nós pode e deve fazer. (Re)veja-o na edição de quinta-feira.

questão da interferência russa nas eleições norte-americanas de há um ano, que elegeram Donald Trump, está longe de resolvida. Esta semana houve mais novidades, que trazem de novo para a ribalta a forma como os governos estão a olhar para os sistemas de votação eletrónica. O texto é da Joana Azevedo Viana.

Para terminar as sugestões deste sábado, duas chamadas de atenção para outros tantos trabalhos multimédia.

O primeiro, da Marta Gonçalves, é sobre gente do teatro que sobe (ou melhor: subia, porque já só restam duas dessas pessoas…) todas as noites ao palco e no fim ouve palmas, sem nunca as ir agradecer. Publicámo-lo na edição de quinta-feira.

O segundo - da Alexandra Simões de Abreu (na prosa), do Jaime Figueiredo (nas infografias) e do João Santos Duarte (no vídeo) - é sobre a maior regata à volta do mundo em vela - a Volvo Ocean Race -, cuja segunda etapa parte este domingo de Lisboa.

Boas (re)leituras e um excelente fim de semana, sem desigualdades (e não se esqueça que tem nas bancas mais uma edição do semanário, com muita e vasta informação e com o qual oferecemos o terceiro volume da coleção Clássicos de Sempre, a obra “auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente)
LER O EXPRESSO D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

RABINDRANATH RAGORE - ESCRITOR - NASCEU EM 1861 - 7 DE MAIO DE 2024

  Rabindranath Tagore 159 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rabindranat...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue