Toda a Beleza dos Bonsais
Azáleas satsuki em plena florescência
Bonsai é uma palavra japonesa que significa literalmente bon = 'bandeja' + sai= 'natureza' (embora etimologicamente venha do termo chinês penzai, ou seja, pen = 'bandeja' + zai = 'cultivar')
Cipreste dos pântanos
Um bonsai não é uma planta geneticamente anã. Ele é mantido pequeno através de moldagem do tronco, e podas nos ramos, folhas e raízes de vez em quando, conforme as espécies. Se for bem cultivado, vai sobreviver e pode atingir a idade de uma árvore normal da mesma espécie. Porém se o cultivo for feito incorretamente, não viverá muito. É um processo longo, que demanda muita paciência e conhecimento.
Azálea de 30 anos
A arte do bonsai teve origem na China cerca de dois mil anos atrás, como um objeto de adoração para os monges taoistas. Para eles, um bonsai era um símbolo da eternidade. As pequenas árvores representavam uma ponte entre o divino e o humano, o céu e a terra.
Glicínias bonsai
Pinheiro branco japonês

Uma das mais antigas árvores bonsai na história, estima-se que este pinheiro venha sendo cultivado desde 1625, ou seja, há quase 400 anos.
Adenium

Bonsai durante o inverno

E um durante o outono

Sequoia de 40 anos

Embora os bonsais devam ser cultivados ao ar livre durante todo o ano, no caso de espécies tropicais e subtropicais, elas devem ser protegidas contra temperaturas baixas durante o tempo mais frio e colocadas em uma estufa aquecida para plantas. Quando não há estufa e a árvore fica dentro de casa, deve ser colocada perto de uma fonte de luz natural somente durante a estação fria (outono/inverno).
Ficus microcarpa com mais de 50 anos

Hibisco de 30 anos

Um tipo de bonsai que representa um bosque

Outra bela azálea

Lilases com aspecto e aroma encantadores

Bonsai em estilo cascata

Bonsai estilo raiz sobre rocha

Um bordo de quase 10 anos

E aqui o mesmo bordo em diferentes estações do ano

Macieira silvestre de 60 anos, em flores

E a mesma macieira, já com os frutos

Bela cerejeira de quase 25 anos

Um bordo perfeito com raízes à mostra

Cedro de 50 anos

Outra belíssima azálea (minha favorita)

Sem comentários:
Enviar um comentário