CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
EXPRESSO
Nº
966
02 SET 2017
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
As Escolhas do Editor
Boa tarde,
Há dois temas políticos que vão “aquecer” cada vez mais nas próximas semanas: as negociações sobre o Orçamento e as eleições autárquicas. É, por isso, por estes dois assuntos que começo as sugestões de (re)leitura de artigos que fomos publicando ao longo da semana no Expresso Diário.
Em que ponto estão as discussões entre o Governo e os partidos da geringonça sobre o Orçamento 2018 – ou seja quais são as negociações mais fáceis e em que questões estão mais divididos - é o que o Adriano Nobre e a Helena Pereira escreveram na edição de quarta-feira.
Sobre as autárquicas, também pode ficar já com um balanço, sobre um aspeto menos noticiado: a propaganda eleitoral abusiva. No Expresso Diário de quinta-feira, a Helena Bento conta que queixas tem recebido a Comissão Nacional de Eleições, que já processou o facebook e candidatos da Coligação Nova Lisboa e do PS pela publicação na rede social de conteúdos patrocinados. Além de indicar a que multas estão sujeitos, a Helena dá outros números. Como estes: só em relação a estas autárquicas já foram apresentadas 260 queixas e instaurados 23 processos.
Ainda na política, é de esperar que as coisas também aqueçam no que diz respeito à retórica. Se quiser ficar já com um resumo das “bocas” com que o Governo e a direita se têm mimoseado mutuamente nos últimos tempos, o Adriano Nobre faz uma boa súmula na edição de 3ª feira.
Outro assunto que promete voltar a dar que falar é o da Operação Marquês/José Sócrates. Soube-se esta semana que o despacho final da acusação ao ex-primeiro-ministro terá de ser lido até 20 de novembro. A Liliana Coelho contava os pormenores no Expresso Diário de terça-feira.
Esta semana foram muitos os artigos publicados sobre a Princesa Diana e o seu legado, 20 anos depois da sua morte. Um dos artigos cuja (re)leitura sugiro foi o que publicámos no Expresso Diário de quarta-feira, da autoria do Luís M. Faria, que na altura da morte da princesa de Gales estava em Londres.
Para concluir as sugestões de (re)leitura deste fim de semana, um tema internacional, que aqueceu (mais uma vez) os noticiários nos primeiros dias da semana: a capacidade balística da Coreia do Norte. O regime de Pyongyang lançou mais um míssil, mas este era diferente e pôs o mundo muito nervoso. Na terça-feira, a Helena Bento escreveu sobre o assunto.
Boas (re)leituras e um bom fim de semana, sem multas, bocas ou mísseis
Sem comentários:
Enviar um comentário