... o ataque no maior resort turístico de Manila, nas Filipinas, fez 36 mortos e mais de 70 feridos. A polícia insiste que se tratou de um assalto ou de um momento de loucura de um único homem e não de um acto terrorista. Nenhuma vítima foi baleada apesar do tiroteio, as mortes aconteceram por inalação de fumo após o atacante ter incendiado as mesas de jogo do casino do complexo, o próprio imolou-se no quarto de hotel. Mas o Estado Islâmico, que se 'instalou' no país há duas semanas onde tem mantido combates constantes com o governo, reivindicou de imediato o ataque. As imagens da noite trágica em Manila são assustadoras.
A retirada de três offshores - Uruguai, Ilha de Man e Jersey - da lista negra do fisco sem parecer da Autoridade Tributária pôs o governo sob fogo da oposição. PSD e CDS exigem explicações, as Finanças falam em procedimento normal.
Uma polémica envolvendo o novo chefe das Secretas está a pôr em causa a sua nomeação. As revelações sobre o papel de José Júlio Pereira Gomes na saída de Timor-Leste foram feitas por Ana Gomes. Ao Público, o Governo diz que mantém a confiança na escolha, o PSD mostra apreensão.
Um erro judicial pode libertar o gang acusado de assassinar brutalmente um empresário em Braga. O processo pode atrasar-se e os suspeitos terem de ser libertados por limite do tempo de prisão preventiva. O tema faz as manchetes do CM e do JN (sem link).
O metro do Mondego vai funcionar por... autocarros elétricos. O problema arrasta-se há mais de duas décadas e agravou-se nos últimos anos quando, no governo de Sócrates, a antiga linha foi destruída para ser construída uma nova cujas obras nunca arrancaram. A nova solução é anunciada hoje.
Um avião evitou a colisão com um drone quando se preparava para aterrar no Porto. O Boieng de uma companhia francesa levava 160 pessoas a bordo e os pilotos tiveram de realizar várias manobras para conseguir aterrar. É o quarto caso este ano.
Outra informação relevante
O mundo virou-se contra Trump depois do presidente americano ter oficialmente anunciado que os EUA estão fora do acordo de Paris para o clima. Trump exigiu um novo acordo que proteja os EUA, mas, num comunicado conjunto, França Alemanha e Itália dizem que não há renegociação. François Macron foi o porta-voz da indignação mundial e o primeiro a telefonar ao presidente americano dizendo-lhe que não há plano B e que o dispensavam para tornar o planeta "great again". Aliás, choveram reações (99,9%) críticas: de Obama a Marcelo até aos gigantes da economia que retiraram todo o apoio a Trump.
E como reagiram os jornais? O New York Times fala em "saída vergonhosa"; o The Washington Post diz que "Trump virou costas ao mundo"; a CNN escreve que "Trump devia começar a pensar em como a história o vai recordar"; o The Guardian é ainda mais duro e sublinha que "Trump apenas cimentou o seu legado como pior presidente americano de sempre".
Na Internet, os memes derreteram Trump.
E agora, o que se segue? É o que tenta explicar a Rita Cipriano neste Explicador.
Manuel Pizarro jogou ao ataque contra Rui Moreira. Na entrevista ao Vítor Matos e ao Miguel Santos Carrapatoso, o candidato do PS à Câmara do Porto não poupou o presidente de quem foi até há pouco tempo vereador. Disse que o movimento independente tem "tiques dos partidos" e que "Moreira está numa cruzada anti-partidos". O resumo da conversa pode ser lido também em 27 tweets.
Pizarro fez ainda questão de falar no caso Selminho, garantido que os terrenos da família de Rui Moreira são mesmo da Câmara portuense.
Daqui a pouco, a partir das 11h00, será Álvaro Almeida a estar em directo ao Observador. Pode seguir a entrevista com o candidato do PSD à Câmara do Porto também no Facebook e no Twitter através de #AAOBS e enviar as suas perguntas para leitor@observador.pt.
A Câmara comunista de Almada ofereceu relógios de luxo em ouro aos seus empregados com mais de 25 anos de casa. A prática, já muitas vezes contestada, tem sido contínua desde 2011, mas acontece pela primeira vez em ano eleitoral. Os relógios custam 880 euros na versão masculina e 756 euros na feminina. O CDS já veio pedir contas.
Valentim Loureiro foi o último a anunciar que volta a ser candidato. Mas não é único. Estas autárquicas marcam o regresso jurássico dos autarcas arguidos. O Rui Pedro Antunes recorda os casos que meteram frigoríficos, apitos dourados, um saco do lixo e um reality show chamado “A Quinta das Celebridades”.
Os professores anunciaram greve para dia dos exames nacionais. Para a evitar, o Governo tem de aceder às suas reivindicações nas reuniões marcadas para a próxima semana.
Os acusados pelo caso das mortes nos Comandos apresentaram queixas contra Cândida Vilar, a procuradora responsável pelo processo. A diretora do DIAP de Lisboa também foi visada. A PGR está obrigada a investigar.
Como mudou o território nacional nos últimos 22 anos? Há 8 dados que talvez desconheça sobre como é Portugal agora: tem mais pinheiros que eucaliptos, mas menos terrenos agrícolas, segundo um relatório da Direcção-Geral do Território.
O dia da política nacional pode resumir-se no aumento do número de trabalhadores a ganhar o salário mínimo, em mais uma subida da dívida pública e nas críticas do governador do Banco de Portugal a Bruxelas pelas medidas impostas à banca.
Já na restante atualidade internacional, destaque para mais dois casos de corrupção a abalar o PP espanhol e para os desenvolvimentos do caso EUA/Rússia: o FBI está a investigar o ex- UKIP Nigel Farage e Putin a admitiu que os "patriotas" russos podem ter interferido nas eleições americanas.
Os nossos especiais
Sandra Oliveira é a única doula em Portugal certificada e uma defensora do Bionascimento. Acaba de publicar o livro "Nascer Saudável" e em entrevista à Ana Catarina Marques garante que "as mulheres portuguesas têm andado a ser enganadas no parto".
A nossa opinião
- Rui Ramos analisa dois temas: no artigo escrito fala sobre a polémica de "Lisboa: as rendas do nosso descontentamento" e em comentário-vídeo, questiona se Trump está mesmo louco.
- Maria João Avillez conta a história d' "O Pátio" da sua casa, "poiso de revolucionários e de contra-revolucionários"
- Cavaco Silva escreve sobre a União Europeia e a Ásia Ocidental e sugere a criação de um G6.
- Valdis Dombrovskis alerta que "Uma Europa forte exige um euro forte".
Notícias surpreendentesHoje há concerto dos Guns N' Roses. Tem um vídeo com 5 histórias que talvez desconheça da banda; um artigo para recordar 10 canções que vale sempre a pena ouvir; e um texto onde o Pedro Vieira recorda o que teve de fazer para os ir ver há 25 anos.
Já o Bruno Vieira Amaral foi a Estevais com Rentes de Carvalho. Eis o relato da viagem à aldeia do Doutor Zeca e ao livro que fala dela.
Como é (quase) fim de semana, não posso deixar de lhe recomendar três novas lojas. Ficam em Lisboa e têm desde óculos a biquínis.
O maior avião do mundo já se mostrou... ao mundo. O Stratolaunch tem duas fuselagens, um asa de 117 metros, 72 metros de comprimento e 15 de altura. Deve voar só no próximo ano. E não, não serve para viagens comerciais.
E que tal, para terminar, um olhar completamente diferente da Coreia do Norte? Em 53 fotos de um fotógrafo do Bornéu, podem ver-se cascatas, lagos, mas também parques aquáticos e vistas fantásticas de Pyongyang (e nada de Kim Jon-un ou militares fardados de verde).
Não foi um bom dia para o futuro do planeta, mas houve muitas notícias e histórias em que devemos reflectir. É o que continuaremos a fazer aqui no Observador.
Tenha um bom fim de semana
Sem comentários:
Enviar um comentário