quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 26 Janeiro, 2017 
Partilhar Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

“Olho por olho, dente por dente”. Parece ser este o argumento do líder do país que historicamente se apresenta como farol da democracia para combater o terrorismo. Donald Trump admite voltar às práticas de tortura em interrogatórios de suspeitos de terrorismo. Por cá, não há TSU, mas tudo indica que haverá PEC.


"Waterboarding? No que me diz respeito, temos de combater o fogo com fogo”



Num exercício de regresso ao passado, o Presidente dos Estados Unidos assume que está a pensar em reativar práticas de tortura em interrogatórios de suspeitos de terrorismo. A começar pelo waterboarding, uma simulação de afogamento. Em entrevista à estação norte-americana ABC News, o Presidente dos Estados Unidos revelou ter já falado sobre esta possibilidade com os serviços secretos. O argumento: “Quando eles cortam as cabeças das nossas pessoas e de outras pessoas. Quando eles cortam as cabeças de pessoas só porque estas são cristãs no Médio Oriente, quando o ISIS está a fazer coisas de quem ninguém tinha ouvido falar desde os tempos medievais, pensaria fortemente sobre waterboarding? No que me diz respeito, temos de combater o fogo com fogo”, disse Trump na entrevista à estação norte-americana.

TSU chumbada no Parlamento. Alternativa é agora o PEC


TSU chumbada no Parlamento. Alternativa é agora o PEC

Os parceiros sociais dizem que há um acordo de princípio com o Governo para aceitar a redução do pagamento especial por conta como alternativa à Taxa Social Única (TSU),chumbada no Parlamento. Os parceiros sociais foram ontem à noite chamados a São Bento, onde o primeiro-ministro apresentou a alternativa do pagamento especial por conta. Apesar do acordo de princípio, os parceiros sociais já indicaram que estão ainda a faltar detalhes sobre a forma como se fará essa redução do pagamento especial por conta.

João Ferreira candidato da CDU a Lisboa


João Ferreira candidato da CDU a Lisboa

Foi apresentado esta manhã o candidato da coligação entre PCP e PEV às eleições autárquicas em Lisboa. É João Ferreira, membro do Comité Central dos comunistas que acumula atualmente as funções de vereador na Câmara da capital e de eurodeputado. Havia já sido candidato em Lisboa nas autárquicas de há quatro anos. A lista da CDU, que liderou, foi então a terceira, com 9,85 por cento dos votos, elegendo dois vereadores.

Entrevista Antena 1: PSD e as autárquicas


Entrevista Antena 1: PSD e as autárquicas

Em entrevista esta manhã à Antena 1, o coordenador autárquico do PSD diz que não será ele a avançar como candidato à Câmara Muncipal de Lisboa. O partido ainda não avançou um nome. José Eduardo Martins considera que o objetivo fixado por Pedro Passos Coelho de conseguir uma maioria de deputados é pouco ambicioso. Nesta entrevista à editora de política da Antena1, Maria Flor Pedroso, José Eduardo Martins afirmou ainda que o partido sofreu muito mais com os elogios de Cavaco Silva ao Governo de José Socrates do que com as posições de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o Executivo de António Costa. Veja aqui toda a entrevista.

Alzheimer: a doença que se esquece


Alzheimer: a doença que se esquece

Há cinco anos que Márcio cuida do pai, doente de Alzheimer. Uma doença que não tem cura, com causas desconhecidas e sintomas difíceis de reconhecer. Afeta mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. A maioria dos doentes de Alzheimer fica entregue aos cuidados de familiares que não têm formação, informação, nem apoio económico, social ou psicológico. Nesta história, o mais importante é o amor. Um filho que cuida do pai que já não o conhece. É também uma história de luta pela dignidade e pela memória. “Alzheimer: a doença que se esquece” é uma grande reportagem de Miguel Bastos, com pós-produção áudio de Rui Fonseca, para ouvir aqui na íntegra.

Pedala 500 quilómetros na direção errada


Pedala 500 quilómetros na direção errada

Já estava a pedalar há mais de um mês. Resistiu a temperaturas negativas. Quando foi avisado pela polícia de que estava a seguir no sentido errado. O engano foi de um camponês migrante chinês que queria festejar o ano novo lunar na terra natal. Sem dinheiro para um comboio – e muito menos avião – decidiu fazer a viagem de bicicleta. Estava a pedalar na autoestrada quando a polícia o intercetou e o avisou de que ia no sentido errado. Contamos toda a história aqui.

Taça da Liga: Benfica e Moreirense correm para a final


Taça da Liga: Benfica e Moreirense correm para a final

A bola volta a rolar esta noite no Estádio do Algarve depois de, na quarta-feira, o Braga ter passado à final da Taça da Liga ao bater o V. Setúbal por 3-0. O outro finalista será decidido hoje. Moreirense e Benfica, um deles vai estar no último jogo da prova.

 
A NÃO PERDER
Spam Cartoon - 2,7 milhões de pessoas já viram

Spam Cartoon - 2,7 milhões de pessoas já viram

Na sexta-feira passada colocámos no Facebook da RTP um cartoon sobre Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos da América. Praticamente uma semana depois, verificamos agora que o número de visualizações é impressionante. Pela hora a que escrevo estas linhas, mais de 2,7 milhões de pessoas viram o vídeo. Mais de 66 mil partilharam o cartoon na sua rede social. Se não viu ainda, clique aqui.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue