sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
space
space
Logotipo Antena 1
space
space

Bom dia!

Dia D. Dia de Donald Trump. Faltam poucas horas para os Estados Unidos terem um novo presidente. A Antena 1 falou com o historiador e professor universitário em Washington, Allan Lichtman, que previu a vitória do republicano nas eleições e que faz agora uma nova previsão: Trump vai enfrentar um processo de destituição e não vai cumprir o mandato até ao fim. Hoje, na tomada de posse, são esperadas entre 800 a 900 mil pessoas. Este número representa apenas cerca de metade do registado em 2009, no primeiro juramento de Barack Obama. Em Washington, a Antena 1 foi tentar perceber quem vai, afinal, apoiar Trump nas cerimónias de hoje no Capitólio e ouviu também vários portugueses que vivem nos Estados Unidos sobre o que esperam com a chegada do 45.º presidente americano.
Na contagem decrescente para a chegada à Casa Branca, Donald Trump fez ontem um discurso em Washington, em que apelou à união de todos os americanos e em que prometeu trazer de volta os empregos e reforçar as fronteiras do País.
Tudo em aberto nas eleições primárias de esquerda francesa, marcadas para domingo. No último debate da primeira volta, na televisão francesa, o protecionismo nacionalista de Donald Trump agitou a discussão entre os sete candidatos. Os telespectadores consideraram que Benoît Hamon foi o candidato mais convincente.
Greve pode afetar cirurgias e consultas. A paralisação começou à meia-noite e envolve todos os profissionais do setor da saúde, à exceção de médicos e enfermeiros. Entre as reivindicações, está a admissão de novos funcionários, a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os trabalhadores. A greve foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e está a ter uma adesão de 100% em vários hospitais do norte e centro, de acordo com Luís Pesca, dirigente sindical.
Continua incerto o futuro do Forte de Peniche. O governo queria incluí-lo na lista de monumentos públicos a concessionar a privados, mas a contestação popular acabou por fazer recuar o executivo nesta intenção. Até abril, um grupo de trabalho vai apresentar uma solução alternativa para o Forte, antiga prisão nos tempos da ditadura. Hoje, a emissão do Portugal em Direto vai ser feita a partir do monumento.
235 anos celebrados em festa. O café Martinho da Arcada, um dos mais emblemáticos do país, retoma hoje o ciclo de tertúlias que anima as mesas deste espaço histórico de Lisboa há 25 anos. Hoje, no ciclo Rostos da Portugalidade, a convidada é a atriz Eunice Muñoz. A Antena 1 foi tomar um café ao Martinho da Arcada e conhecer melhor o local.
Pontapé de saída na 18.ª jornada da I Liga de futebol. Paços de Ferreira e Moreirense jogam às 20:30 no Estádio da Mata Real, numa altura em que as duas equipas lutam pela manutenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue