sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

EXPRESSO

publicidade
Publicidade
778
20 JAN 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Trump, dia 1. Antigo edifício do DN teve obras ilegais, 32 apartamentos têm de esperar. Renascer depois de 42 horas encurralados sob o gelo
Boa tarde,

Donald J. Trump tomou esta sexta-feira posse como o 45º Presidente dos Estados Unidos da América. O que pode esperar-se da sua Administração nos próximos tempos? Vai Trump aguentar-se no cargo? A Joana Azevedo Viana consultou especialistas em assuntos americanos, para os quais os próximos dois anos serão fulcrais. No texto explica-se porquê.

As crónicas do Nicolau Santos (“Pode a administração limitar Trump?“, ) e do Daniel Oliveira (“Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas... depois de todos os outros”) são igualmente sobre o novo ciclo que acaba de se abrir nos Estados Unidos e no mundo.

Em destaque neste Expresso Diário está também um artigo sobre a antiga sede do Diário de Notícias, vendida no ano passado a um fundo de investimento, que tenciona lá construir 32 apartamentos. O problema, como conta o Adriano Nobre, é que o edifício, desenhado por Pardal Monteiro e classificado como Imóvel de Interesse Público, teve obras ilegais e “sem nenhuma qualidade arquitetónica”. Ou seja, para remodelar seja o que for, o novo proprietário terá de corrigir essas obras e salvaguardar vários elementos originais do prédio.

Um dos temas que dominou o dia foi a luta para resgatar sobreviventes do hotel que foi arrasado na quarta-feira por uma avalancha, em Itália. A Mafalda Ganhão conta como sete pessoas sobreviveram 42 horas soterradas num canto da cozinha, destruída, do hotel. E no exato momento em que está a ser enviada esta newsletter, os socorristas estão a tentar chegar a outras três pessoas de que tiveram entretanto sinais de vida.

Outra notícia desta edição é sobre os portugueses e o Brexit. Desde que os britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, há sete meses, o consulado português em Londres recebeu 1350 pedidos de esclarecimento. A Raquel Albuquerque acompanhou a audição do ministro dos Negócios Estrangeiros no Parlamento e falou com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, explicando o que foi e o que vai ser feito para ajudar os portugueses que vivem no Reino Unido.

juiz que tinha um papel central no maior caso de corrupção do Brasil, o processo Lava Jato, morreu num acidente de aviação, que está a ser investigado. A nomeação do seu sucessor já está a levantar polémica, se depender do Presidente Temer: como conta o jornalista brasileiro Plínio Fraga, a operação Lava Jato investiga o atual Presidente da República, dois ex-presidentes, ministros e ex-ministros de Estado, presidentes do Senado e da Câmara, além de dezenas de senadores e deputados.

Na política nacional, publicamos nesta edição um artigo centrado no antigo secretário-geral do PSD e antigo presidente da câmara de Cascais António Capucho, que rejeita voltar ao PSD, do qual foi expulso em 2014. Voltar ao partido com esta direção, “evidentemente que não”, diz Capucho, que volta a ser candidato à presidência da Assembleia Municipal de Sintra, no movimento independente de Marco Almeida, que, ao contrário do que aconteceu há quatro anos, conta desta vez com o apoio do PSD. A Helena Pereira e a Raquel Albuquerque contam o que se passa.

Neste Expresso Diário fazemos um balanço do Portal da Queixa, que recebe 120 reclamações por dia. A Isabel Leiria explica o que é, quando foi criado, como funciona e quais as queixas que mais lá são feitas. Nos lugares cimeiros da lista das empresas ou instituições com mais queixas estão os suspeitos do costume.

Para terminar os temas principais desta edição, apresentamos uma reportagem do Carlos Abreu (texto), do João Santos Duarte (vídeo) e do Tiago Miranda (fotos) sobre a partida de 600 toneladas de viaturas, armamento e munições para a República Centro-Africana, a bordo de um Antonov 124 ucraniano fretado pelas Nações Unidas, no quadro da mesma operação em que acabam de seguir para o país africano mais de centena e meia de comandos portugueses.

Na restante opinião, o Henrique Monteiro escreve sobre “O PS e os outros” e o Henrique Raposo pergunta “Correio de leitores: retornados ou refugiados?”.

O Expresso Diário volta na segunda-feira. Mas antes, já amanhã, há nas bancas nova edição do semanário, com o qual oferecemos o terceiro volume da biografia de Estaline.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, se possível sem queixas - mas certamente com frio...
LER O EXPRESSO DIÁRIO
O primeiro dia de um mundo ainda mais imprevisível
O primeiro dia de um mundo ainda mais imprevisível
PATRIMÓNIO
Antigo edifício do “DN” teve obras ilegais e “sem nenhuma qualidade arquitetónica”
IMÓVEL DE INTERESSE PÚBLICO Projeto de reabilitação e ampliação do antigo edifício do “Diário de Notícias” prevê a construção de 32 apartamentos. Aprovação está dependente da salvaguarda de vários elementos originais do edifício, desenhado por Pardal Monteiro, e da correção de obras ilegais
Como sete pessoas sobreviveram 42 horas soterradas no canto de uma cozinha
Como sete pessoas sobreviveram 42 horas soterradas no canto de uma cozinha
Nicolau Santos
Pode a administração limitar Trump?
 
Daniel Oliveira
Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas... depois de todos os outros
 
Henrique Raposo
Correio de leitores: retornados ou refugiados?
 
Henrique Monteiro
O PS e os outros
 
ACIDENTE AÉREO
Morte de juiz vai prejudicar o maior caso de corrupção do Brasil
POLÍTICA
Voltar ao PSD? “Evidentemente que não”, diz Capucho
BREXIT
Consulado de Londres recebeu 1350 pedidos de esclarecimento de portugueses
COMANDOS
O transporte inédito que entrou para a História das Forças Armadas
CONSUMO
Portal da queixa recebe 120 reclamações por dia

HASHTAG
#Renhang. o fotógrafo chinês que põe tudo a nu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue