segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

OBSERVADOR

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...O banco Monte dei Paschi, uma das maiores preocupações da economia italiana, anunciou, em comunicado, que vai continuar a tentar arranjar fundos junto de investidores privados. O objetivo é evitar uma intervenção pública que levasse a uma resolução. É um dos problemas a resolver pelo novo primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.

O Benfica venceu o Sporting por 2-1 e o Rui Miguel Tovar chamou-lhe "o dérbi melancia": "Vermelho por dentro (eficácia de Salvio e Raúl), verde por fora (mais posse de bola, mais remates à baliza, mais oportunidades, mais defesas impossíveis de Ederson)". Depois de ler a crónica do jogo, veja aqui as fotos dos golos.

Em Santa Maria da Feira, o FC Porto venceu o Feirense por 4-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma explica que, "tal como na mitologia grega, também em Santa Maria da Feira um Ícaro, este defesa-central, caiu (ou melhor: fez cair A. Silva, logo aos 4') e precipitou o fim".

Com todos estes resultados, quem vai ser, então, o "campeão de Natal"? O calendário e as contas estão aqui.


Informação relevanteOs investidores estrangeiros estão novamente a ganhar confiança na Grécia. De tal maneira que o país pode deixar de ser a grande preocupação da economia europeia em 2017. E quem substituirá os gregos nesse desagradável papel? O Credit Suisse avança com o nome de um candidato: Portugal.

duas renúncias no Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos: Luís Batista Branco e Manuel Coelho de Sousa deixaram o órgão responsável pela fiscalização da administração do banco.

Dois pareceres da Inspecção-Geral das Finanças que revelavam um agravamento das imparidades da Caixa estiveram no Ministério da Finanças do Governo de Passos Coelho durante seis meses e só foram despachados a 15 dias das eleições. A notícia é do Público.

Marques Mendes, que é um dos maiores apoiantes do Presidente da República, aproveitou ontem o seu espaço de comentário semanal na SIC para deixar um aviso a Pedro Passos Coelho: é "um erro" entrar em polémica com Marcelo. E explicou porquê: “O Presidente Marcelo é evidentemente uma referência de popularidade, de prestígio, de estatuto, de autoridade, por isso Passos Coelho, numa guerra com o Presidente, perde sempre, como qualquer líder da oposição perderia”.

Uma boa informação para quem paga impostos: em 2017, o IMI não vai aumentar em nenhum município. E cerca de 100 autarquias até o vão reduzir, segundo o Negócios. Mas atenção: o Jornal de Notícias alerta que os descontos para famílias com dependentes vão desaparecer em onze concelhos.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou uma medida surpreendente: retirou de circulação a nota de 100 bolivares. Pequeno detalhe: esta nota representa metade do dinheiro em circulação no país. O objetivo, diz Maduro, é combater as “máfias especulativas”.

Aqui fica uma informação para guiar o seu dia. O Observador vai seguir ao minutos dois acontecimentos que não pode perder:

Hoje, pode começar a sua semana com muita (e boa) opinião no Observador:
  • João Carlos Espada escreve "Um espectro ronda a Europa; mas qual?": "É muito possível que o espectro que verdadeiramente ronda a Europa seja o da radicalização mútua entre radicais inimigos das 'elites' e radicais inimigos do 'populismo'”.
  • Helena Matos escreve "Onde está o lápis azul?": "Um rapaz anavalhado no comboio por um gang à frente dos passageiros. Uma esquadra invadida. Onde estão as notícias sobre a criminalidade? Onde está o lápis azul?"
  • Alexandre Homem Cristo escreve "Os alunos aprenderam, os políticos não": "Eis o maior alerta do PISA 2015 e que tantos recusam reconhecer: romper com a avaliação na Educação não é romper com Nuno Crato, mas com toda uma linha reformista que percorreu vários ministros".
  • João Marques de Almeida escreve "Cristas em Lisboa e Moreira no Porto": "Em 2017 só há uma forma de combater a revolução política feita à esquerda em 2015: PSD e CDS apoiarem Cristas e Moreira. Não será fácil, mas não será mais difícil do que uma aliança entre PS, PCP e BE".
  • Lucy Pepper escreve "Admirável gatinho novo": "Os gatinhos e as outras tretas constituem uma força imparável na internet. Estão a fazer tudo declinar para o menor denominador comum, e hoje é o menor denominador comum que mantém vivos os media".
  • E Vasco Pulido Valente escreve no seu Diário: "Agora, Jerónimo de Sousa, Louçã, Catarina e congéneres protestam por aí contra a infame armadilha da “Europa”. Só que ela não nasceu ontem, nasceu em 1984 ou 85 e foi feita deliberadamente contra eles".

Os nossos Especiais No seu mais recente livro, "A Ira de Deus Sobre A Europa", José Rentes de Carvalho lembra os seus primeiros tempos como emigrante na Holanda. O Observador pré-publica um capítulo sobre os hábitos holandeses, os comportamentos sociais, a inclinação das escadas e o desenho das retretes.

José Carlos Fernandes esteve a ler "A Verdadeira História da SS", de Robert Lewis Koehl, e, num longo artigo sobre uma das organizações mais temidas e sinistras da Alemanha nazi, pergunta: "Será que todos os que ingressaram nas SS foram a encarnação do Mal?".


Notícias surpreendentes
Kevin Sussman, o Stuart da série "A Teoria do Big Bang", esteve em Matosinhos na Comic Con Portugal e falou com o Observador. Depois de cantar (a medo) uma pequena parte de "Soft Kitty", confessou que é mesmo um geek: "Sofri bullying [na escola], estavam sempre a meter-se comigo, enfiaram-me num cacifo…"

O Plano B, decididamente, não é para geeks. Um dos bares históricos do Porto fez 10 anos e a Sara Otto Coelho foi entrevistá-lo. Foi entrevistar o bar? Sim: foi entrevistar o bar. Aqui está o que ele tinha para dizer.

O que é que acontece nos locais abandonados pelo Homem? Simples: a Natureza regressa. E, às vezes, das formas mais improváveis, como mostram estas fotografias de árvores a engolirem bicicletas e de navios que se transformaram em florestas.

A publicidade serve para vender produtos - e para defender causas. A Marta Leite Ferreira juntou os 20 anúncios mais poderosos de 2016. Eles chamam a atenção para a Natureza, para a guerra e para a saúde.

Como hoje é segunda-feira e estamos todos muito bem-dispostos com o início de mais uma semana de trabalho (não é?), aqui fica uma dica do Alfredo Lavrador, responsável pela secção Auto do Observador: quer saber como conseguir (alguma) gasolina à borla?

De resto, já sabe: todo o dia, a todas as horas, o Observador vai ter a informação atualizada (e explicada). Venha ter connosco.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue