terça-feira, 4 de outubro de 2016

seu Expresso Curto

Helena Pereira
Por Helena Pereira
Editora de Política
 
4 de Outubro de 2016
 
Os segredos e as tensões na "geringonça"
 
Faz hoje um ano das eleições legislativas que deram a vitória à coligação PSD-CDS. E faz também hoje um ano em que PS e os partidos de esquerda já cozinhavam o acordo que veio a ser formalizado em novembro e que levou António Costa a substituir Passos Coelho na chefia do Governo. Logo no dia 4, ainda as pessoas estavam a votar, já emissários de Costa e Catarina Martins se sentavam à mesma mesa. Quer saber quem eram? Paulo Paixão revela ainda o acordo que esteve para ser assinado a quatro e que o PCP recusou. Os termos são muitos diferentes dos atuais e amarravam ainda mais os quatro partidos: PS, PCP, BE e Os Verdes.

Na segunda parte da entrevista ao Público, o primeiro-ministro comenta hoje as declarações da deputada do BE Mariana Mortágua sobre os ricos, dizendo que “essa nem é a linguagem do PS” e confirma que o imposto sobre o património imobiliário está a ser "calibrado" e vai mesmo avançar.

PCP e BE não gostaram de ouvir António Costa dizer na segunda-feira que nem todas as pessoas que recebem pensões baixas são pobres. Lembra-se da polémica das legislativas quando o PS prometia poupar mil milhões de euros na Segurança Social? Pois bem, o primeiro-ministro voltou ao tema, causando perplexidade e preocupação à esquerda. A CGTP também ficou apreensiva.

OUTRAS NOTÍCIAS

Morreu Mário Wilson, futebolista, treinador e selecionador nacional. A notícia foi dada pelo Benfica, clube a que tinha uma forte ligação. A 17 de outubro, o “Velho Capitão” faria 87 anos.

O juíz Rui Rangel está a ser investigado pelo Ministério Público devido às suas ligações ao empresário José Veiga. A Procuradoria-Geral da República revelou que foi aberta uma investigação com origem numa certidão do processo 'Rota do Atlântico'. O Ministério Público ordenou ainda a abertura de uma investigação sobre as fraudes com os estágios profissionais do IEFP.

Carlos Alexandre sugeriu. A ministra da Justiça ficou de pensar. Mas os advogados são contra. A deleção premiada, que já existe em alguns países, permite que um arguido possa ter uma pena negociada ou até mesmo a absolvição se colaborar com a Justiça para desmantelar uma rede criminosa. Mas em Portugal pode ser, para já, uma miragem.

O comissário alemão Günther Oettinger estreou-se esta semana e já se tornou rapidamente conhecido pelos portugueses. Admitiu em Lisboa que Portugal pode ter um segundo resgate. Suscitou indignação à esquerda e levou o ministro Augusto Santos Silva, mais uma vez, a criticar em público um alemão (lembra-se de Wolfgang Schauble?).

Isto no mesmo dia em que a comissária europeia para a Política Regional, Corina Cretu, defendeu que se houver suspensão dos Fundos Estruturais, esta só terá efeito em 2020 e apenas se não houver medidas corretivas. E quais serão essas? Não sabemos. Por enquanto.

O CDS propõe vir a "criar um apoio fiscal extraordinário para as empresas que invistam em equipamentos produtivos", recuperando o super crédito fiscal que já existiu. É uma das propostas para o Orçamento de 2017.

Minsheng Banking. O nome não lhe diz nada? Mas vai ouvir falar muito dele. É o banco chinês que formalizou interesse em comprar o Novo Banco. No final de julho, o Banco de Portugal informou que tinha selecionado cinco eventuais compradores mas este banco chinês ainda não tinha aparecido referido.

Amanhã é 5 de outubro e o Presidente da República vai condecorar Manuel Alegre e, a título póstumo, Barbosa de Melo. Volta a ser feriado e volta a ser comemorado na rua.

A candidata de última hora à ONU, Kristalina Georgieva, fez ontem a sua audição prévia. Sim, a adversária de Guterres admitiu que apresentou "tardiamente" a candidatura mas não explicou porquê.

O Prémio Nobel da Medicina foi atribuído ao cientista japonês Yoshinori Ohsumi pelas suas pesquisas na área da biologia celular. Traduzindo por outras palavras, foi o reconhecimento de um trabalho que pode ser determinante para o melhor conhecimento e tratamento de doenças como o Alzheimer. Hoje, será anunciado o prémio Nobel da Química.

Os EUA anunciou, em comunicado, ter suspendido as negociações com a Rússia com vista a um cessar de hostilidades na Síria, acusando o regime de Putin de preferir a via militar.

Em Espanha, depois da demissão de Pedro Sanchez, o PSOE procura um novo caminho. O presidente interino, Javier Fernández, já veio avisar que "uma abstenção não é o mesmo que um apoio", abrindo aparentemente a porta à viabilização do Governo do PP de Mariano Rajoy e assim impedir que o país vá outra vez a eleições.

Na Colombia, depois do 'não' ter ganho no referendo sobre um acordo de paz com as FARC, o chefe máximo da guerrilha, Timoleón Jiménez, admitiu retificar os termos do pré-entendimento de modo a que não se perca "a batalha pela paz", como referiu.

E, numa altura em que o novo ano letivo já vai a todo o vapor, deixo-lhe alguns conselhos sobre erros que os pais devem evitar quando o assunto lá em casa são os TPC. O texto é do El Mundo, as preocupações são de todos os pais.

FRASES

“Não sei qual é a probabilidade, mas é maior do que 0%”
Günther Oettinger, comissário europeu para a Economia e Sociedade Digital, sobre um segundo resgaste financeiro a Portugal

"Não há nenhuma razão para qualquer remodelação"
António Costa, primeiro-ministro

“Em África, diz-se que a mulher segura metade do céu”
Kristalina Georgieva, na audição como candidata a secretária-geral da ONU

NÚMEROS

500
Nos primeiros nove meses do ano, aumentou o número de carros de luxo vendidos. Jaguares foram 500, conta o Jornal de Notícias.

54%
Segundo dados do Banco de Portugal, nos primeiros sete meses do ano, os empréstimos concedidos pela banca para comprar casa cresceram 54% em relação a igual período de 2015.

2,5 mil milhões
Em Agosto, a dívida pública situou-se em 243,3 mil milhões de euros, aumentando 2,5 mil milhões de euros relativamente a julho.

O QUE ANDO A LER

Sou fã de Ian McEwan. É um dos autores que mais gosto. "Numa casca de noz" é o seu último livro em que o narrador é um feto que conta como a mãe está a planear assassinar o pai. Há quem lhe chame um escritor macabro, mas tal como McEwan explica é um exercício "muito louco e estúpido". E, acrescento eu, divertido, acredite. "Desta vez queria ser completamente livre, portanto ao criar um feto que é perito em vinhos era o ideal. Ele adora o Sancerre e o Pinot Noir, até identifica as vinhas e o ano de produção dos vinhos que a mãe bebe", explicou, numa entrevista ao DN, o escritor.

Ao lado de McEwan, tenho "As boas obras" de Susana Martins, jornalista da Rádio Renascença que teve o talento e a coragem de lançar um livro de poesia. Confesso que ainda só o folheei, mas vai seguir rapidamente na lista!

Fico por aqui. Tenha uma boa terça-feira! Amanhã é 5 de outubro, aproveite bem o feriado. E continue bem informado com o Expresso online, com o Expresso Diário às 18h e com a Tribuna, o novo site dedicado ao desporto. Até já!
 

publicidade



 

Publicidade

 
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

JOÃO PENHA - POETSA - NASDCEU EM 1838 - 29

  João Penha 1 língua Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. João Penha Busto de Joã...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue