terça-feira, 4 de outubro de 2016

Publicidade



670



03 Out 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
O documento integral do falhado acordo único da esquerda. Delação premiada? Não! Resgate? Nem falar! Uma meretriz e um exorcista

Boa tarde,

Amanhã, terça-feira 4 de outubro, faz um ano da “geringonça”, como passou a ser conhecido o acordo – ou melhor, os acordos – do PS com cada um dos três partidos à sua esquerda que permitiu viabilizar a formação do Governo. Nesta edição do Expresso Diário, o Paulo Paixão revela pormenores dos bastidores desses acordos e revelamos, na íntegra, o documento que PS e Bloco gostariam que tivesse sido assinado a quatro, mas cuja formulação e alcance o PCP recusou. E um historiador e dois linguistas fazem a leitura das diferenças entre o acordo que nunca foi assinado e os outros.

Sobre a ideia de a Justiça portuguesa passar a premiar as delações escreve o Rui Gustavo, que foi ouvir a bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga. Investigações criminais feitas à base de “confissões e delações” não, mais meios para a polícia sim, defende a bastonária.

Outro tema noticioso do dia foi a questão do eventual novo resgate financeiro a Portugal. Mas resgate é uma palavra proibida, escreve a Luísa Meireles, explicando como o comissário alemão Gunter Oettinger veio dar o dito por não dito e como o Governo português pediu o “máximo cuidado e sentido de responsabilidade” sobre a questão.

No Expresso Diário desta segunda-feira, publicamos ainda, nos temas principais:
  1. A posição (e as explicações) dos três candidatos a bastonário dos médicos, do atual e de quatro ex-bastonários sobre a eutanásia, com os quais a Maria João Bourbon falou.
  2. A história de uma meretriz tolerada suspeita de arquitetar assassínios. Chamava-se Amélia e é a “protagonista” deste novo artigo da Anabela Natário da série Crime à Segunda.
  3. Uma entrevista da Cristina Peres à especialista norte-americana em lei internacional Jean Cohen, segundo a qual “a religião é muito assustadora nos EUA e os religiosos têm de ser mantidos longe do poder político”.
  4. Um artigo do Luís M. Faria sobre a crise dos socialistas espanhóis, que estão longe de saber como descalçar a bota depois da demissão do secretário-geral, Pedro Sánchez.

…e nos espaços habituais das segundas-feiras:
  1. A ressurreição de um dos ícones do cinema de terror, “O Exorcista”, sobre o qual discorre o Reinaldo Serrano na sua crónica, Império dos Sentados.
  2. Como poupar centenas de euros na compra de eletrodomésticos - novos -, seguindo os conselhos do Pedro Andersson em Dicas de Poupança.
  3. A criação do maior serviço mundial de música digital, de que o Pedro Miguel Oliveira fala em Ruído na Rede

    Na opinião, o Nicolau Santos escreve sobre “Costa e a recomposição fiscal” e o Henrique Monteiro sobre “O ponto em que Costa e Gaspar se encontram”. O Daniel Oliveira afirma que “Para Marcelo a justiça fiscal é um luxo” e o Henrique Raposo defende que “Guterres faz falta aqui, não na ONU“.

    Boas leituras e um bom resto de dia, sem delações, resgates ou exorcismos


Ler o EXPRESSO DIÁRIO


JUSTIÇA

Advogados contra delação premiada
BASTONÁRIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS Elina Fraga discorda de investigações criminais feitas à base de “confissões e delações” e pede mais meios para a polícia


DOCUMENTO NA ÍNTEGRAQuando uma parte da esquerda tinha a utopia da mesa redonda
UM ANO DE ACORDOS À ESQUERDA Pétala a pétala, vão sendo conhecidos novos pormenores dos bastidores dos acordos da esquerda, que fazem um ano esta terça-feira. O Expresso revela na íntegra o documento que PS e Bloco gostariam que tivesse sido assinado a quatro, mas cuja formulação e alcance o PCP recusou


DECLARAÇÕES POLÉMICAS SOBRE PORTUGALResgate, a palavra proibida
DECLARAÇÕES POLÉMICAS SOBRE PORTUGALResgate, a palavra proibida


Nicolau Santos

Costa e a recomposição fiscal
 

Daniel Oliveira

Para Marcelo a justiça fiscal é um luxo
 

Henrique Raposo

Guterres faz falta aqui, não na ONU
 

Henrique Monteiro

O ponto em que Costa e Gaspar se encontram
 


PETIÇÃO

Eutanásia divide candidatos a bastonário dos médicos


ENTREVISTA | JEAN COHEN

“A religião é muito assustadora nos EUA. Os religiosos têm de ser mantidos longe do poder político”


CRIME À SEGUNDA | 2ª TEMPORADA

Amélia Marques, de meretriz tolerada a desordeira e suspeita de instigar assassínios


IMPÉRIO DOS SENTADOS

Uma história sobre o “filme mais assustador de sempre”


DICAS DE POUPANÇA

Poupe centenas de euros em eletrodomésticos


RUÍDO NA REDE

Spotify + Soundcloud=vem aí o maior serviço mundial de música digital


Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

JOÃO PENHA - POETSA - NASDCEU EM 1838 - 29

  João Penha 1 língua Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. João Penha Busto de Joã...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue