Na Tailândia, vários ataques bombistas fizeram pelo menos quatro mortos e mais de 30 feridos. Num dos locais mais visitados do mundo, há turistas entre esses feridos. Os atentados e ataques na região sul do país são habituais devido a um conflito separatista.
O Governo vai voltar a avaliar esta sexta-feira o valor do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, que agravou em fevereiro o preço dos combustíveis. As Finanças comprometeram-se a fazer estas revisões trimestralmente. Mas não têm estado isentas de críticas.
Hoje é também dia de se conhecerem as contas nacionais trimestrais. A divulgação do INE está prevista para as 9h30.
Informação relevante
Ascenso Simões, ex-secretário de Estado de António Costa na Administração Interna admitiu ter-se cometido um "erro grave" na prevenção dos fogos. Uma proposta técnica entregue ao governo em 2005 previa um plano que se deixou cair. Em 2014, na tese de mestrado, Ascenso, o também ex-diretor de campanha do agora primeiro-ministro, lamentou não a ter posto em prática dizendo ter ido um "erro grave". Notícia da Ana Suspiro.
Histórias que o incêndio da Madeira deixou para contar. O João Pedro Pincha encontrou casas ardidas de onde os ladrões aproveitaram para levar o que sobrou, o desespero vivido no Nacional da Madeira e o regresso doloroso de muitos depois de verem o que o fogo lhes deixou. Porque às vezes "a vida no paraíso pode ser um inferno".
António Costa foi ao Funchal confirmar ajuda financeira do Estado. Com o cálculo dos prejuízos a atingirem para já os 55 milhões de euros, o primeiro-ministro não quis quantificar o valor dos apoios.
E já se sabe quem foi o incendiário responsável pela tragédia. Chama-se Paulo Gonçalves, tem 24 anos, é alcoólico, está desempregado, consome drogas e vive de trabalhos ocasionais. Ele próprio confessou à PJ que pegou num isqueiro e ateou o fogo. E não foi a primeira vez.
A ajuda europeia a Portugal no combate aos incêndios aqueceu os discursos nacionais. Primeiro foi a ministra, que lamentou "alguma falta de solidariedade europeia" enquanto anunciava uma nova reforma da floresta e admitia penas maiores para os incendiários. Depois veio o secretário de Estado criticar: "A Europa não foi assim tão pronta para nós, enfim", disse, enquanto avisava que os próximos dias vão continuar a ser terríveis. Por fim o próprio primeiro-ministro lembrou que "a UE tem que ter a noção" que o país precisa de meios reforçados. Neste novo braço de ferro com a Europa, Portugal parece estar a levar a melhor: Bruxelas justificou a ajuda limitada, dizendo que "há outros países a lidar com o mesmo problema".
Ontem os incêndios obrigaram a evacuar uma aldeia no Gerês e chegaram à serra da Arrábida. Hoje, à beira do fim de semana, a situação está mais controlada, mas ainda há seis grandes fogos ativos.
As imagens são as de um rasto de destruição. Basta olhar para o que restou de um hotel de luxo madeirense na Choupana ou ver de novo os passadiços do Paiva a arder.
Outras notícias:
Os quatro argelinos que invadiram a pista do aeroporto de Lisboa foram condenados quatro anos de prisão mas com pena suspensa.
O Governo deu 'luz verde' à solução para os lesados do BES. A solução permitirá devolver parte do dinheiro perdido após a queda do banco.
Em Itália, os pais que impuserem um dieta vegan aos filhos arriscam pena de prisão. O parlamento italiano vai apreciar um projeto lei para proteger as crianças de dietas consideradas desequilibradas.
Na Turquia, Erdogan continua a sua purga. 27 mil professores perderam as suas licenças e deixam de poder ensinar.
Para os que gostam da tecnologia da Apple, uma nota para a agenda: os novos iPhone 7 chegam a 7 de setembro. O MacBook Oro também está para breve.
São dois os monstros olímpicos americanos: Michael Phelps e Simone Biles. Phelps conquistou a sua quarta medalha de ouro no Rio nos 200 metros livres (ao todo já são 22 as douradinhas que tem em casa), e igualou os seus compatriotas Carl lewis e Al Oerter como os únicos atletas a conseguir quatro ouros na mesma prova individual em quatro Jogos consecutivos. É obra. Já Biles, na sua estreia olímpica, 'limpou' o segundo ouro (e ainda deve ir buscar mais três) no all around sem dar hipóteses, comprovando porque é a melhor ginasta da atualidade, a nova Nadia Comaneci. Só visto.
O dia de emoções na ginástica dos EUA (até a treinadora ficou em lágrimas com o que as meninas lhe sussurraram ao ouvido), não foi famoso para os portugueses. Salvou-se o windsurf: João Rodrigues ainda se pode qualificar para a regata das medalhas. O melhor é ver as imagens deste quinto dia. E agora vem aí o atletismo.
E de quem é a grande culpa da medalha de bronze de Telma? Da sua irmã Ana. E não é que o Hugo Tavares da Silva, o enviado do Observador aos Jogos, falou com ela!
E como foram os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, os Jogos de Hitler? A competição que antecedeu a II Guerra teve Jesse Owens, o negro americano, em destaque, mas serviu sobretudo para o Fuhrer fazer propaganda nazi dissimulada. Os acontecimentos, o documentário e as imagens de uma prova que marcou a História.
Os nossos Especiais para ler no verão
A nova época de futebol arranca esta noite, com um Rio Ave-FC Porto. O Benfica mudou pouco, o Sporting menos ainda, os portistas... veremos. O retrato do campeonato que aí vem, apresentado de forma original pelo Diogo Pombo.
Lenine e Estaline, Vladimiro ou Gagarine, são portugueses de carne e osso que partilham os nomes com três “heróis” soviéticos. O que pensarão eles sobre a solução governativa de esquerda, vulgo “geringonça”, que viabilizou o Governo do PS? A Elsa Araújo e Silva foi saber.
Do lado da economia, as perdas dos pequenos investidores em obrigações da PT podem chegar aos 500 milhões de euros. Os bancos venderam produtos financeiros complexos a clientes de retalho. Agora os seus investimentos podem valer menos 80%. As contas são da Ana Suspiro e do David Almas.
O mundo é um lugar cada vez mais imprevisível. Para onde vamos? Como imaginar um mundo quase sem crescimento económico mas com Putin, Erdogan ou Trump? A conversa de José Manuel Fernandes com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama no Conversas à Quinta.
Notícias surpreendentes
Começa hoje o Bons Sons em Cem Soldos, Tomar. A Ana Rita Guerra foi ver como se organiza um festival de música numa pequena aldeia. Começa também em Alcafozes, Idanha-a-Nova, o Boom. A Rita Cipriano conta como é o festival que só acontece de dois em dois anos, na lua cheia de agosto, e que tem crescido sem parar desde 1997.
E se pensa que os bons vinhos do Alentejo vêm da região seca e do interior, está enganado. Os vinhos da costa alentejana estão aí para ficar.
São feias, raramente foram vistas, e como imagens pouco valem. Mas estas 5 fotos mudaram o rumo do mundo, pelas histórias que encerram.
Tem saudades do humor de José Vilhena? Já as pode matar: A trilogia às aventuras e desventuras de Avelina, uma jovem criada, voltou agora às bancas pelas mãos da E-Primatur. Com os desenhos originais e tudo a que tem direito.
Em tempos de descanso, é bom não descurar a forma física. Saiba por isso como não engordar nas férias e aprenda 10 exercícios para fazer na toalha de praia.
Outro bom exercício: ir clicando no Observador para estar sempre a par de toda a informação.
Um bom fim de semana (fique com as nossas melhores sugestões)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook
no Twitter
por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário