sexta-feira, 15 de julho de 2016

RTP - O ESSENCIAL - 15 DE JULHO DE 2016

RTP - O Essencial
11:59
Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 15 Julho, 2016 
Partilhar . Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

Um camião. Um condutor. Uma multidão que assistia a um fogo-de-artifício. Bastou isso em Nice, no sul de França, para transformar uma celebração numa noite de terror. Terrorismo que entra numa nova dimensão.


O terrorismo volta a atacar em França


O terrorismo volta a atacar em França

Pelo menos 84 pessoas morreram – entre elas várias crianças –  e dezenas ficaram feridas quando um camião abalroou uma multidão que assistia em Nice ao fogo-de-artifício do 14 de Julho, o dia nacional francês. O condutor já foi identificado pelas autoridades francesas. Trata-se de um homem, de 31 anos, de nacionalidade franco-tunisina. Foi abatido na altura pelas autoridades. Uma situação que estamos a acompanhar ao minuto na RTP.

Três dias de luto nacional e estado de emergência prolongado


Três dias de luto nacional e estado de emergência prolongado

O Presidente francês declarou três dias de luto nacional. O estado de emergência no país foi prolongado até final de outubro. François Hollande esteve esta manhã reunido com o gabinete de crise. “A França está horrorizada com o que sucedeu”, disse já o Presidente francês, “mas ela é forte e será sempre mais forte do que o terror”. “É a França no seu todo que está a ser ameaçada por terrorismo islâmico. As forças de segurança vão continuar no “nível mais elevado” e vão ser mobilizadas forças de reserva e mais de dez mil soldados.

Portugueses em Nice descrevem cenário de terror


Portugueses em Nice descrevem cenário de terror

São vários os relatos impressionantes do que aconteceu em Nice. Carlos Barros, um emigrante português que vive na cidade, contou à RTP que o “camião passou a dez ou 15 metros” do sítio onde estava. “O camião ia aos ziguezagues a tentar apanhar o máximo de gente possível”. Outra portuguesa, Daniela Ferreira, também estava no local quando o camião abalroou as pessoas. “Ouvi os tiros e a confusão foi enorme”.

Ataque condenado por líderes mundiais


Ataque condenado por líderes mundiais

“Foi com grande consternação que tomei conhecimento do hediondo atentado (…) num dia tão especial para a França“, escreveu o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa num mensagem de condolências. Também o primeiro-ministro António Costa repudiou o ataque e manifestou “total solidariedade para com os franceses”. De todo o mundo chegam vozes de condenação ao que aconteceu em Nice. A chanceler alemã Angela Merkel prometeu estar “ao lado da França contra o terrorismo”. Já o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, apelou para não se ceda “às tentações da divisão e do ódio”.

França: alvo terrorista


Em dois anos o território francês foi assolado por três ataques terroristas de grande dimensão. Janeiro de 2015, com o mortífero assalto ao jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris. Alguns meses depois, em novembro , uma operação reinvindicada pelo Estado Islâmico resultou na morte de 130 pessoas. Vários pontos da capital foram atacados: bares, restaurantes, uma sala de espetáculos, um estádio de futebol. E agora Nice.

Benfica e Vitória de Setúbal empatam no Algarve


Benfica e Vitória de Setúbal empatam no Algarve

Um empate, sem golos, foi o resultado do jogo do Benfica com o Vitória de Setúbal no torneio Algarve Football Cup. Um encontro de preparação da época que se aproxima. Já esta sexta-feira, o Setúbal volta a entrar em campo para defrontar os ingleses do Derby County, às 20h30, no Estádio Algarve.



A não perder
Manobras no ar

Manobras no ar

Em Farnborough, Inglaterra, está a decorrer um dos maiores espetáculos aéreos do mundo. Por lá passam dezenas de aparelhos, desde caças militares até aviões comerciais. Aconselho que espreite este vídeo colocado no YouTube pela Airbus que mostra manobras impressionantes de um A380 – aquele gigante do ar – e de um A350.









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    

 


Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue