quarta-feira, 13 de julho de 2016

OBSERVADOR - 13 DE JULHO DE 2016

360º - O parto em casa que foi fatal para Alice, as sanções e a entrevista-alerta de um banqueiro francês

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Os desempregados vão deixar de ter de se apresentar quinzenalmente a partir de outubro. O projeto de lei que parte de um proposta do BE que o Governo prometera avaliar, foi agora acordado com o PS e já deu entrada na Assembleia. Inclui um acompanhamento individual de todos os desempregados.

Na corrida à liderança da ONU, António Guterres voltou ontem a debater com os seus dez adversários, numa espécie de casting para o cargo. Frase chave: "O mundo precisa de liderança e de valores".

Joaquim Sousa Ribeiro diz adeus ao Tribunal Constitucional. Foi um mandato de nove anos, quatro dos quais como presidente, marcado pelos “chumbos” a várias medidas dos Orçamentos do Estado durante os anos em que Portugal esteve sob resgate financeiro. A eleição dos novos cinco juízes do TC pelo Parlamento (há mais quatro conselheiros que terminam mandato) — e cujos nomes ainda não foram propostos – está marcada para o dia 20 de julho.

Theresa May torna-se hoje a segunda mulher à frente do Governo do Reino Unido, depois de Margaret Thatcher. A sucessora de David Cameron, que se demitiu depois do referendo que colocou os britânicos fora da UE, terá de lidar com todo o processo do Brexit. O que pensa e o que quer esta rainha do gelo?



Informação relevante
António Costa reagiu ao processo de sanções aberto pela Comissão Europeia a Portugal e Espanha com uma espécie de fuga para a frente. Enquanto Espanha, de forma simbólica, reagia de imediato com um aumento de impostos para as empresas em 2007, o primeiro-ministro português desvalorizava e contestava a decisão, sabendo  que tem de negociar qualquer medida do próximo Orçamento com os seus parceiros da 'geringonça' e manter a estratégia de enfrentar Bruxelas. Não vai haver medidas extraordinárias, garantia em declarações ao Público, reforçando o que já tinha afirmado Mário Centeno: de que não será preciso plano B. Marcelo saiu em defesa do Governo dizendo que a Comissão foi "teimosa". Quanto a PSD e PS, claro, trocaram acusações.

O Parlamento quer ouvir Durão Barroso, Paulo Portas, Martins da Cruz e Jorge Sampaio sobre a guerra do Iraque. Mas não sendo audições no âmbito de uma comissão de inquérito, nenhum é obrigado a comparecer.

As notas do 9.º ano baixaram tanto a português como a matemáticaA média na prova final de português desceu de 58% para 57% e a matemática caiu de 48% para 47%, a segunda pior média de sempre. Hoje saem as notas dos exames do 12º ano, decisivos para a entrada na Universidade.

Foi a polémica fútil do dia. Jéssica Augusto e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo exigiram a Marcelo as mesmas condecorações dadas aos campeões europeus de futebol. "Também gostava de ser comendadora", afirmou mesmo a atleta (bronze na meia-maratona dos Campeonatos Europeus de Atletismo). Mas Marcelo já tinha decidido fazer as distinções. Falou nelas em Paris. E vai entregá-las esta tarde.

Balanço final do choque frontal de dois comboios em Bari, Itália: 27 mortos e 18 feridos.

Em Espanha, Rajoy arranjou finalmente um aliado. Albert Rivera confirmou que o Ciudadanos vai abster-se no processo de investidura. Hoje há reunião entre PP e o PSOE de Pedro Sánchez. Se os socialistas também se abstiverem, Espanha pode voltar a ter Governo, sete meses depois.

Nos EUA, é oficial: Hillary ficou sozinha na corrida à nomeação democrata. Bernie Sanders declarou-lhe o seu apoio oficial.



Os nossos Especiais
"Os pais queriam que aquele momento fosse vivido na presença do mínimo de pessoas e com a menor intervenção médica possível. Na manhã em que Alice ia nascer, fizeram o que tinham contratado com uma enfermeira. Telefonaram-lhe e ela pôs-se a caminho, do Algarve para Queluz. Quando chegou, Alice tinha nascido há duas horas e não estava bem. Ainda assim, ela só recomendou aos pais que a levassem ao hospital sete horas depois. Tarde demais. Alice acabaria por morrer, vítima de uma malformação cardíaca, sem sequer ter sido sujeita à operação que a podia salvar". A enfermeira foi condenada a dois anos e quatro meses de cadeia efetiva por homicídio por negligência. Os pais podem ainda ser responsabilizados. Esta história terrível é contada assim pela Sónia Simões e serve de alerta contra o perigo dos partos em casa.
Um outro tipo de alerta, mais um, sobre o caminho económico de Portugal. Patrick Artus, economista-chefe de um dos principais bancos franceses, o Natixis, diz que Portugal é o país em maior risco de ver fechadas as portas dos mercados.
Em entrevista ao Edgar Caetano, ele explica porque parou o investimento em Portugal? E avisa: "Será dramático quando o BCE deixar de comprar dívida portuguesa".



Notícias surpreendentes
Ainda o Euro 2016. O canal do YouTube 442oons criou uma série de vídeos de desenhos animados sobre o Europeu. Aviso desde já que são hilariantes. Veja as brincadeiras com todos os jogos da seleção portuguesa e ainda um filme do Euro 2016 em 120 segundos. Tem também um outro, igualmente fantástico, que mostra como Portugal ganhou o canecoJá o Turismo de Portugal decidiu aproveitar o vídeo que comoveu o mundo, o da criança lusodescendente que conforta o adepto francês, e convidou os dois a visitar o nosso país.

O que é o mind coach, o método que ajudou Éder a marcar o golo que nos tornou campeões europeus? O Presidente da Federação de Coach, com quem a Vera Novais falou, garante que "Coaching não é psicologia" e explica esta forma de motivação.

Saudáveis, frescas ou à medida da geleira da praia. No verão, as livrarias encheram-se de livros de receitas saudáveis e fáceis. A Ana Dias Ferreira reuniu as melhores. Boa nova: quase não vai ter de ligar o fogão.

E como é tempo de férias, temos também passatempos para si. Por exemplo, ver como foi resolvido o maior problema matemático do mundo. Ou tentar descobrir um telemóvel camuflado nesta imagem.
Vasco Galhardo Simões estava de regresso a Lisboa, vindo de Londres, quando um cenário mágico e instantâneo se desenhou diante da lente do seu iPhone. Assim se tornou o único português na lista de vencedores do do concurso iPhone Photography Awards. Conheça-os todos vendo as suas 60 fotos surpreendentes.


Mesmo sem mind coaches, o que não falta ao Observador é motivação para lhe dar toda a informação que o dia vai trazer. Passe por cá, leia histórias incríveis, notícias sempre atualizadas e sugestões para todos os gostos.

E já sabe, tenha um bom dia, feliz e produtivo


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscriçã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue