quarta-feira, 13 de julho de 2016

EXPRESSO - 13 DE JULHO DE 2016

Pokémon

Expresso Diário (expressodiario@news.impresa.pt)
19:15
Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade



621



13 Jul 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
A longa espera de uma ex-agente da CIA em Lisboa. O futebol português não tem cor. Turistas estão a dar cabo disto? A febre do Pokémon

Boa tarde,

A abertura do Expresso Diário desta quarta-feira é feita com um artigo no qual o Micael Pereira volta a um assunto que esteve há semanas na berlinda mas de que nunca mais se falou: o da ex-agente da CIA em Lisboa cuja extradição a Itália pediu a Portugal. A antiga operacional da secreta norte-americana, Sabrina de Sousa, devia ter sido escoltada antes do fim do mês pela polícia num avião para Milão, onde foi condenada por causa de uma operação secreta da CIA, mas a extradição está bloqueada há mais de um mês.

O segundo tema em destaque nesta edição analisa o futebol português sob um prisma do qual pouco se tem falado: o da cor da pele ou da etnia. Há discriminação? Não há? A Christiana Martins pôs-se em campo (já que estamos a falar de futebol…) e conclui que, no futebol nacional, quem tem talento contorna a discriminação, seja branco, preto ou cigano. Mas, por muito pequeno que seja, paira sempre um ”mas…”

Terceiro tema: o turismo está mesmo a matar o centro das nossas cidades? O Airbnb está a tirar casas a quem pretende arrendá-las? As rendas estão a aumentar por causa do turismo? As respostas a estas perguntas estão em mais um trabalho da sériede jornalismo de dados 2:59 Para Explicar o Mundo, apresentado pela Carolina Reis.

Quarto tema: 13 anos depois da invasão do Iraque, Durão Barroso, Paulo Portas, António Martins da Cruz e Jorge Sampaio foram chamados ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre o envolvimento de Portugal. A Raquel Albuquerque mergulhou nos arquivos para nos contar o que cada um deles disse na altura.

Quinto tema: que febre é esta com uma coisa chamada Pokémon GO? Esta coisa é um jogo para telemóvel que está a pôr meio mundo doido, como explica a Mariana Lima Cunha, que deixa um aviso: é preciso ter cuidado.

Sexto tema: quem é António Ramalho, o homem que vai mandar no Novo Banco? O João Palma-Ferreira traça-lhe o perfil.

Sétimo tema: afinal Espanha vai ter ou não Governo, depois de duas idas sucessivas às urnas inconclusivas? O vencedor da mais recente terminou hoje a ronda de consultas aos líderes dos vários partidos com representação parlamentar e parece que está tudo como tem estado nos últimos 200 dias: em águas de bacalhau. Como conta na sua análise o meu camarada Angel Luís de la Calle, correspondente do Expresso em Madrid, o PSOE não arreda pé e recusa deixar passar no Parlamento a investidura do vencedor (nem que fosse abstendo-se), estando assim a empurrar a Espanha para… novas eleições, as terceiras legislativas seguidas.

No habitual espaço das quartas-feiras dedicado ao turismo e/ou à aviação, a Conceição Antunes conta tudo sobre um projeto que é uma espécie de Airbnb para comida – portuguesa – e que está quase, quase a chegar. É feito por portugueses, vai começar na zona norte e a ideia é estendê-lo depois progressivamente.

Na opinião, dois dos nossos colunistas “batem” no Presidente Marcelo: o Daniel Oliveira falando de “Marcelo e o efeito boomerang do populismo”, o Henrique Raposo chamando-lhe “O bobo” e explicando porquê. Quanto ao Henrique Monteiro, escreve sobre “O Deus de Catarina Martins”, enquanto o João Vieira Pereira pega nos dados recentes sobre o crescimento astronómico do PIB irlandês para desabafar: “Ai Irlanda”.

Boas leituras e um bom resto de dia, com cuidado no caso de também ter apanhado as febres do Pokémon

publicidade
Publicidade


Ler o EXPRESSO DIÁRIO


SOCIEDADE

Extradição de ex-agente da CIA em Lisboa bloqueada há mais de um mês

IMBRÓGLIO Decisão tornou-se definitiva a 8 de junho. Era suposto Sabrina de Sousa ter sido escoltada antes do fim do mês pela polícia num avião para Milão, onde foi condenada por causa de uma operação secreta da CIA. Carta enviada pelo governo italiano parece ter mudado tudo


O futebol português desdramatiza o preconceito

INTEGRAÇÃO Venceram e tornaram-se ídolos. São ciganos, negros e vêm de classes economicamente desfavorecidas. No mundo do futebol português, quem tem talento contorna a discriminação. Também aqui a seleção é um exemplo a seguir. Apesar disto: ninguém teria duvidado da idade de Renato se ele não fosse negro, garante um ex-treinador do craque português


MULTIMÉDIAO turismo está mesmo a matar o centro das nossas cidades?

2:59 PARA EXPLICAR O MUNDO

João Vieira Pereira

Ai Irlanda
 
Daniel Oliveira

Marcelo e o efeito boomerang do populismo
 
Henrique Raposo

O bobo
 
Henrique Monteiro

O Deus de Catarina Martins
 

PERFIL

As histórias do homem que vai mandar no Novo Banco

CHAMADOS AO PARLAMENTO

O filme de 2003. O que eles disseram sobre a guerra do Iraque

TECNOLOGIA

Que febre é esta com o Pokémon GO? (e fica o aviso: é preciso ter cuidado)

ESPANHA

“Nega” do PSOE ameaça levar país para terceiras eleições seguidas

TURISMO

Vem aí uma espécie de Airbnb mas para comida. E portuguesa

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui


Demasiadas newsletters? Pode anular a sub

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue