terça-feira, 26 de julho de 2016

EXPRESSO - 26 DE JULHO DE 2016

Ou sanção é zero ou Governo processa Bruxelas. Caixa Geral de Interrogações, a partir de amanhã. França, choque e medo após ataque em igreja

Expresso Diário (expressodiario@news.impresa.pt)
19:12
Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com


632



26 Jul 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
Ou sanção é zero ou Governo processa Bruxelas. Caixa Geral de Interrogações, a partir de amanhã. França, choque e medo após ataque em igreja

Boa tarde,

Bruxelas anuncia esta quarta-feira se há ou não sanções a Portugal e Espanha. E o Governo português está irredutível: nem que a sanção seja de apenas um cêntimo, promete recorrer para o Tribunal de Justiça da União Europeia. A Luísa Meireles e a Susana Frexes fazem o ponto da situação do lado de cá (Governo) e do lado de lá (União Europeia). E a crónica do Ricardo Costa é sobre "A Comissão Europeia e o sexo dos anjos"

Outro dos assuntos de que vai falar-se esta quarta-feira é o do início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquériro à gestão da Caixa Geral de Interrogações – perdão: de Depósitos – na última década e meia. As contas do banco público vão ser passadas a pente fino, para escrutinar os créditos tóxicos e apontar responsabilidades de administrações e de Governos por se ter chegado ao ponto a que se chegou, de a Caixa Geral de Interrogações – perdão: de Depósitos – precisar de uma recapitalização num montante sobre o qual também ninguém se entende. Mas que é de vários milhares de milhões de euros, como relembra a Anabela Campos no seu artigo.

Nesta terça-feira, o ciclo noticioso voltou a ser dominado pelo terrorismo. Um novo ataque - uma tomada de reféns numa igreja, cujo padre foi degolado – colocou a França em estado de choque. O Daniel Ribeiro, nosso correspondente em Paris, relata o que está passar-se num país onde há cada vez mais medo, de tudo, e cujo Presidente diz: “Estamos em guerra”. Guerra ao Daesh.

Será que o ataque na igreja na Normandia e a execução do padre, que se chamava Jacques Hamel e tinha 84 anos, podem ser o início de uma guerra religiosa direta? O Hugo Franco falou com vários padres portugueses, que lhe falaram desta “situação nova”.

Sabia que a estatura do homem português aumentou cerca de 15 centímetros nos últimos cem anos e que o aumento da estatura é geral, por todo o mundo? E sabe quem são os homens mais altos do mundo? E os mais baixos? A Isabel Leiria analisou os dados científicos mais recentes sobre este assunto e explica-lhe tudo (fique já a saber que nos mais baixos ainda há uma certa entoação a português…)

Na mesma altura em que esta newsletter está a ser escrita e enviada está a ser apresentado um livro que pretende explicar, em 35 pontos e de forma simples, o que está a passar-se com a Segurança Social. A Rosa Pedroso Lima falou com um dos coautores, Francisco Louçã. “Quisemos fazer um texto que seja legível por quem não conhece esta área mas que quer ter respostas a muitas questões”, disse-lhe o antigo líder bloquista.

Dos livros para os discos: há por aí um álbum inédito do recém-falecido David Bowie. Chama-se “The Gouster”, tinha sido gravado em 1974 e arquivado desde então, e vai ser publicado no próximo dia 23 de setembro. O Nuno Galopim conta toda a história do novo-velho disco – e não só.

Na opinião, o Henrique Raposo escreve sobre “António Costa, o caso amoral” e na tecnologia o Paulo Matos, meu camarada da Exame Informática, apresenta e analisa um ecrã que além de ser curvo tem um computador lá dentro.

Como o Henrique Monteiro foi de férias, a última página do Expresso Diário terá em cada uma das próximas três semanas conteúdos diferentes. Ao longo de toda esta semana publicaremos as histórias de pessoas cuja atividade profissional é desenvolvida na rua. Depois da vendedora ambulante Maria Santana, a personagem da rubrica No Olho da Rua é, esta terça-feira, o homem-estátua Luís Melo, que o Bernardo Mendonça ouviu, fotografou e gravou.

Boas leituras e um bom resto de dia, à frente de ecrãs curvos ou no olho da rua



Ler o EXPRESSO DIÁRIO


POLÍTICA

Governo processa Bruxelas mesmo que sanção seja de €1

DECISÃO Bruxelas anuncia esta quarta-feira se há ou não sanções a Portugal e Espanha. Notícias mais recentes apontam para multa até €36 milhões REAÇÃO Governo só não recorre para o Tribunal de Justiça da União Europeia se a sanção for zero





Caixa Geral de Interrogações: vêm aí as perguntas difíceis
COMISSÃO DE INQUÉRITO ARRANCA ESTA QUARTA-FEIRA

Caixa Geral de Interrogações: vêm aí as perguntas difíceis
COMISSÃO DE INQUÉRITO ARRANCA ESTA QUARTA-FEIRA

Ricardo Costa

A Comissão Europeia e o sexo dos anjos
 
Henrique Raposo

António Costa, o caso amoral
 

LIVRO

A Segurança Social explicada a todos e em 35 pontos

OS MAIS ALTOS E BAIXOS DO MUNDO

Os gigantes holandeses, os portugueses médios e os baixinhos timorenses

MÚSICA

Uma primeira audição do álbum inédito de Bowie

NO OLHO DA RUA

“As mulheres românticas veem-me como um príncipe de olhos azuis saído de um conto de fadas”

TECNOLOGIA

Um PC de boas curvas

ARTE

A escultura feita de couscous

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui


Demasiadas newsletters? Pode anular a su

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue