quinta-feira, 16 de junho de 2016

OBSERVADOR / 16 DE JUNHO DE 2016

360º -- O alerta dos mercados sobre Portugal, o que Costa quer para a banca e a Caixa, senhores, a Caixa

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Más notícias sobre Portugal para os mercados internacionais. O Commerzbank, influente banco alemão, enviou a nota de investimento habitual aos seus clientes onde avisa que o nosso país está “à beira da crise” e com um governo cuja estratégia de “marcha atrás” nas reformas ameaça “os progressos dos últimos anos”.

Depois dos exames de português do 12º ano, o site do IAVE foi abaixo ontem à noite, impossibilitando os cerca de 75 mil alunos que realizaram a prova de consultar os critérios de correção. O Observador publicou-os. Estão para consulta aqui.

António Costa chamou um segurista para a direção do PS. Eurico Brilhante Dias é um dos nove novos nomes do secretariado nacional do partido, que Costa apresentou na Comissão Nacional, numa grande renovação do órgão de topo do partido.
Foram finalmente encontrados os destroços do avião da Egyptair que caiu no Mediterrâneo. O acidente aconteceu a 19 de maio e estavam 66 pessoas a bordo. Os restos do aparelho foram detetados por um barco de águas profundas.

O corpo da criança atacada por um jacaré num parque da Disney em Orlando foi descoberto ao final da noite. Antes tinham sido mortos pelo menos cinco animais, para encontrar o menino de três anos.

Na Venezuela, um jovem foi baleado mortalmente durante um protesto por falta de comida.



Euro 2016

A França, seleção anfitriã do Europeu, foi a primeira a qualificar-se para os oitavos de final ao bater a Albânia num jogo de nervos em que os dois golos só chegaram depois do minuto 89.

Mas o dia, ou melhor, a noite, ficou marcada por novos confrontos entre adeptos ingleses e russos, apesar da ameaça da UEFA de expulsar as suas seleções. Tudo aconteceu em Lille ao fim da noite, depois de os russos terem perdido com a Eslováquia e adiado apuramento. Os ingleses jogam hoje com Gales.

E que tal ir ver um jogo com um adepto italiano, até porque a Itália parece em grande forma neste europeu? O Diogo Pombo aceitou o repto e esta é a reportagem imperdível.



Informação relevante
António Costa escreveu à Comissão Europeia e ao BCE sobre a banca portuguesa pouco tempo depois de ter tomado posse. Nessa carta, agora dada a conhecer na Comissão de Inquérito ao Banif, o primeiro-ministro defende um banco público sólido, mas menos bancos privados e mais robustos.

E a Caixa Geral de Depósitos foi, como se previa, o grande tema do debate quinzenal. Com uma novidade. O PSD vai forçar uma Comissão de Inquérito ao banco público. Uma decisão que o PS considera que será uma devassa pública, mesmo depois de o Ministério Público admitir investigar o crédito em risco (hoje o CM avança com o nome de mais três empresas). Ao i (sem link), o ex-ministro Bagão Félix diz que a Comissão será "destrutiva" para a "confiança dos portugueses no sistema financeiro".

E esta será a sexta Comissão de Inquérito à banca desde 2008. Com que resultados? A maioria depende da cor política de quem redige os relatórios finais. A exceção é o BES.

Mas o que é que Costa já revelou do plano para o futuro da Caixa? Pouco, mesmo tendo sido confrontado pela esquerda e pela direita no Parlamento. Acabou apenas por levantar algumas pontas do véu, sobretudo para tranquilizar os parceiros que o apoiam no Governo. Não haverá despedimentos, mas vão encerrar balcões e o banco será 100% público. Mesmo assim, na Visão (ainda sem link), Catarina Martins avisa que há "problemas graves a discutir no próximo orçamento".

A Helena Garrido escreve que a CGD merece o seu aumento de capital.

Para terminar o capítulo bancário (e o das Comissões de Inquérito), Carlos Costa voltou ao Parlamento para falar do Banif. E deixou a garantia que a fuga de informação para a TVI não partiu do Banco de Portugal.

Agora, duas boas notícias para os portugueses. O preço do gás baixa já dia 1 de julho. O das portagens das SCUT também pode ficar mais barato.

Do massacre de Orlando, mais histórias. Os relatos das testemunhas que sobreviveram, os (muitos mais) detalhes do que o atirador disse em telefonemas à polícia e amigos e a vida de muçulmanos gay e de como eles lidam com a discriminação.

Um alerta da Organização Mundial de Saúde. Bebidas muito quentes, a escaldar, podem causar cancro do esófago.




Os nossos Especiais
Frankenstein, o monstro de Mary Shelley, nasceu fez, precisamente, 200 anos esta madrugada. A Rita Cipriano foi atrás da história da personagem de terror que já inspirou as mais diversas interpretações no cinema.

A uma semana do referendo ao Brexit, muitos investidores estão assustados. Se o Reino Unido sair da União Europeia, a bolsa londrina sentirá um tombo. O David Almas foi ouvir especialistas para aconselhar o que fazer à carteira de ações.



Notícias surpreendentes
Mais um negócio na área da tecnologia. Depois da Microsoft ter comprado a rede social profissional LinkedIn, agora foi a vez do Twitter ter avançado para o serviço de música SoundCloud. O negócio terá custado 70 milhões de euros.

Por falar em tecnologia, a verdade é que estamos sempre a aprender. Veja lá se conhece estas 12  funcionalidades escondidas do seu iPhone. Algumas muito úteis, descobri eu.

E por falar em música, já sabe o que vai tocar nas discotecas este verão? Pois prepare-se -- apostamos --, para ouvir, ouvir, ouvir e ouvir estes 12 temas.

Ainda na música. Os Deolinda já têm um novo vídeo do seu álbum "Houtras Histórias". O novo single é a "Velha e o DJ" e espreite, que merece se visto. A Ana Bacalhau meteu-se em aventuras.

Hitler mandou construir o maior hotel do mundo para espalhar a sua mensagem nazi. Mas nunca o acabou. O "Colosso", junto ao Báltico, foi agora comprado para construir um 'resort'. Tem capacidade para 10 mil quartos. O melhor é ver as fotos.




Fotos, notícias, reportagens, entrevistas. De tudo isso se faz o Observador. Visite-nos e comprove.

E tenha um dia feliz e produtivo. 


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscriçã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue