segunda-feira, 11 de abril de 2016

EXPRESSO - 11 DE ABRIL DE 2016


A offshore que Ilídio Pinho disse não ter. Grandes do futebol inglês de cabeça inchada. E a ex-agente da CIA que pode ir… e voltar

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
543
11 ABR 2016
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
A offshore que Ilídio Pinho disse não ter. Grandes do futebol inglês de cabeça inchada. E a ex-agente da CIA que pode ir… e voltar
Boa tarde,

Começo a newsletter desta segunda-feira com uma notícia surgida na passada sexta-feira, e o leitor já vai perceber porquê. Na sexta-feira, o empresário português Ilídio Pinho negou a existência de offshores suas. Hoje o Expresso Diário publica os documentos que provam a criação da offshore que o empresário disse desconhecer, com a sua assinatura. Mais: não só teve uma offshore no Panamá como também a usava em estreita ligação com as atividades da sua fundação. O Micael Pereira, o Rui Araújo (TVI), no quadro do consórcio internacional de jornalistas de investigação, e o Miguel Prado explicam tudo.

Nesta edição do Expresso Diário publicamos também um artigo no qual a Mariana Cabral mostra que ainda existe romantismo no futebol. Isto a propósito do quase-campeão inglês, um clube chamado Leicester, orientado por um treinador falhado. Faltam cinco jornadas para a Liga inglesa acabar e “os heróis mais improváveis do futebol europeu nas últimas décadas”, como escreve a Mariana, já garantiram a presença na Liga dos Campeões do próximo ano. Já só falta o título nacional, o que faz lembrar uma certa equipa portuguesa.

A propósito do Dia Mundial do Doente de Parkinson, de que sofre 1% da população acima dos 60 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a Mafalda Ganhão recolheu otestemunho de dois dos 20.000 doentes em Portugal. Publicamos esses intensos depoimentos, no qual contam, na primeira pessoa, como a falta de dopamina lhes afeta a mobilidade, a independência, a vida.

Lembra-se do caso da ex-agente da CIA Sabrina de Sousa, condenada em Itália pelo envolvimento no rapto do radical islâmico egípcio Abu Omar em 2003 e que foi detida em Portugal, onde tem quatro anos de prisão para cumprir? No recurso, o Supremo Tribunal decidiu esta segunda-feira afavor da extradição pedida por Itália. Mas, como estabelece o acórdão (a que o Expresso teve acesso), pode ir… e voltar, se optar por cumprir a sentença em Portugal. O Hugo Franco, o Rui Gustavo e o Micael Pereira contam os contornos deste caso e relembram a história da ex-espia.

Largamente ignorada pela imprensa e pelo povo gregos, a visita de António Costa a Atenas, esta segunda-feira, resultou na assinatura de uma declaração conjunta contra a austeridade. A Joana Azevedo Viana falou com especialistas, para perceber se haverá resultados práticos dessa declaração — e da disponibilidade de Portugal para acolher mais seis mil refugiados da Grécia.

Ainda no Expresso Diário desta segunda-feira, o Paulo Paixão escreve sobre uma reunião que vai começar amanhã, a domais espinhoso dos seis grupos de trabalho entre socialistas e bloquistas – o que vai avaliar asustentabilidade da dívida externa. Reúnem-se em busca de consensos sobre a dívida e para falar da renegociação da dita. Algo de que o maior credor de Portugal nem quer ouvir falar - “isso não é opção” -, como acrescenta a Susana Frexes.

Na tecnologia, o Pedro Oliveira atira-se à proposta do PCP para adescriminalização dos downloads pirata e que vem aí um novo serviço de filmes, para ver online no próprio dia em que estreiam no cinema, e nas dicas de poupança o Pedro Andersson faz uma sugestão para que quem anda às voltas com a entrega do IRS e não se entende no Portal das Finanças resolva o problema de vez.

Na opinião, o Nicolau Santos escreve hoje sobre “Um banco mau por 20 mil milhões?! Não, obrigado!” e o Henrique Monteiro sobre “Os limites de José Sócrates”. O Daniel Oliveira diz que“Mario Draghi não é Anselmo Ralph” e oHenrique Raposo diz: “Je suis Leicester”.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem novo banco mau e downloads piratas, por favor.
LER O EXPRESSO DIÁRIO
PANAMA PAPERS
Os documentos que provam a ligação de Ilídio Pinho a offshores
INVESTIGAÇÃO Expresso Diário publica os documentos que provam a criação da offshore que o empresário disse desconhecer FAC-SÍMILE Documentos contêm as assinaturas de Ilídio Pinho e de outros administradores da sua fundação
O romantismo ainda existe no futebol
CONTO DE FADAS Como um treinador falhado nos está a tornar adeptos do Leicester
O acórdão da justiça portuguesa que vai mudar a vida a ex-agente da CIA
O acórdão da justiça portuguesa que vai mudar a vida a ex-agente da CIA
Nicolau Santos
Um banco mau por 20 mil milhões?! Não, obrigado!
 
Henrique Raposo
Je suis Leicester
 
Henrique Monteiro
Os limites de José Sócrates
 
CULTURA
Um ministro de luva branca
POLÍTICA
Costa na Grécia: ato simbólico para “consumo interno” de Portugal ou jogada de mestre de Tsipras?
DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON
O intenso depoimento na primeira pessoa de um doente de Parkinson
MY MISADVENTURE IN THE START-UP BUBBLE
Como ser sexy, jovem e fora da caixa tem os seus senãos
RUÍDO NA REDE
Downloads pirata, não! Filmes online no mesmo dia em que estreiam no cinema, sim! (e vêm aí)
IRS SEM CUSTO
Temos nova dica de poupança, uma das secções de maior sucesso do Expresso Diário
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue