quarta-feira, 2 de março de 2016


Quem desata o nó do BPI? (Sim, este é mais um negócio envolvendo Isabel dos Santos)

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
510
02 MAR 2016
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
 
Quem desata o nó do BPI? (Sim, este é mais um negócio envolvendo Isabel dos Santos)
Boa tarde,
O grande destaque noticioso de hoje prende-se com o BPI.
Isabel dos Santos e Caixabank, os dois maiores acionistas e que estão em desacordo há mais de um ano, negoceiam solução para o BPI em Angola e Portugal.
O imbróglio, explicam a Isabel Vicente e a Anabela Campos, pode estar mais perto do fim. Isto porque com a pressão a aumentar, dado que está a terminar o prazo dado pelo BCE para que o BPI reduza a exposição a Angola e para a consolidação em Portugal, a empresária angolana e o banco espanhol foram obrigados a sentar-se à mesaem busca de uma solução. 
Em cima da mesa nesta altura está um acordo global que permita aos espanhóis reforçar a presença em Portugal e reduzir a exposição a Angola.
Pelo lado do Governo, o dossiê está a ser acompanhado e o empurrão que falta pode surgir com a alteração da lei para fazer cair a blindagem.

Merece ainda destaque a notícia de que existe suspeita de homicídio na morte de um jovem algarvio. O rapaz de 15 anos terá sido vítima de crime, confirmou a Polícia Judiciária. O cadáver foi encontrado esta manhã num terreno baldio próximo da casa onde o jovem vivia com a mãe e o padrasto e estaria apenas tapado por uns ramos.

Este fim de semana há clássico em Lisboa. O Sporting recebe o Benfica e os dois estão separados por um topo na liderança do campeonato. Hoje, o Pedro Candeias, responsável pelo Desporto no Expresso, explica em dois minutos e 59 segundos, num vídeo com grafismo animado, o que podemos esperar do jogo. E porque é que o Sporting se mostra mais forte nos jogos contra os grandes.

Lá fora, a última madrugada foi de "Super Tuesday". O dia em que boa parte da luta nas primárias pela obtenção do lugar de candidato Democrata e Republicano a presidente dos EUA pode ficar definido. As coisas não estão fechadas, mas de facto ficaram encaminhadas para Donald Trump e Hillary Clinton, o que levou o correspondente do Expresso nos EUA a escrever que "o duelo está marcado para novembro". Leia-se, para o dia em que os norte-americanos escolherem o sucessor de Barack Obama. Perante estes resultados, há uma consequência interessante: a direita, perante a perspetiva de ter Trump como candidato, "parece estar em choque", enquanto a esquerda fica "resignada" com o nome Clinton em vez da surpresa que seria Bernie Sanders.
Amanhã é dia de Conselho de Ministros, em formato especial. A reunião dos membros do Governo vai decorrer no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. E o encontro tem como tema o Mar. A propósito disso, fomos falar com o diretor do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Henrique Cabral. Que ao Expresso foi particularmente duro: "andamos há anos a falar de mar e não acontece nada".

Polémica recente é a que envolve os reformados finlandeses a viver em Portugal. Na Finlândia chovem as críticas aos reformados que deixam de pagar impostos no país ao mudarem a residência fiscal para Portugal. Pensionistas finlandeses a viver no Algarve dizem que há livre circulação na União Europeia e, além disso, o que o impacto nas receitas do seu país de origem é residual.

Ainda lá fora, olhamos para a fúria antitabagista de Erdogan na Turquia.
Amanhã há mais. Cá esperamos por si
LER O EXPRESSO DIÁRIO
BANCA
Isabel dos Santos e Caixabank negoceiam solução para o BPI em Angola e Portugal
NEGÓCIO Em cima da mesa está um acordo global para permitir aos espanhóis reforçar em Portugal e reduzir exposição a Angola. Governo está a acompanhar o dossiê e pode ajudar com a alteração da lei para fazer cair blindagem
Hillary e Trump. Duelo marcado para novembro
EUA Milionário nova-iorquino venceu na maioria dos estados nas primárias da superterça-feira. Pelos Democratas, Hillary também tem a nomeação quase garantida. A direita está em choque, a esquerda resignada
O que podemos esperar do clássico (em 2:59)
O que podemos esperar do clássico (em 2:59)
Daniel Oliveira
E se os EUA elegerem um Presidente fascista?
 
Henrique Raposo
Quando é que deixamos de tolerar a aristocracia da CGTP?
 
Henrique Monteiro
Henrique Raposo e a turbamulta
 
CONSELHO DE MINISTROS
Amanhã o Governo fala sobre o Mar. Mas será que andamos a fazer o suficiente?
TURQUIA
A cruzada antitabagista de Erdogan
POLÉMICA FISCAL
"Não sou menos patriota por viver no Algarve", diz pensionista finlandês
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue