Boa tarde,
O grande destaque noticioso de hoje prende-se com o BPI.
Isabel dos Santos e Caixabank, os dois maiores acionistas e que estão em desacordo há mais de um ano, negoceiam solução para o BPI em Angola e Portugal.
O imbróglio, explicam a Isabel Vicente e a Anabela Campos, pode estar mais perto do fim. Isto porque com a pressão a aumentar, dado que está a terminar o prazo dado pelo BCE para que o BPI reduza a exposição a Angola e para a consolidação em Portugal, a empresária angolana e o banco espanhol foram obrigados a sentar-se à mesaem busca de uma solução.
Em cima da mesa nesta altura está um acordo global que permita aos espanhóis reforçar a presença em Portugal e reduzir a exposição a Angola.
Pelo lado do Governo, o dossiê está a ser acompanhado e o empurrão que falta pode surgir com a alteração da lei para fazer cair a blindagem.
Merece ainda destaque a notícia de que existe suspeita de homicídio na morte de um jovem algarvio. O rapaz de 15 anos terá sido vítima de crime, confirmou a Polícia Judiciária. O cadáver foi encontrado esta manhã num terreno baldio próximo da casa onde o jovem vivia com a mãe e o padrasto e estaria apenas tapado por uns ramos.
Este fim de semana há clássico em Lisboa. O Sporting recebe o Benfica e os dois estão separados por um topo na liderança do campeonato. Hoje, o Pedro Candeias, responsável pelo Desporto no Expresso, explica em dois minutos e 59 segundos, num vídeo com grafismo animado, o que podemos esperar do jogo. E porque é que o Sporting se mostra mais forte nos jogos contra os grandes.
Lá fora, a última madrugada foi de "Super Tuesday". O dia em que boa parte da luta nas primárias pela obtenção do lugar de candidato Democrata e Republicano a presidente dos EUA pode ficar definido. As coisas não estão fechadas, mas de facto ficaram encaminhadas para Donald Trump e Hillary Clinton, o que levou o correspondente do Expresso nos EUA a escrever que "o duelo está marcado para novembro". Leia-se, para o dia em que os norte-americanos escolherem o sucessor de Barack Obama. Perante estes resultados, há uma consequência interessante: a direita, perante a perspetiva de ter Trump como candidato, "parece estar em choque", enquanto a esquerda fica "resignada" com o nome Clinton em vez da surpresa que seria Bernie Sanders.
Amanhã é dia de Conselho de Ministros, em formato especial. A reunião dos membros do Governo vai decorrer no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. E o encontro tem como tema o Mar. A propósito disso, fomos falar com o diretor do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Henrique Cabral. Que ao Expresso foi particularmente duro: "andamos há anos a falar de mar e não acontece nada".
Polémica recente é a que envolve os reformados finlandeses a viver em Portugal. Na Finlândia chovem as críticas aos reformados que deixam de pagar impostos no país ao mudarem a residência fiscal para Portugal. Pensionistas finlandeses a viver no Algarve dizem que há livre circulação na União Europeia e, além disso, o que o impacto nas receitas do seu país de origem é residual.
Ainda lá fora, olhamos para a fúria antitabagista de Erdogan na Turquia.
Amanhã há mais. Cá esperamos por si
Sem comentários:
Enviar um comentário