CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
Incontornável. O Essencial da manhã passa pela tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Foram momentos que acompanhámos e estamos a acompanhar em direto na RTP, Antena 1 e no siteda RTP.
A imagem mostra Marcelo Rebelo de Sousa, com a mão sobre a Constituição, a prestar juramento. Tornou-se assim, oficialmente, Presidente da República. Passavam dez minutos das 10h00. O momento foi ainda assinalado com o Hino Nacional tocado pela banda da GNR ao mesmo tempo que se escutava uma salva de 21 tiros da artilharia naval no Rio Tejo. Veja aqui o vídeo.
Um Presidente de “todos sem exceção”. No primeiro discurso como Chefe de Estado Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal tem pela frente “tempos e desafios difíceis” e apontou a necessidade de se “cicatrizar feridas de tão longos sacrifícios”. Defendeu ainda que o país tem de sair do clima de crise e ir “mais longe com realismo mas visão de futuro”. Um discurso que acompanhámos em direto na RTP, e que pode ver aqui, tal como as reações dos partidos no Parlamento às primeiras palavras do novo Presidente da República.
Pelas 9h20, Cavaco Silva protagonizava o último ato oficial como Presidente da República. Em Belém, houve honras militares e tocou-se o hino. Cavaco Silva fez a última revista às tropas e mereceu o aplauso dos trabalhadores do palácio presidencial. Pode ver esse momento aqui.
Continua a corrida dos candidatos a candidato à Casa Branca. E Donald Trump, pelos republicanos, continua a arrecadar vitórias. Venceu no Michigan e no Mississippi.Ted Cruz conseguiu ganhar o Idaho. Do lado democrata, Bernie Sanders não dá descanso a Hillary Clinton e venceu um dos dois Estados que foram a votos – Michigan. Clinton ganhou o Mississippi.
Morreu o produtor musical britânico George Martin. O responsável por transformar os Beatles em estrelas mundiais. Era por isso conhecido como o “quinto Beatle”. A notícia foi avançada por Ringo Starr na página oficial no Twitter: “Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família (…). Vamos sentir a falta de George”. O Jorge Almeida recorda aqui a vida e o trabalho de George Martin.
Às 17h00 (hora de Lisboa) o Benfica defronta o Zenit na luta para a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. A equipa portuguesa parte com um golo de vantagem depois da vitória por 1-0, no Estádio da Luz, na primeira-mão. Um jogo com transmissão em direto na RTP 1 e na Antena 1 que pode também acompanhar no site da RTP.
Há 100 anos, Portugal entrava na I Guerra Mundial. No site da RTP estivemos nas últimas semanas a publicar um vasto trabalho que conta várias histórias da participação portuguesa neste conflito. Imagens de arquivo, entrevistas e trabalhos multimédia da autoria de António Louçã e Sofia Leite, com grafismo de Sara Piteira. A não perder, mesmo, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário