quarta-feira, 9 de março de 2016

EXPRESSO DIÁRIO - 9 DE MARÇO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
516
09 MAR 2016
POR MARTIM SILVA
Diretor-Executivo
 
Marcelo divide a esquerda no primeiro discurso. E as fotos exclusivas do adeus de Cavaco
Boa tarde,
O grande facto noticioso do dia é a sucessão na Presidência da República. Saiu Cavaco Silva e entrou Marcelo Rebelo de Sousa. O tema tem sido acompanhado ao longo das últimas horas com grande fulgor no site do Expresso. Mas também na edição do Expresso Diário damos largo destaque ao assunto.
A Ângela Silva, que viu, ouviu, leu e escreveu sobre a primeira intervenção de Marcelo como chefe do Estado, faz aanálise política do seu discurso. E do significado e consequência que tem para a esquerda, agora aliada em torno do Governo do PS. E o título da sua peça não podia ser mais claro: "Primeiro discurso de Marcelo divide a esquerda".

Além disso, destaque para as fotos exclusivas da saída e do adeus de Cavaco Silva ao Palácio de Belém, depois de aí ter passado os últimos dez anos. São onze imagens marcantes e que, simbolicamente, terminam com a chegada de Cavaco à sua casa em Campo de Ourique.

Se pertence à classe média (e o que é a classe média?) interessa-lhe ler-ver-ouvir mais um trabalho multimédia da série 2:59, no qual o Pedro Santos Guerreiro lhe responde a todas as dúvidas: você inclui-se na classe média? Ganha mais que a maioria? O que é a classe média? Quanto ganha? Que impostos paga? Ganha mais ou menos do que a maioria dos portugueses?

Amanhã há reunião cimeira do Banco central Europeu, e são grandes as pressões para que anuncie novas medidas para animar a economia europeia. O João Silvestre estabelece 5 razões para o BCE agir já, mas, acrescenta, “sem esperar milagres”.

No Brasil, o caso Lavo Jato soma e segue. O vice-presidente da maior construtora do país foi condenado a 19 anos de prisão, por corrupção, dias depois de o anterior Presidente brasileiro, Lula da Silva, ter sido detido para interrogatório. No próximo domingo os brasileiros devem voltar às ruaspara exigir a impugnação da atual chefe de Estado, Dilma Rousseff. O Helder Martins faz o ponto da situação.

Do autoproclamado Estado Islâmico surgem notícias de que um dos seus dirigentes mais influentes, Omar al-Shishani, poderá ter sido abatido pelos americanos. O Hugo Franco fala disso e do documentário que a BBC acaba de estrear aquilo que define como “um dos mais importantes e completos trabalhos realizados sobre o Daesh”.

Ainda no Expresso Diário desta quarta-feira, o nosso camarada Luís Guerra, da Blitz, conta quem foi e que vida teve George Martin, o “quinto Beatle”, que faleceu ontem e que Paul MacCartney considerava um segundo pai.

Na opinião, o João Vieira Pereira escreve sobre o caso Maria Luís (“O bilhete dourado de Willy Wonka”), o Daniel Oliveiradiz que “Enquanto Passos liderar o PSD Marcelo será um Presidente exemplar”, o Henrique Raposo afirma que “A MacDonald’s tem razão” no caso dos brinquedos das refeições happy meal e o Henrique Monteiro escreve sobre “As notícias vistas ao contrário”.
Boas leituras e um bom resto de dia
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Dia 1 de Marcelo em Belém. Primeiro discurso dividiu a esquerda
POLÍTICA António Costa recebeu Marcelo com afeto - "é um discurso em que todos nos podemos reconhecer". Mas BE e PCP não se reviram na intervenção feita pelo novo Presidente. A insistência nos consensos deixa "a esquerda da esquerda" de pé atrás
EXCLUSIVO: O adeus de Cavaco a Belém
EXCLUSIVO: O adeus de Cavaco a Belém
2:59 Você está na classe média? Ganha mais que a maioria?
2:59 Você está na classe média? Ganha mais que a maioria?
João Vieira Pereira
O bilhete dourado de Willy Wonka
 
Daniel Oliveira
Enquanto Passos liderar o PSD Marcelo será um Presidente exemplar
 
Henrique Monteiro
As notícias vistas ao contrário
 
ECONOMIA EUROPEIA
5 razões para o BCE agir já, mas sem esperar milagres
CAIS DO SODRÉ
Jamaica, Tokyo e Europa vão mesmo fechar em abril? Talvez não
BRASIL
Brasileiros vão sair à rua em clima de tensão
TERRORISMO
Toda a verdade sobre o Estado Islâmico
POLÍTICA
Novos patrões de Maria Luís tiveram benefícios fiscais
MÚSICA
George Martin, o homem que pôs os Beatles a soar assim

O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue