segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OBSERVADOR - 1 DE FEVEREIRO DE 2016


360º - Polémicas e mais polémicas no Orçamento

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia

Um dos homens mais próximos de António Costa deu uma entrevista polémica. Em plenas negociações com Bruxelas sobre o Orçamento, Porfírio Silva, responsável pelas Relações Internacionais do PS, diz hoje ao jornal i (ainda sem linkdisponível) que "corremos o risco de a Europa se transformar numa URSS sem KGB". (E as polémicas não ficam por aqui, como pode ver já a seguir)

O melhor chef do mundo suicidou-se. Benoit Violier, dono daquele que foi considerado em dezembro o melhor restaurante do planeta (o Restaurant de l'Hotel de Ville, na Suíça), foi encontrado morto em casa.

Em Portugal, também uma notícia triste: morreu o jornalista e enófilo José António Salvador. O homem que durante anos nos ensinou a gostar de vinhos tinha problemas cardíacos.

Vale e Azevedo está em liberdade (por pouco tempo). O ex-presidente do Benfica passou a primeira de três noites em casa, numa saída precária que interrompe brevemente a pena de prisão que está a cumprir na Carregueira.

Mais uma goleada do Benfica. Depois dos 6-1 de terça-feira, os 4-1 de domingo. Em poucos dias, o Benfica marcou dez ao Moreirense. Como conta o Tiago Palma, ninguém faz tantos golos cá no burgo.

Informação relevanteUma semana decisiva (outra vez) para o Orçamento. O Nuno André Martins avisou aqui no Observador logo na madrugada de sábado: Bruxelas continua intransigente e não aceita as contas do Governo ao défice estrutural.
Mas António Costa (que vai esta semana a Berlim) continua a dizer que não está preocupado. Ao Público, afirmou que deve haver um acordo ainda antes do Conselho de Ministros de quinta-feira.
À esquerda, surgiu um apoio reconfortante.  Catarina Martins disse num encontro da Mesa Nacional do BE quecompreende as "limitações" do Governo perante as "chantagens"de Bruxelas e garantiu que este processo só lhe dá "forças redobradas" para cumprir o acordo das esquerdas.
Mas à direita só apareceram novas pressõesPedro Passos Coelho não quer que o PSD apresente qualquer propostade alteração do OE para depois não ser obrigado a votar alguma medida ao lado do PS. E Marques Mendes, no seu comentário na SIC, garantiu que vem aí um aumento de impostos que vai ser"um murro no estômago".
Convém, portanto, preparar-se para uma semana longa e ir passando pelo Observador - só se vai falar do Esboço de Orçamento, um documento a que já chamaram todos os nomes, como lembra o Edgar Caetano.

Pedro Passos Coelho também não pode dormir na forma. Afinal, já está em campanha - outra vez. Este domingo, divulgou nas redes sociais um vídeo (aparentemente gravado num corredor escuro) onde apresenta a sua recandidatura a presidente do PSD, que se tornará oficial na quinta-feira. O lema? "Social-democracia Sempre!"
Apesar de não ter adversários (pelo menos para já), nem tudo vai ser fácil. O Miguel Santos falou com muita gente e percebeu queos críticos da atual liderança vão ao congresso dizer tudo o que pensam. E resta ainda o fator Marcelo. Dias difíceis para Passos?

Dois bombistas-suicidas, um carro armadilhado, três explosões, 70 mortos, 110 feridos - e um culpado. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado de ontem junto a uma mesquita xiita na Síria, que está a abalar as negociações de paz.

Hoje começa oficialmente a grande corrida: mais logo, o Iowa será o primeiro estado americano a votar nas primárias. Os candidatos a presidente dos dois partidos - democrata e republicano - vão ver o que valem nas urnas. Como aperitivo, o João de Almeida Dias conta a história de um dos candidatos mais surpreendentes, Bernie Sanders, que ameaça ultrapassar Hillary Clinton pela esquerda. Imagine: e se os EUA tivessem um Presidente socialista?
Em Espanha também não se sabe ainda quem vai governar. Mas enquanto nos EUA isso acontece porque ainda não houve eleições, em Espanha acontece porque já houveeleições. Mariano Rajoy avisou o rei que nem vale a pena voltar a convidá-lo a formar governo sem estarem garantidos os apoios do PSOE e do Ciudadanos. E, segundo o El País, Pedro Sánchez prepara-se para todos os cenários.
Para tentar perceber esta caminhada no deserto da política espanhola, o João Pedro Pincha fez 8 perguntas difíceis a que deu 8 respostas claras.

Há 10 mil crianças refugiadas que ninguém sabe onde estão. Segundo a Europol, chegaram sozinhas, foram registadas nos países de asilo ou de chegada e desapareceram. Receia-se que tenham sido desviadas para redes organizadas de tráfico.
Entretanto, continuam a surgir demonstrações de solidariedade. O artista plástico chinês Ai Wei Wei reconstituiua triste e histórica foto de uma criança morta numa praia. E, na Grécia, logo no começo de um jogo da segunda divisão, os jogadores sentaram-se no relvado durante dois minutos. Pode ver o vídeo aqui.

Na banca, há mais críticas à venda do Banif. O antigo ministro das Finanças Bagão Félix disse uma entrevista à agência Lusa ver "com muita preocupação" a solução encontrada para o banco. E acrescenta: foi "uma forma de recapitalizar o Santander", que comprou "um excelente filet mignon".

No BPI também há sinais de descontentamento. O Caixabank, principal acionista do banco com 44% do capital, alertou que “não faz sentido” continuar a colocar capital sem que acabe o estatuto que lhe limita os direitos de voto.

Uma nota para a agenda: mais logo, o BCP revela os resultados de 2015 (vamos estar atentos a isso aqui no Observador). Segundo o Negócios, deverão ser apresentados os primeiros lucros anuais em cinco anos.

E não se esqueça: a partir de hoje, deixa de existir o NIB.Veja o que muda (e o que não muda) na sua vida por causa disso.

Os nossos Especiais

Porque é que ainda não existe uma vacina contra o zika? A pergunta é boa, tendo em conta que o vírus está a lançar o medo em todo o mundo. A Vera Novais falou com especialistas eexplica tudo, mas há, desde logo, uma razão evidente: a indústria farmacêutica só está disposta a gastar dinheiro em investigação quando percebe que pode vir a ter lucro.

O que acontece no cérebro das crianças abandonadas e maltratadas? A resposta é perturbadora. Charles Nelson, professor de pediatria na Universidade de Harvard explicou à Rita Ferreira que, quando não são retiradas desses ambientes num curto espaço de tempo — até aos dois anos — sofrem danos irreversíveis no cérebro. Perdem massa cinzenta e o seu Quociente de Inteligência não ultrapassará os 60/ 70.
 
Notícias surpreendentes

As imagens de uma vitória. Este domingo, Novak Djokovic venceu o seu sexto Open da Austrália (foi a quarta vitória contra Andy Murray). O Hugo Tavares da Silva contou os detalhes do jogo com recurso a 26 fotografias reveladoras.
21 Patrimónios do Mundo (quase) desconhecidos. A lista da UNESCO de locais considerados Património Mundial vai para além da Acrópole, da Estátua da Liberdade ou da Grande Muralha da China. Como mostra esta fotogaleria, alguns ainda precisam de ser descobertos.

Senhor ministro, aprenda a cuidar do seu faqueiro. Até porque bem precisa: no último meio ano, o Estado gastou centenas de milhares de euros em cutelaria e serviços de loiça. Preocupado com o défice, o Tiago Pais foi falar com responsáveis de dois restaurantes com estrelas Michelin que explicaram como se pode manter um faqueiro imaculado. Agora, só é preciso que alguém do governo leia este artigo.

Na cultura, pode olhar para a frente: a Rita Ciprianorevela-lhe a lista dos livros que vão ser publicados já este mês. Ou pode ouvir para trás: o Pedro Esteves fez uma playlist com os melhores álbuns lançados em janeiro.

Há uma atriz portuguesa a ser elogiada em Hollywood - e não se chama Daniela Ruah. Kika Magalhães foi uma das revelações do festival de Sundance.  Além de "The Eyes of my Mother", que foi exibido este fim-de-semana, a atriz participou em dois filmes que aguardam estreia: "City of Gold", produzido por Gus Van Sant, e "Tapestry", no qual faz o papel de mulher de Stephen Baldwin. As revistas Rolling Stone, Variety e Esquire escreveram artigos sobre ela e esgotaram todos os adjetivos que tinham na redação.
Quanto à nossa redação: a partir de hoje, eu vou passar a estar por aqui, dividindo semanalmente a 360º com a Filomena Martins, diretora adjunta do Observador. (Desejamos os dois boa sorte ao David Dinis na sua nova aventura.) Vai ser um prazer.
E ao longo do dia, todos os dias, pode conferir as últimas notíciasno lugar de sempre. Faça-nos várias visitas - vai valer a pena.

 Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue