sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

OBSERVADOR - 8 DE JANEIRO DE 2016

Outlook.com - antoniofonseca1940@hotmail.com



360º - Nóvoa/Marcelo, ganhou quem? (+ CDS, Lopetegui e Bowie)

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com


newsletters@observador.pt

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Lopetegui, adiós. Pinto da Costa despediu o treinador do F.C. do Porto, depois de mais um empate e um mar de lenços brancos no Estádio do Dragão. A decisão não é oficial, mas já foi confirmada pelo pai do treinador e pela imprensa espanhola. Na lista de sucessão estará, agora, um nome bem conhecido dos portistas.

Em Espanha, os barões do PSOE avisaram Sanchéz que não vai ser fácil fazer por lá o que António Costa fez em Portugal. Também o Podemos colocou condições que parecem fazer a vida difícil ao líder socialista.

No Reino Unido, Cameron parece estar próximo de um acordo com a UE que lhe facilitará a defesa da permanência na UE. O Telegraph conta que os líderes europeus estão dispostos a fazer-lhe cedências quanto aos novos imigrantes que cheguem ao país.

A China acabou com o mecanismo que suspendeu a bolsa 2 dias nesta semana - sempre que as quedas superavam os 7%. Parece que os investidores se assustaram mais do que acalmaram. Resultado: hoje as bolsas chinesas subiram 2%.

A campanha das presidenciaisNóvoa e Marcelo não se pouparam no debate mais quente das presidenciais. No 1º grande debate televisivo, Sampaio da Nóvoa encostou Marcelo a zig-zags de posições. Marcelo respondeu com ausências e posicionamento à esquerda do ex-reitor. Nós acompanhámos tudo ao detalhe, destacamos os rounds mais quentes - e eu acrescentei uma pequena análise que o pode ajudar a perceber o resultado final. Um aperitivo: Marcelo não ganhou.

Hoje à noite, Marcelo vai estar com Maria de Belém. E amanhã há um debate entre a ex-presidente do PS e o ex-reitor - à procura de um lugar que dê acesso a uma 2ª volta. Aqui estaremos para lhe contar tudo com detalhe.

À beira do início da campanha, entrevistámos Marisa Matias, que se apresenta como a candidata do Bloco - sem reservas. Diz que “não [lhe] passa pela cabeça que os Orçamentos não sejam aprovados”, que a “falha de um candidato único de esquerda não é um problema nem uma fatalidade” e que “um PR não tem o direito de impor condições". Aqui está o link.

Informação relevante

Muitas notícias, pequenas mas importantes para cada um de nós. Começando pelas novas tabelas de retenção na fonte do IRS. O despacho com as novas tabelas foi aprovado pelo Governo, garantindo que os rendimentos brutos até 801 euros não pagam sobretaxa (no ano passado pagavam 4,58 euros). Vale a pena saber aqui qual é a sua retenção.
As famílias com mais dinheiro e mais filhos vão ser penalizadas, acrescenta o Negócios esta manhã.

Novidades também para as empresas: o Governo aceitou baixar a TSU para compensar quem tenha custos com a subida do salário mínimo. O acordo em concertação social deixa de fora a CGTP.

Pelo meio, o Executivo PS já retomou negociações com os novos donos da TAP, para tentar recomprar a maioria do capital da empresa. O encontro de ontem correu bem, na versão socialista. 
O que já ficou feito foi o primeiro passo para a reversão da concessão dos transportes de Lisboa e Porto - mesmo admitindo custos, diz o Económico. Juntando-se a isso a demissão da anterior equipa da Carris/Metro (sem direito a indemnização).

Quem parece pouco confiante (ou pouco diplomático) com a maioria de esquerda é Juncker. O presidente da Comissão Europeia disse ontem que "ainda está para se ver" se este é um governo estável.

Uma meta para CentenoO Estado vai precisar de sete mil milhões em 2016. Não parece muito, mas é 13 vezes superior ao previsto, anota o Negócios.

No mundo da banca, fala-se da proposta da Apollo pelo Banif, que foi recusada mas pouparia muito mais aos contribuintes, explica o Público. E do crédito fiscal que ficou (também) para o Santander, segundo o Económico. Pode ler uma síntese aqui (com links para os originais).

Neste contexto, a crítica do dia é de Rui Rio - e o alvo é Cavaco Silva. A gravidade nos casos do BES e Banif exigiam intervenção do Presidente da República, disse o ex-autarca.

A ex-PT faz nova queixa (ainda por causa do GES). A Pharol avança com segunda queixa por alegados danos causados com o investimento de cerca de 897 milhões de euros em dívida do GES. Desta vez, o alvo é a auditora da operadora: a Deloitte.

Mudando de área, vale a pena anotar a recomendação do Conselho Nacional de Educaçãoque voltem as provas de aferição no final de 1.º ciclo, mais um exame no final do 9º ano- e que não acabe a prova final do 6.º ano. O Ministério deve decidir hoje.

Na Justiça, mudou a terminologia. Afinal, só teremos alterações pontuais no mapa judiciário, explicou ontem a nova ministra.

Os nossos Especiais

Pós-Portas. 7 incógnitas para o futuro do CDS. O CDS reúne hoje o primeiro conselho nacional depois do anúncio da saída de Portas, ainda sem conhecer candidatos à sucessão. Mas com vários caminhos a escolher. Eis sete desafios incontornáveis, escritos por mim depois de várias conversas com dirigentes do partido.

A nova galáxia de David Bowie é 4 estrelas. É pelo menos o que nos diz o Alexandre Homem Cristo, um fã do homem que volta hoje aos álbuns, embora não aos palcos. A crítica do Alexandre está aqui (mas eu não desvendo nem um bocadinho para não estragar a novidade do dia).

Operação Fénix. As ligações perigosas do futebol com uma empresa de segurança privada. Pinto da Costa e o seu braço-direito Antero Henrique não foram os únicos. Godinho Lopes, Hulk, Frechaut e empresários com dívidas de transferências também usaram seguranças privados ilegais. O Luís Rosa descreve a teia.

Edward Frenkel. “A vida não é um algoritmo”. Nem as fórmulas matemáticas mais complexas poderiam prever que o judeu russo seria professor na Universidade de Harvard aos 21 anos. Um pequeno exemplo do poder do amor… pela matemática, para ler durante o fim de semana (ou agora, se tiver um bocadinho).
Notícias surpreendentes

Hoje fomos ao baú dos pequenos truques para fazer o nosso dia melhor. Foi aí que a Sílvia Silva tirou estes snacks saudáveis a ter na secretáriaSão ideias para alguns lanches que deve ter no trabalho, para não cair na tentação de petiscar bolachas nos intervalos das refeições.

Do mesmo sítio saiu este texto para o ajudar a encontrar uma resposta para esta dúvida: Organizado ou caótico? Sim, estas imagens dizem-lhe que tipo de pessoa é.

Para o ajudar a entrar no ano em boa forma, o Tiago Pais optou por deixar-lhe este desafio: Vai uma corridinha? Ou dez?Marque estas provas no calendário e faça-se à estrada. Vai ver que lhe sabe bem.

Porque a saudade não engorda, aqui estão 10 coisas que íamos comprar a Badajoz. No rescaldo do Dia de Reis, em que "nuestros hermanos" abrem os seus "regalos", o Tiago Tavares lembra alguns produtos que comprávamos em Espanha nos anos 70 e 80.

Dito isto, resta-me deixar-lhe as nossas sugestões para um fim de semana em cheio, que incluem Uma retrospetiva das obras de Helena Almeida, Dead Combo para crianças, música clássica, teatro e cinema. Tudo isto e mais, para que não fique (só) em casa.

Tenha um dia feliz, também um fim de semana divertido - e retemperador. Sempre que quiser manter-se informado, ou procurar uma boa leitura, aqui estaremos à sua disposição.

Dito isto, até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue