quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

OBSERVADOR - 31 DE DEZEMBRO DE 2015


Hora de Fecho: Confuso? Glossário para perceber o país político

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
2015-2016 
Por que razão ouvimos tanto a palavra "geringonça"? BFF é uma coisa de miúdos ou faz parte da alta política? Para ajudar a perceber o que se está a discutir preparamos um glossário com 12 expressões.
ATENTADOS DE PARIS 
Foi detido um belga e mais seis foram levados para audição em tribunal, após buscas em Bruxelas. O suspeito terá ligações a Salah Abdeslam. Irmã está na Síria e mete fotografias nas redes sociais.
2015-2016 
Há eleições presidenciais nos EUA, mas também eleições para a Duma na Rússia. Vai ser ainda um ano recheado de eventos desportivos com Jogos Olímpicos e Europeu de Futebol. Veja o mapa interactivo.
AVIAÇÃO 
O vento forte que se faz sentir no arquipélago dos Açores já levou ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas. 110 passageiros afetados.
FRANCISCO ASSIS 
Num balanço de 2015, o socialista Francisco Assis acusa Costa de ter sido "contraditório" na oposição e prevê um fim rápido para o governo minoritário do PS. De Passos, destaca a "força de caráter".
CDS 
Segundo o Expresso, Cristas só deverá concorrer à liderança do CDS se Nuno Melo ficar para trás. A ex-ministra já tinha afirmado ao Observador a sua disponibilidade, mas agora quer evitar "divisões".
PRESIDENCIAIS 2016 
Debates entre candidatos presidenciais arrancam no primeiro dia do ano. Haverá dezenas de frente a frente e um último debate a 10. Eis os pontos fortes e fracos dos principais. Que comece a corrida.
2015-2016 
Mudanças nos impostos e nos salários, mas também nas prestações sociais e nas pensões. Saiba tudo o que vai mudar nos rendimentos a partir do dia 1 de janeiro.
2015-2016 
O mundo já começou a celebrar o Ano Novo. Neozelandeses e australianos foram os pioneiros a despedir-se dos últimos minutos de 31 de dezembro de 2015 e a receberem os primeiros segundos de 2016.
2015-2016 
Nem toda a gente se limita a brindar com champanhe, comer passas, pedir desejos e olhar para o fogo de artifício. Isso, tendo em conta o que se passa em certos locais do mundo, é coisa para meninos. 
Opinião

José Manuel Fernandes
A factura é muito pesada e os contribuintes estão cansados de pagar buracos na banca. Mas estes não resultam apenas de vigarices, são também fruto de políticas erradas para um país que não era viável.

Maria João Avillez
Marcelo enredou-se numa soma de considerandos tão demagógicos que se fica de boca aberta. Há mais cómodo, mais fácil, mais popular, do que evocar os “cortes na Saúde” num país como o nosso?

Paulo Tunhas
Nesta altura do ano, em que se costumam fazer vários votos para nós e para os outros, apeteceu-me a mim desejar um bom ano humano aos portugueses, sem discriminação de raça, religião, sexo ou partido.

Luís Aguiar-Conraria
É verdade: os sexos não têm de ser iguais. Mas para sabermos quais as verdadeiras diferenças, temos de os deixar ser iguais. Como se mostra em estudos que comparam sociedades patriarcais e matriarcais

Maria João Marques
Agora que está resolvida – oh alívio – a questão do piropo (livre, agradeçamos aos elfos) e do assédio sexual verbal de rua (criminalizado), podemos atender a assuntos mais gravosos para as mulheres.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue