Boa tarde,
Na edição desta sexta-feira do Expresso Diário divulgamos as escolhas da redação como figuras e acontecimentos nacionais e internacionais de 2015. Mas também falamos de Rui Chafes, o Prémio Pessoa 2015. E ainda dos rankings das escolas que vão ser conhecidos amanhã. E do sorteio para o Euro 2016, que também é este sábado. Na política antecipamos aentrevista de Marcelo Rebelo de Sousa que será publicada na íntegra na edição semanal do jornal, amanhã. E ainda revelamos os dados da sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC deste mês de novembro, em que o PS sobe na intenção de voto e Catarina Martins dá um salto na popularidade.
1. Sondagem. PS sobe e empata com PSD. Catarina dá salto de popularidade
Dois meses depois das eleições legislativas, os socialistas ganham terreno. PSD e PS registam agora praticamente o mesmo valor. Mas a direita junta ainda garante uma distância confortável. Na popularidade, a líder do BE é quem mais sobe este mês.
2. Entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa. “Quando cheguei ao PSD reatei relações com o PCP”
Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu esta semana o apoio formal de PSD e CDS na corrida a Belém. Ao mesmo tempo, continua a liderar confortavelmente as sondagens sobre presidenciais. Aqui fica parte da entrevista feita esta semana, na Faculdade de Direito de Lisboa, e que pode ler na íntegra na edição semanal do Expresso, já amanhã.
3. Prémio Pessoa. Rui Chafes, o homem que sopra o ferro
O escultor, nascido em 1966, foi hoje agraciado com o Prémio Pessoa. Com um currículo extenso e consistente, trabalha desde o final da década de 80 na criação de uma obra assente na reflexão obrigatória sobre as noções de tempo e de espaço. Abstrações filosóficas que lhe conferem o estatuto da arte que não conhece a perenidade.
4. Educação. O que dizem os rankings?
Amanhã será divulgado mais um ranking das escolas. Há 15 anos que são publicadas as médias de cada estabelecimento de ensino nos exames nacionais. Mas afinal que conclusões é possível tirar destas listas? O privado é mesmo melhor do que o público ou nem sequer faz sentido comparar os dois? E que impacto têm estas notícias no ensino? As opiniões dividem-se.
(A partir das 00.00 deste sábado pode consultar os rankings completos no site do Expresso)
5. EURO 2016. Que a sorte esteja convosco
Amanhã, às 17h, são sorteados os grupos do Euro 2016 que será disputado em França. Portugal evita as seleções mais fortes, mas...
No que a seleção portuguesa podia controlar, foi limpinho, limpinho: sete vitórias em oito jogos garantiram a qualificação em 1º lugar do grupo I para o Euro-2016. É aqui que está o copo meio cheio: evitar algumas das melhores seleções: França, Espanha (detentora do título europeu), Alemanha (campeã mundial), Inglaterra e Bélgica.
O problema é que (o copo meio vazio, portanto) entre as restantes 18 seleções que irão compor os seis grupos, juntamente com os cabeças de série (será a primeira vez que um Europeu será disputado com 24 seleções), há outros nomes igualmente fortes: no pote 2 estarão Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia; no pote 3 estarão República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria; e no pote 4 estarão Turquia, República da Irlanda, Islândia, Gales, Albânia e Irlanda do Norte.Escolhas de 2015
6. A redacção do Expresso elegeu Cristiano Ronaldo como figura nacional do ano 2015, e os acordos à esquerda como acontecimento nacional do ano. A figura internacional do ano foi, simbolicamente, “o refugiado”, e o acontecimento internacional do ano os atentados terroristas em Paris.
Na opinião, esta edição conta com Nicolau Santos, Daniel Oliveira, José Gomes Ferreira, Henrique Raposo e Henrique Monteiro.
Temos também as crónicas de Miguel Cadete e Nélson Marques. Além da sugestões de cultura para o fim-de-semana e do log out.
Bom fim de semana
|
Sem comentários:
Enviar um comentário