quarta-feira, 25 de novembro de 2015

OBSERVADOR - 25 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

Mais detalhes sobre os atentados em Paris: um novo suspeito, pormenores sobre o terrorista em fuga e a confirmação de que o cabecilha dos atentados de Paris esteve nos locais dos ataques. Estas foram as novidades dadas esta terça-feira pelo Procurador francês responsável pela investigação, François Molins, na conferência de imprensa onde deu a conhecer os mais recentes avanços da investigação. Os detalhes estão aqui
Sobre o ISIS, vale a pena ler também este texto:  conta quem são os inimigos, quantos mortos já fizeram, que ligação têm com outros grupos terroristas e como se organiza no Ocidente o Estado Islâmico. Eis os dados de dois relatórios antiterrorismo.

Entretanto, na Tunísia, um ataque suicida matou pelo menos 13 pessoas, levando o país a decretar estado de emergência. O alvo foi um autocarro que transportava guardas presidenciais.

Voltou ainda a tensão entre Rússia e Ucrânia. A Gazprom anunciou que cortou o fornecimento de gás ao país vizinho, alegando falta de pagamento.
Noutro plano, aumentou (muito) a tensão entre Rússia e a Turquia face ao avião russo ontem abatido - depois de ter violado o espaço aéreo turco por... 17 segundos. A NATO pediu já calma a Vladimir Putin. 
As autoridades de Chicago divulgaram o vídeo do assassinato de um jovem negro por um polícia, ocorrido há mais de um ano. As imagens mostram que foram disparados 16 tiros. O veterano polícia branco foi agora acusado de homicídio - tendo sido expulso da polícia.
No futebol, o Porto complicou muito o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. A derrota em casa ontem obriga os portistas a vencer... o Chelsea de Mourinho(que ontem ganhou 4-0). 
O Impasse político
Já há Governo Costa. Guião em 10 passos para o discutir com os amigos (ou no trabalho). Foi neste textoque sintetizámos as muitas novidades do dia de ontem, porque achámos que valia a pena ter um guia interativo para escolher o que ler - e estar preparado para uma conversa informada ao café, ou ao almoço.

Vale a pena, de todo o modo, sublinhar o essencial: Cavaco Silva indigitou António Costa (vencido, mas não convencido, como aqui lhe explicamos). Pouco depois, já a TSF dava conta dalista completa dos ministros (um a um) que Costa haveria de mandar para Belém. Resultado? O Presidente não gostou - e só dá luz verde à lista depois de uma nova conversa com o líder do PS. 

O país, entretanto, já discutia os ministrosHá 9 estreias, também 8 repetentes. Há uma surpresa luso-angolana na Justiça,um jovem na Educação (muito mais jovem do que Mário Nogueira, que ontem já lhe deu um problema) e ainda um 'naughty boy' na Defesa

Houve pelo meio reaçõesem tom de alívio mais à esquerda - e com muitos sorrisos a passear pelo Parlamento, como anotouesta belíssima reportagem da Liliana Valente e Rita Dinis nos corredores de São Bento.

Entre tudo isto, há mais um texto que lhe recomendo vivamente que leia. Chama-se Polémicas, pressões e ‘sacos de gatos’ e recupera o que os novos ministros andaram a dizer antes de serem convidados por António Costa. O valor que tem a memória digital, não é verdade?

Para memória futura, eu deixei registados 7 sinais e incógnitas que vêm com este Governo Costa. De boa vontade e sem preconceitos.

Informação relevanteCoisas da democracia: ontem foram publicadas 100 nomeações para o Governo PSD/CDS - precisamente no dia em que Costa foi chamado a formar Governo. Daqui a dias virão outros tantos.

A Câmara de Lisboa parece um espelho do ambiente geralO PSD saiu da sala e a Câmara aprovou o orçamento sem ele.

É neste clima que se comemoram os 40 anos sobre o 25 de novembro. PSD e CDS vão celebrar juntos (e sozinhos) no Parlamento. Por aqui, lembramos-lhe como o golpe é ainda visto pelo PCP. E também como, para alguns dos derrotados de há 40 anos, a data não significou o fim da revolução -ora veja o que eles dizem ainda.

Na área económica, registe que a Azul (nova dona da TAP) tem agora capital chinês; que o Banco de Portugal está com elevada exposição à dívida grega (notícia do Público); e também que hávárias empresas cotadas a antecipar dividendos (antecipando-se a decisões do novo Governo, explica o Negócios).

Na Justiça, a notícia do dia é que o juiz da Relação, Rui Rangel, decidiu anular o arresto de 30 imóveis ao ex-banqueiro Álvaro Sobrinho e devolver-lhe todos os bens, conta o Correio da Manhã. Sobrinho está acusado de burla e de branqueamento de capitais.

para os professores, convém saber que o Governo anulou a prova de avaliação ainda antes de sair de funções..

Esta manhã fique atento: o Governo vai divulgar a execução orçamental do mês passado - finalmente explicando a queda abrupta do crédito fiscal do IRS. Hoje o Económico alega que Paulo Núncio (secretário de Estado) espera ainda que exista alguma devolução no final do ano. Acredite ou não... é já daqui a pouco.
Como é daqui a pouco o último leilão de dívida deste Governo. A emissão é a 10 anos e o Negócios acredita que pague "ainda a fatura da instabilidade política". 

Os nossos EspeciaisSem os cofres cheios, os mercados não estariam calmos. A reação dos investidores à situação política em Portugal "podia estar a ser bem pior", diz a gestora da Mirabaud em Londres. Os mercados preferem um governo PS a um de gestão. "Mas não sei se acredito muito nisso", afirma a estrela portuguesa dos fundos de investimento, numa interessante entrevista ao Edgar Caetano.
Para quem tenha interesse (e possibilidades), o Edgar acrescentou ontem este texto com recomendações: 8 ações ibéricas para evitar os riscos políticos.

Natália Correia. O diário de uma provocadora. "Não percas a rosa/Ó liberdade, brancura do relâmpago" recupera textos de Natália Correia e revela alguns inéditos. O Observador mostra-lhe um excerto e oito fotos da poetisa na intimidade.

Isto é a TV em movimento. O Nuno Costa Santos olhou para vários programas de hoje e de há 30 e 40 anos e deixa uma pergunta: do "1,2,3" ao "Preço Certo" ou de "Brideshead Revisited" a "Dowton Abbey" será que as coisas mudaram assim tanto?
Notícias surpreendentes
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue