segunda-feira, 16 de novembro de 2015

OBSERVADOR - 16 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ATENTADOS DE PARIS 
Ação policial em Bruxelas terminou sem detidos. Cavaco e Passos querem resposta urgente. Cabecilha dos atentados identificado. Manuel Valls avisa para o risco de novos ataques.
ATENTADOS DE PARIS 
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse, em Bruxelas, que, embora Portugal até agora tenha sido "poupado" a ataques terroristas, "não existem garantias absolutas" de que não seja alvo, justificando-se assim "medidas cuidadosas de segurança".
ESTADO ISLÂMICO 
Atentados em Paris reacendem debate sobre envolvimento de Portugal numa ação militar contra Estado Islâmico. Costa admitia que sim em setembro, mas PS remete-se agora ao silêncio. PCP e BE são contra.
ATENTADOS DE PARIS 
A noite de dia 13 foi uma noite de terror mas também houve momentos de solidariedade que ninguém vai esquecer. Aqui ficam seis histórias.
ATENTADOS DE PARIS 
Como devemos lidar com os refugiados? A extrema-direita vai ganhar? Já não vivemos seguros na Europa? O combate ao ISIS passa por uma intervenção militar? Os atentados trouxeram de volta 4 debates.
ATENTADOS DE PARIS 
Quem são os terroristas, como foram planeados os ataques, como França reagiu e as perguntas que carecem de respostas. Na sexta-feira, 129 pessoas morreram e mais de 350 ficaram feridas em Paris.
ATENTADOS DE PARIS 
Depois dos atentados de Paris, agora as atenções estão sobre a NATO, cujos membros podem invocar o 5º artigo do Tratado Atlântico Norte para justificar o uso da força militar contra o Estado Islâmico.
ATENTADOS DE PARIS 
Estado Islâmico, ISIS, ISI, ISIL, Daesh. São muitos os nomes ou siglas utilizadas para se referir ao autoproclamado Estado Islâmico. Mas de onde vêm todos eles e o que significam?
ATENTADOS DE PARIS 
São 17 horas planeadas ao minuto. Entre preparações físicas, orações e aulas sobre o Islão, os militantes do Estado Islâmico treinam entre as 4h45 e as 22 horas, segundo o El Confidencial.
ATENTADOS DE PARIS 
Abdelhamid Abaaoud é suspeito de ter liderado os atentados de Paris da última sexta-feira desde a Síria. A revista de propaganda do EI publicou uma entrevista com ele que é agora recuperada.
ATENTADOS DE PARIS 
O Presidente da República português defendeu hoje uma "resposta rápida" ao terrorismo, considerando que a Europa "não pode continuar de braços caídos" depois de crimes tão "hediondos". 
Opinião

Rui Ramos
Seria crítico que, perante o terrorismo, encontrássemos um governo dependente de quem não é capaz de condenar um atentado sem elaborações duvidosas.

José Manuel Fernandes
Não tenho certezas, tenho dúvidas. E estou assustado por perceber que a guerra já começou e não discutimos as questões centrais e incómodas. Deixo aqui cinco delas. Para desafiar toda a cobardia moral

Helena Matos
Combater o terrorismo pressupõe o tempo longo dos pactos e a resiliência que nasce das convicções. Ora nós vivemos o esboroamento do centro e trocámos as convicções pelas indignações.

Gabriel Mithá Ribeiro
O pensamento das esquerdas transformou-se, no último século, em solidamente anti-ocidental e chegou o tempo das diversas utopias fazerem desaguar as suas violências (também) nas sociedades ocidentais.

Lucy Pepper
Hoje, quando acontece uma atrocidade, as reações tornam-se parte do evento. E as redes sociais são utilizadas por nós todos para fazermos a nossa parte do trabalho dos terroristas. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue