segunda-feira, 2 de novembro de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 2 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
342
02 NOV 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Bloco e Partido comunista divergem sobre estado do acordo com o PS. E descongelamento de pensões vale "aumento" de 5%
Boa tarde,

Afinal em que ficamos? A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou que, pelo menos em relação às pensões, já há acordo à esquerda. O líder do Partido Comunista,Jerónimo de Sousa, é mais cauteloso, e diz que nem por isso… Estará só a ser precavido, por causa dos equilíbrios internos do PC, onde há vozes que mostram muitas reservas em relação ao acordo? A Cristina Figueiredo faz o ponto da situação e explica as declarações aparentemente desencontradas dos dois líderes.

Outro tema em destaque no Diário de hoje tem a ver precisamente com o acordo que Catarina Martins diz que já foi alcançado a propósito das reformas. O João Silvestre fez contas e chega à conclusão que o descongelamento das pensões vale um ‘aumento’ de 5%, mas não chega para voltar a 2010. Ou seja, estanca a perda de poder de compra mas ficam a faltar ainda cerca de 8% para recuperar o valor perdido nos últimos anos. E, mesmo assim, pode custar várias centenas de milhões de euros.

Além do balanço desportivo do fim de semana, sob o título “A redonda, a redondinha, a oval, as quatro rodas e as duas pernas” (para saber tudo o que aborda o melhor é ler), do Pedro Candeias, abordamos também o caso da confusão provocada pelos Super Dragões num avião turco. A Isabel Paulo conta como a claque portista desvaloriza os desacatos a bordo e o desvio de rota do aparelho, que teve de aterrar em Roma, e relembra que não é o primeiro caso do género.

Um quinto tema em destaque na edição de hoje é o da Web Summit, a cimeira onde cerca de 30 mil “geeks, nerds, designers, programadores, empreendedores, investidores, arrivistas e curiosos” – para utilizar a expressão do meu camarada Hugo Séneca, da Exame Informática – discutemnegócios, tendências, startups, “incubadoras” e tudo-e-mais-alguma-coisa sobre o futuro da net e do digital. O Hugo está em Dublin, para assistir à cimeira, que começa amanhã, e conta o que se passa numa iniciativa destas – que no próximo ano (e nos seguintes) será em Lisboa.

Na opinião temos hoje o Nicolau Santos, que diz que “A Guidinha anda muito preocupada com isto tudo”, o Daniel Oliveira, que quer “Que o PCP não contrarie a sua história”; o Henrique Raposo, que não é grande adepto de râguebi mas pergunta “Porque é que gostamos da Haka?”; e o Henrique Monteiro, que fala de “Fé, Esperança e Caridade – o que a esquerda nos pede”.

Boas leituras e um bom resto de dia

publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
PENSÕES
Descongelamento de pensões vale ‘aumento’ de 5%, mas não chega para voltar a 2010
PROPOSTAS DA ESQUERDA A atualização não chega para recuperar o valor perdido nos últimos anos. Ficam a faltar ainda cerca de 8% e, mesmo assim, pode custar várias centenas de milhões de euros
Bloco e Partido Comunista divergem sobre estado do acordo
(DES)ACORDO DE GOVERNO Catarina Martins anunciou que, pelo menos em relação às pensões, já há acordo. Jerónimo de Sousa, cauteloso, diz que nem por isso
A redonda, a redondinha, a oval, as quatro rodas e as duas pernas
A redonda, a redondinha, a oval, as quatro rodas e as duas pernas
Nicolau Santos
A Guidinha anda muito preocupada com isto tudo
 
Daniel Oliveira
Que o PCP não contrarie a sua história
 
Henrique Raposo
Porque é que gostamos da Haka?
 
Henrique Monteiro
Fé, Esperança e Caridade – o que a esquerda nos pede
 
FUTEBOL
Super Dragões desvalorizam desacatos e desvio de rota
WEB SUMMIT
A próxima grande ideia passa por aqui. E em 2016 será em Lisboa
INUNDAÇÕES NO ALGARVE
A culpa não é só da chuva, que foi menos do que em 1989
DESASTRE AÉREO
Companhia russa afasta hipótese de problemas técnicos
INTERNET
A fraude das “recomendações” online
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue