quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OBVIOUS MAGAZINE - 8 DE OUTUBRO DE 2015


Atenção: para alterar a periodicidade com que recebe a newsletter (semanal ou diária), poderá faze-lo editando o seu perfil

11 mulheres essenciais para o cinema brasileiro

por Fernanda Mendonça em 08/10/15  

Diretoras, roteiristas, atrizes, produtoras: uma seleção de 11 mulheres que engrandecem o cinema nacional com seu trabalho e dedicação

Ler o artigo completo

o sol visto de bem perto

por João Pedro Lobato em 08/10/15  

Cinco sondas perscrutam de forma detectivesca o nosso Sol, procurando descortinar os seus complexos segredos. Manchas solares que surgem de forma intensa a cada onze anos, campos magnéticos irrequietos, explosões gigantescas de energia e um vento solar cheio de partículas electricamente carregadas. Eis como todos eles conspiram para fazer do Sistema Solar o lugar que tão bem conhecemos.

Ler o artigo completo

biografias no cinema: a vida no grande ecrã

por diana ribeiro em 08/10/15  

Truman Capote, Edith Piaf e Frida Kahlo são apenas três nomes de personalidades marcantes que passaram recentemente pelas salas de cinema. A última década está recheada de grandes biografias e grandes interpretações, permitindo-nos conhecer mais de perto detalhes e segredos da vida destas figuras.

Ler o artigo completo

edward hopper: o pintor da solidão

por diana ribeiro em 08/10/15  

A obra de Edward Hopper é sublime na sua visão realista do que se esconde no interior do quotidiano de muitos: solidão e melancolia. As suas paisagens e protagonistas são não só representativos de um estilo de vida americano em inícios do século XX, como reflectem o cenário actual de um mundo contemporâneo em crise.

Ler o artigo completo

tem uma vida querendo sair de você

por Fausto Muniz em 08/10/15  

O Milagre de Anne Sullivan é um clássico de 1962 que aborda a história da jovem Hellen Keller: cega, surda e muda, a menina é tratada como um animal pela própria família. O filme narra o trabalho educacional desenvolvido por Anne junto a essa vida amordaçada pelas desventuras do próprio corpo e pela ignorância e cegueira de uma sociedade incapaz de ir além das impressões.

Ler o artigo completo

a sedução do caos, por fabio stachi

por marisa antunes em 08/10/15  

“Reflecte em macro o que sente: corpos, risos, choros, dores, luzes, sombras, texturas e matérias, fazendo de todos uma só composição e revelando toda diversidade que encontra em imagens. Nascido em São Paulo, formado em design, por presságio escolheu a fotografia como afecto e enamora a arte desde 2001." É assim que Fabio Stachi se apresenta, mas melhor é ver as suas fotos.

Ler o artigo completo

clube da luta e a vitória por meio da dor

por Sílvia Marques em 08/10/15  

Uma das mais belas passagens de Clube da luta é quando a personagem interpretada por Helena Bonham Carter se compara ao vestido que usa, ao dizer que aquela roupa que foi amada intensamente por alguém durante um dia, foi comprada por ela por apenas um dólar. O que realmente desejamos comprar na sociedade de consumo?

Ler o artigo completo

let it be: o filme, o fim

por Ederval Fernandes em 08/10/15  

Uma vez eu falei a um amigo: Let it Be, o filme, possui a pior história de terror de todo o cinema. A hipérbole se justifica. Em aproximadamente uma hora e vinte de fita, o que vemos é o maior grupo de todos os tempos se esfacelar, perder pouco a pouco o brilho e a alegria de criarem juntos.

Ler o artigo completo

straight line designs: a loja dos móveis excêntricos

por Jéssica Parizotto em 08/10/15  

Se você gosta de móveis excêntricos, irônicos ou simplesmente bem-humorados essa é a sua loja. A Straight Line Design brinca com o lúdico e o divertido nas suas linhas de móveis, que muitas vezes parecem ter saído de animações da Disney ou de outros filmes de ficção.

Ler o artigo completo

o clube dos pecadores

por Pedro Lacerda em 08/10/15  

"Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio"
Groucho Marx

Ler o artigo completo

guerrilla girls: gorilas justiceiras no mundo da arte

por Marisa em 08/10/15  

Esqueçam o Batman ou o Homem-Aranha e as lutas simplistas entre o bem e o mal. No combate pela verdade e justiça, as Guerrilla Girls têm dado voz à discriminação das mulheres no mundo da arte. Atrás de máscaras de gorila e com nomes de código inspirados em mulheres de renome mundial ligadas à arte, as GG são activistas, mas também artistas.

Ler o artigo completo

paris,texas: a dor do pai ausente

por Fernanda Villas Boas em 08/10/15  

Paris, Texas dirigido por Wim Wenders, conta a história de Travis, um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos, Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina numa grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família.

Ler o artigo completo

as máscaras de couro de tom banwell

por alexandre romero em 08/10/15  

A máscara é, seguramente, um dos mais simbólicos elementos da linguagem através dos tempos e da história. Este texto é sobre as muitas máscaras que usamos. É sobre o reflexo da realidade no espelho da fantasia... Sobre o que queremos mostrar e o que queremos esconder. A identidade é Steampunk, e Tom Banwell é o homem por detrás desta máscara.

Ler o artigo completo

(des) conexão

por Thaís Messora em 08/10/15  

Na era do on-line, on time e full time, será que conseguimos alguma verdadeira conexão?

Ler o artigo completo

ondas de elegância

por Celso Bressan em 08/10/15  

As fotos estão sem palavras porque elas se apresentam por si próprias e mostram as linhas elegantes do Museu Canadense da História, projetado pelo arquiteto local Douglas Cardinal, localizado na província de Quebec no Canadá.

Ler o artigo completo

à indiana

por Vinícius Fernandes da Silva em 08/10/15  

Como definir um país? Uma cultura? Sim, tive a possibilidade de conhecer a Índia, de caminhar entre Leste e Oeste desta terra de hábitos e vivências tão diferentes dos nossos. E o que ficou? As sensações e sentimentos que vocês poderão conhecer neste texto.

Ler o artigo completo
 
=============
 
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue