sexta-feira, 2 de outubro de 2015

OBSERVADOR - 2 DE OUTUBRO DE 2015


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
legislativas 2015
PàF, empate ou PS, em quem aposta para ganhar a noite eleitoral de 4 de outubro? Fizemos um boletim e juntámos as apostas de 23 pessoas de diferentes áreas. Só há uma tripla. E é ao contrário.
campanha dia a dia
Passos Coelho ainda acredita na maioria absoluta e nem quer pensar em cenários pós-eleitorais. No último dia de campanha, há arruadas, manifestações e discursos embaraçosos para os lados do PS.
legislativas 2015
Desta vez, houve acontecimentos inesperados e outros embaraçantes. Um ausente, ausente e outro ausente presente. Os discursos foram incontroláveis e Costa ficou sem voz.
fact check
Vital Moreira lançou o debate: se o PS tiver mais deputados que o PSD (mas não mais que a PàF), o PR deve chamar Passos ou Costa para formar Governo? Vale a coligação ou os mandatos? Quem tem razão?
legislativas 2015
Sem maioria absoluta à vista, como seriam os governos de Passos e Costa e os de coligação? Assis a MNE? Jerónimo ministro? Carvalho da Silva no Trabalho? Fernando Rosas na Educação?
síria
A coligação liderada pelos Estados Unidos pede à Rússia que se foque no ataque ao Estado Islâmico e que deixe de bombardear a oposição. Os russos acusam o Ocidente de estar "a fingir" há um ano.
brasil
A Presidente brasileira anunciou a extinção dos 39 ministérios do país e de 30 secretarias nacionais, dentro de um plano de reforma política para ajudar a conter os gastos do Governo e combater a crise.
legislativas 2015
A DBRS assinala que uma vitória do PS nas eleições do próximo domingo pode traduzir-se “num ritmo mais lento de ajustamento orçamental”.
orçamento
A unidade independente que trabalha junto do Parlamento lembra que o Orçamento para este ano prevê uma almofada de 945 milhões de euros para imprevistos.
salários
O Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem veio dizer que o acordo de reposicionamento salarial só se aplicava aos sindicalizados. O Ministério da Saúde garante que é para todos.
biodiversidade
A União Europeia comprometeu-se a parar a perda de biodiversidade até 2020, mas o relatório de 2015 mostra que estamos aquém dos objetivos traçados. Os cidadãos estão preocupados com as consequências.
Opinião

Rui Ramos
Ontem, na RTP, Costa sentiu necessidade de esclarecer que não quer lançar o país no “caos”. Mas o facto de ter de dar essas explicações diz tudo sobre a estratégia de ruptura que seguiu.

João Marques de Almeida
A partir do dia 5, o centro da política desloca-se para Belém. Sem uma maioria absoluta, o Presidente torna-se na personagem central da política nacional. E é irrelevante que esteja em fim de mandato.

Paulo Ferreira
Nunca imaginei que em tão pouco tempo, tanta gente tivesse aprendido tanta coisa. A lição foi demasiado cara mas, aparentemente, parece estar a ser assimilada: não se distribui dinheiro que não temos.

Miguel Tamen
Quem actualmente sou é como a última ideia que tive: sempre melhor que a penúltima. Parece pois prudente não deixar aos interessados a determinação de quem realmente são.

P. Miguel Almeida, sj
Discordâncias e tensões não levam necessariamente à guerra, mas antes revelam entrega, vida, convicção e verdade. E quando o diferente é escutado com humildade, gera-se o verdadeiro diálogo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
 
)))))))))))
 
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue