quarta-feira, 16 de setembro de 2015

OBVIOUS MAGAZINE - 16 DE SETEMBRO DE 2015



Atenção: para alterar a periodicidade com que recebe a newsletter (semanal ou diária), poderá faze-lo editando o seu perfil

a alquimia

por Anna Anjos em 16/09/15  

Mistura de três correntes filosóficas (grega, misticismo oriental e tecnologia egípcia), o estudo milenar da alquimia buscou o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal. Os tratados obtiveram grande êxito na metalurgia, na produção de papiros, aparelhagem de laboratório e contribuíram com descobertas como o arsênico e o ácido clorídrico ― além da invenção do famoso "banho-maria".

Ler o artigo completo

honoré daumier: um homem rindo do seu tempo

por Margarete MS em 16/09/15  

Pintor e escultor, Honoré Daumier ficou sobretudo conhecido por suas caricaturas. Nasceu na França em 1808 e começou a estudar arte aos 16 anos. Ajudava os pais trabalhando como entregador e nas horas vagas criava seus esboços.

Ler o artigo completo

fotografias de plantas de karl blossfeldt

por rejane borges em 16/09/15  

“Todas as formas de arte são inspiradas nas formas da natureza.” Com essa máxima, Karl Blossfeldt introduziu novas técnicas na fotografia, desempenhando um importante papel na arte do século 20.

Ler o artigo completo

de onde vem a calma

por Fabíola Simões em 16/09/15  

O fato é que preciso de calma. Preciso desta mercadoria rara que não se vende em farmácias nem está disponível em qualquer site descolado. Mais do que o precioso tempo, preciso reaprender a me acalmar.

Ler o artigo completo

hans zimmer - uma viagem onírica pela trilha sonora de inception (a origem)

por fabio machado em 16/09/15  

Conhecido por agregar sons eletrônicos e contemporâneos ao seu premiado trabalho orquestral, o compositor tornou a música um dos protagonistas de Inception, unificando elementos díspares como a guitarra de Johnny Marr e a música de Edith Piaf.

Ler o artigo completo

acalme o seu coração

por Marcel Camargo em 16/09/15  

“Torna teu coração digno dos deuses e deixa a vida incerta ser quem seja.” (Ricardo Reis)

Ler o artigo completo

destinos literários

por Priscilla santos em 16/09/15  

Paris Sim, os livros são capazes de nos fazer viajar para muitos lugares, sejam eles existentes ou não; mas como seria extrapolar a ficção e conhecer os sentidos dos lugares onde se passaram as histórias imaginadas pelos escritores? O que era há pouco tempo atrás uma aventura confinada a intelectuais, amantes radicais da literatura ou passeantes, tem se tornado um novo ramo do turismo em todo o mundo, o [...]

Ler o artigo completo

postech marine sciences campus

por Diana Caldeira Guerra em 16/09/15  

A Coreia do Sul terá em breve um dos campus universitários mais avançados de sempre, pelo menos no que ao design diz respeito. O POSTECH Pohang Institute of Science and Technology situar-se-á numa zona montanhosa da costa leste do país e terá a forma de uma onda, de forma a integrar-se no habitat circundante.

Ler o artigo completo

identity - conceito visual por jeffrey wang

por rejane borges em 16/09/15  

Para o artista chinês Jeffrey Wang é muito difícil ater-se a si mesmo quando se vive sob o ataque constante de influências de todos os tipos. É um caminho certo para a perda da identidade. No corpo de uma mulher, o artista representa o intenso processo que existe, e acontece por meio das mais diversas interferências, para moldar um indivíduo.

Ler o artigo completo

museus bizarros que não pode deixar de conhecer

por Diana Caldeira Guerra em 16/09/15  

Existe um homem na Califórnia que criou o Museu das Bananas e a sua fascinação pelo fruto é tão grande que apenas se veste de amarelo berrante. Os bonecos velhos têm um local seguro para gozar a reforma, no Museu dos Ventríloquos, em Ohio. Pode também descobrir as profundezas de Paris, no Museu dos Esgotos, ou a origem das sanitas no Museu das Casas-de-Banho, em Nova Deli. Os museus mais estranhos do mundo expõem tudo e não têm vergonha de nada.

Ler o artigo completo

arte em rolos de papel higiénico

por Diana Caldeira Guerra em 16/09/15  

O que fazer às dezenas de rolos de papel higiénico vazios que se acumulam nas casas-de-banho, sem que ninguém os coloque no papelão? E o que fazer para aproveitar o tempo que às vezes perdemos dentro dessas quatro paredes? A artista plástica Anastassia Elias dá-nos uma boa resposta para estas duas perguntas.

Ler o artigo completo

morar no fundo do poço

por Ana Macarini em 16/09/15  

É preciso cautela para não acreditar que o que é ruim é inevitável. Que o pior já passou. Que o perigo só bate nas outras portas. É preciso coragem para reconhecer que se chegou ao limite máximo do pior que poderia acontecer. É preciso honestidade para conquistar a própria confiança e perceber que o fundo do poço pode ser um lugar até confortável para quem se esqueceu que existe um mundo lá fora, esperando pelos corajosos. Pelos corajosos!

Ler o artigo completo

tecnologia desumanizadora

por Roxane Teixeira em 16/09/15  

“Homem-máquina”, de Max Barry, é apavorante. Mescla de ficção científica e thriller, o livro traz cenas intensas e descrições perturbadoras de dores físicas. Mas o que realmente aterroriza é a trama: o homem está perdendo o controle sobre a tecnologia. Viciado, dá mais valor à modernidade que à vida e está a ponto de anular a humanidade como conhecemos. Assustador, acima de tudo, porque pode virar realidade.

Ler o artigo completo

the big shave: o início de scorsese

por Fernanda Pacheco em 16/09/15  

Antes de conhecermos Martin Scorsese, ele já era dono de uma identidade visual única. Em 1967, ainda na faculdade, ele fez "The Big Shave" - um curta-metragem crítico e não recomendado para os mais sensíveis.

Ler o artigo completo

sobre o álcool, a solidão e outras drogas

por Vinicius Bertollini em 16/09/15  

O diário do recomeço de Renato Russo, o homem que se afogou no alcoolismo e renasceu ao chegar no fundo do poço.

Ler o artigo completo

profissões para mulheres e outros artigos feministas

por Ruh Dias em 16/09/15  

Passaram-se mais de cem anos desde o livro de Virgínia Woolf e este assunto ainda precisa ser debatido. Que tristeza.

Ler o artigo completo

marooned e a ilha da solidão

por Hilane Tawil em 16/09/15  

A música Marooned do Pink Floyd retrata, com seus acordes melancólicos, a solidão de quem está distante e sozinho em uma ilha isolada. Como seria aproveitar a solidão nas ilhotas em que, por vezes, somos obrigados a nos recolher?

Ler o artigo completo

museu da memória: o que é o direito?

por Thiago Castilho em 16/09/15  

Artigo acadêmico sobre a disciplina Teoria Geral do Direito Privado objetivando definir o direito da maneira mais simples e sucinta possível

Ler o artigo completo

a vida finita

por Matheus Martins em 16/09/15  

Finito(a), segundo o dicionário e de maneira bem reduzida: Que acaba, que tem fim.

Ler o artigo completo

um mulherão não precisa de mimimi's

por Simone Guerra em 16/09/15  

Ser um mulherão é ser livre, é se amar por inteira, mesmo se alguns quilos sobram. Somos um mulherão quando olhamos para o nosso corpo flácido, com estrias, com celulites, alguns pés de galinhas, e mesmo assim, está tudo muito bem, porque são marcas registradas da vida, das experiências, do tempo... Nenhuma mulher que se preza, vai permitir que "tem que ser assim ou assado", porque ela tem personalidade própria, se ama antes de qualquer restrição e não se acata a ditaduras alheias.

Ler o artigo completo

que saudade de andar no porta-malas do fusca da vovó

por Christiane Afondopulos em 16/09/15  

Será que todos preferem viver nos dias de hoje? Ou será que antigamente era mais divertido?

Ler o artigo completo

eu vi que mudei...

por Fernanda Giocondo em 16/09/15  

...E é tão bom re-harmonizar tudo outra vez.

Ler o artigo completo

as ruas e o hábito de ocupá-las

por Milu Leite em 16/09/15  

A Feira Franca de Pontevedra é um dos muitos eventos de rua realizados na Galícia e conta com a participação ativa de milhares de pessoas.

Ler o artigo completo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue