quarta-feira, 30 de setembro de 2015

OBSERVADOR - 30 DE SETEMBRO DE 2015

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

França abriu um inquérito contra Al-Assad, por crimes de guerra cometidos na Síria. O inquérito baseou-se também no testemunho de um ex-fotógrafo da polícia militar síria, que fugiu levando com ele 55 mil fotografias escabrosas de corpos torturados.

Vladimir Putin já tem autorização do Parlamento russo para realizar operações militares fora do país. O Estado Islâmico, instalado na Síria, será o alvo.

HIV: OMS recomenda que se inicie o tratamento logo após o 1º diagnóstico. O objetivo é acabar com a epidemia da Sida até 2030.

O F.C.Porto ganhou ao Chelsea - e jogou, jogou muito. Quem tem agora um problema é José Mourinho, que só venceu 4 dos 10 jogos oficiais desta época. Vamos à crónica? Aqui está ela, pela mão do Diogo Pombo.

Ah! E o primeiro prémio do Euromilhões saiu em Portugal. Já aconteceu 57 vezes. Somos gente de sorte, after all. A campanha
Uma das 15 questões eleitorais que escolhemos, para o ajudar a pensar. Há mais emprego, mas que emprego é este? Foram cinco anos de emprego, desemprego, de ocupados do IEFP, estágios, salários, contratos e setores vistos à lupa. Afinal, o que mudou desde 2011? E o que é que ainda falta mudar? Perguntas, dados e respostas da Ana Pimentel.

Agora um quiz. Antes de fazer a cruzinha, descubra o que sabe sobre as propostas dos 16 partidos que concorrem às legislativas. Ou divirta-se apenas e faça o teste (nós por aqui já nos divertimos bastante com este).

Já agora que falamos também dos pequenos, o Miguel Santos foi ouvir esta noite um debate com seis destes partidos que querem ser o "tomba-gigantes" das legislativas. O mote? Discutir “peanuts” para quê? É preciso passar da “resistência à luta”.

A campanha dos grandes foi, ontem, mais quente, devido a uma notícia sobre um palavrão: a Parvalorem, a empresa pública que ficou a tratar do que sobrou do BPN. Maria Luís Albuquerque deu ordens para esconder um défice maior? A ministra disse que não; a oposição disparou sobre ela (devido a um email onde ela discutia com a empresa as suas contas); o auditor da empresa duvidou da previsão de perdas que acabou por ser registada como Maria Luís pediu.
Face a toda esta confusão, a Ana Suspiro disparou perguntas e, com as respostas que conseguiu, fez-lhe um Explique Isso Melhor, onde estão os factos e as dúvidas que sobram deste caso da campanha (a alteração não teve impacto no défice, na altura, mas as perdas ainda não pararam).
A Helena Pereira ainda lembrou outro email da então secretária de Estado para outra empresa pública, que foi divulgado há um ano por um deputado do PS.

Outro tema que mereceu um Explique Isso Melhor (porque definitivamente não está explicado) é o Prémio de Ativação para Desempregados, prometido pela coligação. Está aqui.

E o resto da campanha? O dia de ontem fechou com 'senadores' de um lado e do outro - e com Passos a dizer que não há desforra, ou Costa a ver um "levantamento" (juro). Isto enquanto as sondagens mantêm a tendência de PS a descer e Bloco a subir.

Acompanhando os líderes, as nossas repórteres na estrada fizeram a síntese dos estados de espírito: a Rita Dinis viu um dia picante na coligação (entre pickles, chamuças e BPN); enquanto a Liliana Valente sentiu, no PS, uma campanha nervosa por perder por poucos.

Hoje, o nosso liveblog abriu com dois avisos de António Vitorino ao PS (sendo que um também se aplica ao PSD). Está aqui.

Outras histórias do dia

Ainda não entrou na campanha mas, ou muito me engano, ou entra hoje: o Ministério da Saúde fechou ontem um acordo para aumentar salários de 11 mil enfermeiros (repito, 11 mil) a cinco dias das legislativas. O acordo entra em vigor já amanhã - e com isso já foram desmarcadas seis greves.

Ainda a Saúde: o tratamento que o Estado está a pagar aos doentes com hepatite C curou já 107 doentes - e só dois não conseguiram ainda o mesmo sucesso.

Na economia, sinais contraditórios: Portugal desce dois lugares no ranking de competitividade (carga fiscal e burocracia são o maior problema, embora com um mercado de trabalho menos restritivo); a confiança dos consumidores continua a bater recorde de 14 anos; o desemprego subiu ligeiramente no mês passado.

Já a emigração, manteve em 2014 os registos altos verificados no ano anterior, diz o Observatório.

Um negócio a avançar: será que vamos ter um IKEA no lugar da antiga Feira Popular? A empresa sueca é um dos 10 interessados na compra dos terrenos em Lisboa, diz o Económico.

Uma dificuldade: o Governo está a ter dificuldade em renegociar as concessões portuárias até ao fim do mandato, tal como tinha proposto, diz o Público.

Sobre o Novo Banco, vem um relatório de Bruxelas, admitindo o cenário de perdas para o Orçamento do Estado. História contada no Económico.

Os nossos Especiais

Fraude da Volkswagen. O que se sabe e o que falta saber. Confirmando-se que há 94 mil carros manipulados a circular em Portugal, há ainda grandes incógnitas na polémica que está a afundar a marca alemã: qual é o verdadeiro alcance da fraude? Será a Volkswagen capaz de aguentar o abalo? Qual o impacto destas emissões poluentes na nossa saúde? Perguntas e respostas, num Explicador obrigatório feito pelo Edgar Caetano e Vera Novais.

As outras eleições de dia 4. O Astérix vai embora, quem quer mandar na aldeia? No próximo domingo, 5.727 portugueses são chamados às urnas para eleger duas novas juntas de freguesia, uma no Norte e outra no Centro. Há uma coisa em comum: o tesoureiro. A história deste dia D alternativo, contada pelo João Pedro Pincha.

A “estética política” de Joaquim Nabuco. "Minha Formação" é um dos quatro novos volumes da coleção "Biblioteca da Academia". O Observador deixa-lhe aqui o prefácio de João Pereira Coutinho, passando pela causa que imortalizou o autor: a abolição da escravatura no Brasil. Notícias surpreendentes
Tive uma ideia! Melhor dizendo, eles tiveram uma ideia - e nós estreamos aqui uma rubrica especial, dedicada aos que, pelo país fora, nos surpreendem com a sua iniciativa. O primeiro título é desafiante: "Cuckuu. Também acha que acordar é difícil?".

E por falar em ideias, aqui está uma ideia vinda da Suécia: Trabalhar menos para produzir mais. O horário reduzido a seis horas começou a ser implementado num lar para idosos, mas já começou a ser alargados aos hospitais (isso, hospitais). Será que isto resulta mesmo?

Na linha das ideias de sucesso (quase) garantido, aqui tem as últimas da Google (muitas); e o novo modelo X da Tesla, um dos produtores automóveis mais inovador do mundo (sem problemas de poluição extra e com umas linhas de fazer inveja).

Mas como a nossa paixão é mesmo o que se faz por cá, aqui vão mais umas pistas para abrir o apetite: o livro que nos faz viajar (e salivar) por Portugal em 50 receitas; a maneira como o vinho português chegou à mesa de Gordon Ramsey, um dos chefs mais mediáticos do mundo; e um exemplo de como (ainda) se fazem fatos à medida por cá.

Podia lá haver melhor que isto!
Assim me despeço por hoje, com otimismo e orgulho, mas pronto a contar-lhe tudo o que de mais importante se passa, cá dentro ou fora de portas. Como sempre, aqui no Observador.

Tenha um dia produtivo, sobretudo feliz.
até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
 
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue