segunda-feira, 14 de setembro de 2015

OBSERVADOR - 14 DE SETEMBRO DE 2015


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
crise dos refugiados
A fábrica de tijolos abandonada de Subotica, na Sérvia, é um dos últimos pontos da rota dos refugiados até à Hungria. Antes de partir num carro de contrabandistas, Issam reza para que tudo corra bem.
fact check
Pedro Silva Pereira e Eduardo Catroga trocam cartas, quatro anos depois, acusando-se de serem os responsáveis pela chamada da troika e pela negociação do resgate. Quem tem razão? Fact Check.
legislativas 2015
A campanha só arranca oficialmente para a semana, mas os partidos já se desdobram em iniciativas. O Observador vai acompanhar tudo aqui, ao minuto.
fosun
O fundador da Fosun, Guo Guangchang, defende que a prioridade agora é consolidar o que já foi comprado. Estratégia do grupo chinês arrefece interesse pelo Novo Banco,
novo banco
Diário Económico avança que o grupo, que também é um dos maiores acionistas do BPI, já terá sinalizado ao Banco de Portugal o seu interesse em olhar para o dossiê caso a venda seja suspensa.
austrália
O ex-ministro das Comunicações Malcolm Turnbull desafiou a liderança de Tony Abbott e venceu. Será o sexto primeiro-ministro em apenas oito anos.
economia
Economistas consultados pela Bloomberg reviram em baixa ligeira, menos 0,1 pontos percentuais, o crescimento da economia portuguesa para 2015 e 2016. Portugal não deve cumprir meta do défice este ano.
legislativas 2015
Lello diz que "Prós e Contras" sobre interferências entre política e justiça vai ser "duas horas de ataque ao PS, grátis, na televisão pública". Galamba pede "demissão" de Paulo Dentinho.
crise dos refugiados
Ministros da Administração Interna e da Justiça da Europa reúnem para decidir distribuição de mais de 120 mil refugiados. Cinco países já fecharam fronteiras.
crise dos refugiados
Abdullah Kurdi estava ao leme quando aconteceu o naufrágio, dizem outros ocupantes do barco que naufragou. E até o acusam de ter planeado a viagem com os contrabandistas.
crise dos refugiados
Tempelhof, o antigo aeroporto de Berlim que numa das maiores crises da Guerra Fria salvou a zona ocidental da cidade, vai agora acolher os recém-chegados refugiados à Alemanha.
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Para além dos tons de voz, das posturas e dos soundbytes, os debates esclareceram no que importa: não há nada mais inútil do que discutir soluções com quem não entende os problemas.

José Milhazes
Pelos vistos, o actual Vladimir tenciona, além de tentar mostrar que a Crimeia é o berço da Rússia e que a sua anexação em 2014 foi legítima, transformar o seu país numa “Terceira Roma”.

Lucy Pepper
O consumo e uso de artigos só porque estão na moda é uma coisa estranha hoje em dia, quando estamos sempre a auto-congratular-nos por sermos mais cínicos e sabidos do que os nossos antepassados.

Helena Matos
Os cortes na Segurança Social vão acontecer inevitavelmente. Mas se um candidato disser isto sabe que cria o caso da campanha. E estamos nisto há vinte anos, desde o Livro Branco do tempo de Guterres.

José Inácio Faria
É urgente que a Europa invista política e financeiramente nos países de origem desta população migrante, ou seja que ataque o problema na origem e não no destino.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
 
====================
 
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue