segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 31 DE AGOSTO DE 2015



348



31 Ago 2015

Ricardo Costa
POR Ricardo Costa
Diretor

 
Magistrados do MP acusam Governo de incentivar procuradores a não investigar

Pois é, ainda anteontem estava Paulo Rangel a tentar trazer a justiça para a campanha eleitoral, e hoje já tem para a troca a resposta dura de juízes e procuradores que não gostaram de ver o tema na primeira linha do debate eleitoral, muito menos ligado ao caso Sócrates. Ainda por cima, na véspera da abertura de novo ano judicial. O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público lamenta que o governo esteja a incentivar a saída de procuradores dos departamentos de investigação.

O representante sindical dos profissionais que coordenam todos os processos-crime em Portugal queixa-se ao Expresso da reforma judiciária que entrou em vigor há um ano e sublinha ao Expresso Diário que um dos efeitos perversos de a reorganização dos tribunais ter sido “mal implementada” é precisamente a sangria que diz estar a assistir nos departamentos de investigação penal de norte a sul do país. “Houve uma grande machadada na investigação.”, garante.
É sobre este assunto que eu escrevo hoje no Expresso Diário. Num artigo intitulado O erro propositado de Paulo Rangel defendo que “as declarações que Paulo Rangel fez no sábado sobre a justiça são erradas. Mas não foram feitas ao acaso. Foram um erro propositado. Paulo Rangel recorreu a um truque retórico clássico: o de se dizer uma coisa sabendo que toda a gente vai entender outra”.

O eurodeputado do PSD deixou que se criasse uma suspeita sobre a domesticação da Justiça o que, além de errado, é perigoso e faz ricochete. Rangel já devia saber isso e, caso não saiba, vai perceber na próxima vez em que algo recaia sobre alguém da sua área política e a Justiça, por alguma razão, decida não pronunciar ou acusar. A pergunta, aí, será feita ao contrário. Os políticos não aprendem…

Enquanto a campanha aquece, o relógio do Banco de Portugal não para. A poucas horas de terminar o prazo para a venda aos chineses do Angbang, o Expresso Diário conta que a Apollo já está preparada para negociar o Novo Banco.

Todos os dias milhares de pessoas tentam entrar na Hungria, em busca de um futuro na Europa. Este ano já foram mais de 140 mil as que seguiram pela Rota dos Balcãs. Nem a vedação de segurança construída no sul do país trava o desespero de quem foge da guerra e da morte. O jornalista do Expresso João Santos Duarte esteve na zona de fronteira com a Sérvia e foi conhecer as histórias de Rojan, Qaiser, Ranet, Muhamad e de tantos outros que não desistem do sonho de uma nova vida.

Henrique Raposo regressa hoje de férias e escreve sobre este tema: “o público europeu está a comover-se em 2015 com a crise dos refugiados da mesma forma que se comoveu em 2011 com a Primavera Árabe; em 2011 não pensou nas consequências, em 2015 recusa pensar na ação prática, recusa sair do pedestal da comoção virtuosa para responder à grande pergunta: o que fazer com milhões de pessoas que chegam de repente às sociedades europeias?

A guerra das raças é o título escolhido por Miguel Cadete para falar da edição de ontem dos MTV VMA. O autor defende que foi a mais relevante dos últimos anos. Por causa de alguém que arrebatou muitos prémios? Errado. Devido às excelsas atuações com que fomos presenteados ao longo da noite? Longe disso. O que foi mostrado domingo, em direto e para milhões de espectadores em todo o mundo, foi uma América dividida ao meio. Kanye West ou Taylor Swift? Nicki Minaj ou Miley Cyrus? Escolha como quiser...
Boas leituras


Ler o EXPRESSO DIÁRIO


JUSTIÇA

Magistrados do MP acusam Governo de incentivar procuradores a não investigar

CRÍTICAS Sindicato dos Magistrados do Ministério Público afirma que “houve uma grande machadada na investigação criminal”


Campanha ao rubro. Debates na TV começam amanhã

LEGISLATIVAS Jerónimo de Sousa e Catarina Martins abrem a época de debates na televisão. Histórico de análises aos frente a frente em campanhas anteriores mostram que nem sempre o desempenho tem correlação com o resultado das eleições


GRÉCIA

Tsipras perde terreno nas sondagens

ELEIÇÕES Líder do Syriza parecia imbatível mas agora já tem a Nova Democracia à perna


Reportagem. Hungria, na fronteira do desespero

Reportagem. Hungria, na fronteira do desespero

Ricardo Costa

O erro propositado de Paulo Rangel
 
Henrique Raposo

O que já aprendemos com os refugiados?
 
NOVO BANCO

Americanos preparados para substituir chineses na negociação

MÚSICA

MTV. A guerra das raças
==============
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue