sexta-feira, 15 de maio de 2015

OBSERVADOR - 360º - 14 DE MAIO DE 2015

360º - De Espanha vêm bons ventos‏

360º - De Espanha vêm bons ventos

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

O antigo governador da Florida, Jeb Bush, deixou cair - sem querer - uma declaração de candidatura às presidenciais de 2016, conta a Reuters. No mesmo dia em que uma estudante pró-democrata o confrontou com uma acusação"Your brother created ISIS".

Ontem precisamente, foi dado como morto o número dois do autoproclamado Estado Islâmicoapós um ataque aéreo das forças americanas.

No Nepal, continuam a subir os registos dos que não resistiram ao segundo grande sismo em duas semanas naquele território. Sãoquase cem, contados até este momento, ainda assim muito longe dos 8 mil do sismo anterior.

Da Austrália vem uma estranha ameaça do Governo ao ator Johnny Depp: terá pouco mais de um dia para ir buscar os seus cães, sob pena de estes serem mortos. O Guardian tem já um relógio em contagem decrescente, numa onda de solidariedade... interessante.

Mais perto de nós, o Real Madrid falhou nova presença na final da Liga dos Campeões. Segue a Juventus, apesar do golo e do recorde de Cristiano Rolando.

Informação importanteEspanha tornou-se a "estrela" da recuperação económica na Europa. Os dados ontem divulgados mostram que o PIB está a crescer mais do dobro da zona euro e os economistas dizem que Portugal deve tirar lições do crescimento em Espanha. O Edgar Caetano explica-lhe porque há, afinal, bons ventos vindos do país vizinho
E nós? Como estamos? O crescimento de 1,4% no primeiro trimestre é um copo meio meio ou meio vazio? Os economistas dizem que esperavam mais, mas mantêm a expectativa de um impulso razoável da economia este ano. Têm mesmo assim uma dúvida, a que vale a pena estarmos atentos. Se quiser comparar com as estimativas lá por fora, deixo-lheesta infografia - e ainda esta notícia, que mostra como a Grécia continua mal e como a França ultrapassou a Alemanha.

A tudo isto juntam-se as últimas recomendações da Comissão Europeia para Portugal: precisamos de "mais medidas estruturais"

Vamos ao caso que marcou o dia de ontem: já saberá que há um vídeo polémico a incendiar as redes sociais, mostrando um jovem a ser repetidamente agredido por vários outros, na Figueira da Foz. O vídeo tem um ano, mas só agora foi conhecido, levando a PSP a identificar oito suspeitos, o MP a abrir investigação e vários grupos no Facebook a deixarem ameaças veladas aos agressores.
A verdade é que a realidade nas escolas é bastante menos bonita do que a que gostaríamos que fosse. Dado curioso: a última proposta de lei para a criminalização do 'bullying' chegou com o anterior Governo, caducou em março de 2011 e os partidos não voltaram a propor mexidas na lei

No mundo judicial, a outra novidade do dia é a suspeita de uma fuga de informação no processo Sócrates, nomeadamentedas escutas a conversas privadas do ex-primeiro-ministro sobre a vida interna do PS. A notícia é da Sábado, que pré-publica partes de um livro sobre o ex-primeiro-ministro e os casos em que esteve envolvido - e que inclui dados sobre o dinheiro que Sócrates pedia ao empresário Santos Silva, com uma cadência quase diária, conta esta manhã o Expresso.

Há outras duas suspeitas nas capas dos jornais: umasobre alguns polícias da margem sul do Tejo, envolvendo um esquema fraudulento de troca de passes de transporte por dinheiro; outra vinda do ex-diretor-geral do MAI, que envolveu um ex-secretário de Estado num esquema de que é acusado.

Da Administração Interna, vem uma garantia e uma desistência: a garantia é de que não haverá amnistia de multas de trânsito aquando da transição para a nova carta por pontos - notícia do Observador; a desistência é da ministra, que não vai já alterar os estatutos da polícia. Segundo conta o DN, a intervenção de ontem da ministra na AR deixou muito desconfortáveis os deputados do PSD e CDS.

Quem não desiste - de privatizar a TAP - é o primeiro-ministro, que não gostou de ouvir António Costa dizer que fará tudo para que esta operação não avance (dizendo o Económico que isso está a preocupar os investidores). Passos admite que a greve pode ter prejudicado as ofertas pela empresa
Segundo o Negócios, a dívida da empresa vai ainda ser reestruturada até à venda estar fechada, alargando os prazos de pagamento.

Entrando em pré-campanha, vale a pena estar atento àssondagens. A de hoje, publicada no Correio da Manhã e Negócios, dá um empate entre PS e coligação (PSD+CDS). É a primeira após o trabalho feito pelos economistas para o líder socialista.

Os nossos especiais

Esqueçam a TAP. A internet vai ser privatizada. Depois de uma ordem de Obama, o relógio entrou em contagem decrescente: Faltam menos de seis meses para que se tenha de encontrar uma solução para a gestão de endereços de internet - sob pena de se criar uma total anarquia. O cenário mais plausível é a sua privatização, mas há muito por esclarecer, explica o Diogo Queiroz de Andrade. Afinal, quem vai mandar na internet? 

O dia em que as arquitectas passam a ser arquitetas. O Acordo Ortográfico passou ontem a ser obrigatório, mas o Miguel Santos andou a correr as capelinhas do contra e encontrou uma posição unânime: jornais e cronistas que não o respeitam vão continuar a ignorá-lo, garantem.

Pedir a Deus para morrer no mar e não no deserto.Tareke tornou-se um ativista dos direitos dos imigrantes, alguns anos depois de ele próprio ter feito uma viagem, que demorou cinco anos, da Eritreia até à Europa. Tareke esteve esta semana em Lisboa e a Catarina Falcão não deixou fugir a oportunidade para lhe pedir que contasse a sua a história. 

Notícias surpreendentes
Quanto tempo consegue aguentar sem olhar de novo para o seu smartphone? Bem, talvez seja boa ideia ver esta animação que nos chegou da China para perceber onde quero chegar. 

A propósito de alertas, aqui está um para nos deixar a pensar: um estudo norte-americano diz que quem nasceu nas décadas de 1980 e 90 terá menos experiência sexual do que os seus paisA Ana Marques pôs-se ao telefone para saber melhor porquê.
By the way, há um outro estudo com conclusões curiosas sobre as portuguesas. Uma pista: estão em segundo lugar de um ranking perigoso

Muito perigoso é fazer como no filme que hoje estreia: "Mad Max, a estrada da fúria" chegou hoje ao cinema e estáaqui revisto pelo Eurico de Barros - mesmo a tempo da abertura de Cannes, cujas maiores expectativas deixamos aqui vincadas. E sim, há um filme português por lá, na Quinzena dos Realizadores: chama-se "As mil e uma noites" - e teve a participação de dois jornalistas aqui da casa. O trailer está já no Observador, com um desejo especial de uma estreia em grande para eles.

Tenha um dia feliz e produtivo. E vá passando por cá: estaremos atentos, bem dispostos e sempre a dar o melhor para o deixar bem informado. 

Até já!

===========

ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue